Windows 10 agora pode rodar Kali Linux com interface gráfica

Originally published at: Windows 10 agora pode rodar Kali Linux com interface gráfica – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Kali Linux aproveita capacidade recente do Windows 10 de rodar aplicações de Linux com interface gráfica

1 curtida

Vou te contar que essa notícia chegou mais rápido até do que esperava. Inicialmente achei que o Ubuntu fosse o primeira a dar as caras, mas não aconteceu. Como desenvolvedor acredito que essa iniciativa deixa o ambiente Windows mais atraente (uma vez que vc não terá que lidar com ele rs), e para usuários mais padrões, o WSL2 pode ajudar por exemplo no ferramental de serviços públicos que a algum tempo são baseados em sistemas linux. Com isso, um servidor (professor por exemplo) poderia em seu notebook pessoal com Windows, ter em um futuro próximo um linux educacional instalado para validar se o material que ele preparou com ferramentas x, y ou z será exibido como previsto. Ou mesmo o uso de algum software linux sem precisar do famigerado dual boot.

1 curtida

Instalando pra testar a performance. Volto quando tiver tudo pronto aqui, ainda não terminou. Inventei de fazer a instalação completa e vai demorar mais do que eu previa. O download dos quase 3,5GB de pacotes (quase 2200 pacotes) até que foi rápido. Negócio é instalar tudo. A máquina tá sofrendo um pouco.

E pelo que vi é o XFCE4 a interface gráfica. Já conseguiram fazer ele rodar em outras distros no WSL mas com alguns passos a mais. O que fizeram no Kali foi apenas facilitar a forma de instalar, que é apenas com um comando.

EDIT: testei rapidamente aqui. Na minha máquina ficou lento (i5-4460, 8GB RAM). Não carrega se digitar o comando diretamente, dá um erro. Se você coloca pra executar a partir do Windows Terminal como opção (opcional na documentação), ele carrega em tela cheia. Quando você sai ele não “mata” a sessão e você é obrigado a matar o processo via Gerenciador de Tarefas do Windows.

O Windows Terminal é instalado à parte do Windows 10, não é nativo. GitHub - microsoft/terminal: The new Windows Terminal and the original Windows console host, all in the same place!

2 curtidas

Até queria testar o WSL2 mas “A atualização do Windows 10 de maio de 2020 está a caminho.”

1 curtida

Bloqueou (ou bloquearam) a instalação ou não chegou mesmo?

Quando quero adiantar a instalação, uso esse cara: Baixar o Windows 10

Clica em Atualizar Agora, ele vai baixar um programinha que vai baixar a última atualização do Windows.

2 curtidas

Windows, agradeço-te por estar mais amigável com o Linux, pois apesar de serem concorrentes, jamais devem considerar entre si como inimigos!! Desejo que outras distros e o próprio SO do pinguim rode completamente no WSL 2!!

Defenderei o WSL até a morte

3 curtidas

Seria bom que o WSL permitisse usar o kernel Linux 5.8!!

Para desligar as instâncias do WSL você digita no terminal do Windows o comando wsl --shutdown

1 curtida

Não é tão simples assim. Pra tudo funcionar, o acesso é feito via VNC e não nativamente. É uma gambiarra que já existe e que o Kali Linux só empacotou pra ser mais “user friendly”. O processo do VNC entra em tela cheia (aqui pelo menos) e bloqueia atalhos do Windows como a WinKey e o Alt-Tab. A única coisa que o Windows consegue interceptar é Ctrl+Alt+Del.

1 curtida

Hm, estranho isso. A última vez que li sobre isso parece que a ideia era usar via conexão TCP do X11, não VNC. O Kali deve estar indo por um caminho diferente. De qualquer forma, clientes VNC em teoria não deveriam tomar controle total do host. Deve ter alguma forma menos drástica de voltar para o Windows. Como eu nunca usei nada com GUI no WSL, não vou poder ajudar.

Só instalei pra testes mesmo. O Linux sem interface gráfica rodando no WSL 2 já tá mais que suficiente. A interface gráfica fica Windows e o WSL eu faço testes sem precisar subir pra uma máquina virtual ou outra máquina com Linux só pra isso.

Linux sem interface gráfica no WSL/WSL 2??? Qual a sensação?

É Linux ué _ó_/

1 curtida

É, né! Mas, como seria ele não rodando interface gráfica? Equivale aqueles computadores de vídeo monocromático??

Aqui tb precisei encerrar via Gerenciador de Tarefas. E ao tentar voltar a utilizar, fica tela preta. Necessita reinstalar o Kali Linux e rodar novamente as linhas de comando para a interface gráfica, recomeçando do zero. Tentei o sugerido para desligar as instâncias do WSL e não resolveu. Me parece que precisa melhorar bastante ainda para ao menos ter um pouco mais de estabilidade.

2 curtidas

Você usa para aplicações terminal, o meu uso é desenvolvimento web :slight_smile:

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.