Wifi oscilando/caindo no Windows 10

Oi gente!

Tenho um desktop que tem um adaptador wireless. A internet está conectada em um repetidor de sinal.
Acontece que sempre que eu baixo algum arquivo mais pesado a internet simplesmente desconecta. Às vezes aparece que tá com o wifi conectado mas escrito “sem internet”, às vezes desconecta o wifi.
Pesquisei e parece que tem um bug em alguma atualização do windows que trouxe um problema de conexão. Acontece que eu já tentei tudo que encontrei na internet e nada resolve.

Dai esses dias estava baixando um jogo pela epic games e tentei limitar a taxa de download. A conexão ficou estável e não caiu, mas fui testando pra ver até quantos mb/s ela ia aguentar baixando assim, limitada, e só foi até 1mb/s. Depois disso caiu.

image
esse é o gráfico do download sem limitar a taxa. Ele não aumenta a velocidade mas começa a variar muito até ficar 0mb/s e depois desconecta. Quando a taxa de download tá limitada ela se mantém perto de 1mb/s bem estável.

alguém sabe como posso resolver isso? :frowning:

1 curtida

Não sei ao exato, mas tenho algumas recomendações: desconectar este adaptador (recolocá-lo novamente) do espaçamento PCIe ou tirar e recolocar o fio dele(talvez colocando no mesmo lugar ou em outro local) e usar solução de problemas Windows!
P.S: tente também atualizar o driver desse equipamento! Ressalto: sem certezas de resolver o imbróglio, apenas uma simples ajuda.

Deixa eu adivinhar… Adaptador USB da TP-Link, certo? Se for, enfia num USB3 e instala os drivers do site. (os TRÊS modelos DIFERENTES que eu tenho tem esse problema infernal)
Se possivel, testa as portas USB/fonte do computador.

Mas qual o modelo do roteador/repetidor e do adaptador que tu tá usando? Fica meio complicado tentar encontrar uma solução pra esses problemas sem essas informações.

Tentei usar a solução de problemas no windows e não funciona :frowning_face:
também atualizei os drivers e nada. Tá difícil :frowning_face:

1 curtida

epic games esta com problemas de download desde o dia 27, teremos que ter paciencia e aguardar (se possivel sair dessa plataforma, é melhor, nao aguento mais tantos problemas)

1 curtida

Sim, é da TP-Link. Atualizei os drivers, já tentei com ele conectado em todas as portas do PC, tentei todas as soluções que encontrei no forum da microsoft (redefini as configurações de rede, alterei o DNS, mudei as configurações de economia de energia e mexi em uns negócios que já nem lembro mais) e não adiantou.

O repetidor é um da multilaser. Tenho um mac que conecta e faz downloads normalmente tanto conectado no repetidor quanto no roteador. Também tenho um celular que tá sempre conectado pelo repetidor e a internet dele não cai, só a do computador, por isso acredito que seja algo no PC mesmo. Quando procurava alguma solução no google vi que muita gente tem o mesmo problema.

Mas, retirou e recolocou o adaptador do espaçamento PCIe??

Verifica se tu instalou os drivers da versão correta do dispositivo… a TP-Link faz zilhões de dispositivos com o mesmo nome. (Se tu tiver drive de cd e o cd que veio junto, seria bom tentar esses drivers.) (Se não me engano o Nano tem até V5… e os drivers parecem não serem compativeis entre si)

Também verifica se não há conflito de IP na rede. Pode ser coincidencia a velocidade. E se tu tiver um celular com android, instala o Wi-Fi Analyzer e checa se a banda não está lotada. Pode ser muita rede na mesma banda.

1 curtida

não pq é um adaptador usb

1 curtida

Ok. Já que é USB, tire-o e recoloque-o!

1 curtida

Matheus_Saldanha

epic games esta com problemas de download desde o dia 27, teremos que ter paciencia e aguardar (se possivel sair dessa plataforma, é melhor, nao aguento mais tantos problemas)

Os meus downloads da steam e do xbox gamepass também estão lentos :frowning: na epic games as taxas tão bem baixas. Estou baixando a 2mb/s e oscila muito. O que ajudou foi limitar a taxa de download, não sei pq. Vi que o máximo que tava atingindo mesmo oscilando era 2mb/s, então limitei na configuração pra baixar a 2mb/s e ela ficou estável

RODRIGO

Ok. Já que é USB, tire-o e recoloque-o!

Eu conectei o adaptador em todas as portas usb do pc e deu na mesma :frowning_face:
hoje comprei outro adaptador pra testar e de fato melhorou consideravelmente. Ainda tô tendo problemas com instabilidade e ela tá lenta pro plano que tenho contratado (tenho oi fibra de 100 megas e nos testes de velocidade com o adaptador novo ela fica em 10mb/s, às vezes em 20), mas pelo menos a internet não está desconectando. Ela oscila nos downloads mais pesados mas se mantém conectada. Vou pesquisar mais um pouco pra ver se consigo achar alguma solução…

1 curtida

Tenta enfiar em porta USB3.0, as azuis. Aqui fica instavel^3 quando ligo nas porta USB2.

Bom, se seu caso não for o bug da versão 2004 do w10, experimente fazer algumas alterações no roteador/repetidor.

Use o app no celular, veja qual dos seguintes canais estão menos cheios: 1, 6 ou 11. Após escolhido um, faça a alteração do canal no seu roteador/repetidor.

Depois verifique qual largura do canal que está selecionada no seu roteador/repetidor. Se estiver 20Mhz, mude pra 40Mhz. Se estiver automático, selecione uma e teste. Há vantagens e desvantagens entre as duas, pesquise um pouquinho sobre.

Confira qual a velocidade de mbps do seu roteador, repetidor e adaptador. Veja se os três são pelo menos 300mbps. WIFI “quebra” bastante sua velocidade, mesmo com uma conexão de alta velocidade, se seus dispositivos não forem pelo menos 300mbps, vai ser difícil. Digo por experiência própria.

Eu também tenho 100mb de velocidade, meu roteador é 300mbps e meu adaptador era 150. Minha velocidade de conexão caía pela metade, 50mbps. Comprei um novo adaptador, 300mbps PCIe e fiz esses mesmos ajustes no roteador. Alcanço hoje 85-95mbps no pc, via WIFI.

Por último, uma dica pra futuras postagens. Sempre seja específica, escrevendo qual o modelo do produto/aparelho, quais são as especs do seu pc, se for o caso, e etc. Sempre é bom dar o máximo de detalhes no início pra que não haja necessidade de ficarem te perguntando. Apesar que tem uns desatentos! :v rsrs

1 curtida

No próprio Win10 tem um na Microsoft Store de graça:

1 curtida

Que bug é esse? Estou tenho problemas para conectar no wi-fi do Notebook e estou usando justamente essa versão.

Dúvida: O roteador tem suporte a 2.4GHz e 5.0GHz? Você já conectou nas duas redes com ele? É roteador mesh e faz esse chaveamento automático?

Tendo os dois sinais de frequência, tento forçar a frequência de 2.4GHz nas propriedades do driver da placa de rede WiFi do notebook.

Aqui em casa decidi colocar a mesa do PC justamente no ponto médio entre roteador e repetidor e estava com as duas frequências habilitadas , resultado: ficava saltando de um pra outro.

1 curtida

Lembrei de uma coisa chata pra caramba… tu reparou se quando cai o adaptador não está bem mais quente?

A porcaria do meu TL-WN823N tem uma mania desgraçada de superaquecer quando se tem um uso mais pesado e parar de funcionar até esfriar…

1 curtida

Gente, acabei esquecendo de vir atualizar minha saga com a internet. Foi mal.
Acabei resolvendo meu problema (mas sem entender bem qual era o problema hahaha acho que era uma junção de várias coisas, mas como não entendo muito do role não vou saber explicar o que que tava acontencendo).
Resolvi assim:
Eu usava um adaptador wifi desses bem baratos. Comprei outro adaptador (ainda baratinho), a internet ficou estável mas ainda muito lenta.
Depois pedi pra Oi um aumento de velocidade da internet e pedi pra trocarem o meu modem. O que colocaram aqui é 2.4ghz e 5.0ghz, mas o adaptador só reconhecia a 2,4ghz e continuava lenta. Comprei um terceiro adaptador (:hot_face:), mas dessa vez dual band e agora tô com a conexão estável e tá batendo 200 mbps no speedtest da ookla.

Enfim, fim da minha saga. Obrigada a todos que tentaram ajudar <3

3 curtidas

Não tem o que desculpar-se! Qualquer problema, fique disposta em criar tópico para tentar ajuda e/ou solução! Bem, qual marca de adaptador Wi-Fi dual-band comprou??

1 curtida

Aparecem muitas redes wifi ai onde tu mora?
Se sim, é só mais um caso da frequência 2,4GHz estar congestionada, já tá quase impossível usar 2,4GHz pra qualquer coisa mais pesada que mandar mensagem de texto no whatsapp nas grandes cidades.

1 curtida