Wi-Fi Calling da Vivo desconta da franquia?

Pessoal, tenho o Vivo Easy aqui em Brasília e recentemente (e finalmente) a Vivo ativou o VoLTE e o Wifi Calling na minha linha.
A dinâmica do VoLTE eu entendo: trafega os dados de voz pelo 4G e tarifa normalmente do meu pacote de ligações.
E o Wifi calling, como funciona? Sempre que entro em uma rede Wifi, um ícone “voz wifi” fica ativo. Nesse caso, se eu fizer uma ligação normal ele vai utilizar essa conexão wifi para o tráfego dos dados de voz e vai descontar uma diária de ligação por voz, semelhante ao que acontece com o Volte? Ou não haveria tarifação nesse caso? Em alguns lugares que li, isso ficava sem resposta.

Vai funcionar igual o VoLTE, mas usando WiFi para trafegar em vez de 4G.

3 curtidas

cobra a diária o mesmo jeito, o problema é que de vez em quanto da fail na ligação

5 curtidas

@Andre_Noia cara me conta como conseguiu essa proeza de ativar no Easy? Abri até chamado na ouvidoria e me ligou atendente super educada dizendo que no Easy não tinha como ativar.

3 curtidas

Não tenho a menor ideia. Simplesmente apareceu. Eu também nunca fui atrás da ativação, justamente pelos relatos do pessoal aqui. Quando eu tinha TIM, gostava bastante por causa da qualidade da voz na ligação.

3 curtidas

Que loucura, vou encher o saco deles novamente pra ver se mudaram algo e agora está sendo possível.

2 curtidas

Se conseguir me avisa, moro na fazenda e a Vivo aqui é péssima, mas temos wi-fi.

3 curtidas

Vc vai ter de ir pro Pré-pago, solicitar a ativação por lá e, só então, migrar pro Easy de novo.

Se pedir direto do Easy, caso ative, coisa bem difícil de acontecer, ainda tem a possibilidade de vir o fake volte/vowifi. O ícone aparece, mas n funciona.

3 curtidas

Esse é o meu caso, os ícones VoLTE e Vivo Voz WiFi aparecem mas é só enfeite mesmo.

4 curtidas

Tá certo q meu celular é bem “marromeno”, mas eu não senti tanta diferença no VoLTE da Vivo. Acelera um pouco o período em q a ligação é completada, mas de qualidade não senti muita diferença. A voz pelo Whatsapp, por exemplo, tem muito mais qualidade e eu noto isso perfeitamente.
De qualquer forma, além do ícone, aparece o sinal de HD durante as ligações. Mas a diferença não é muita. E o sinal não é derrubado pra 3G durante as ligações.

1 curtida

Precisa que os 2 lados tenham chamada em HD pra notar a melhora, ou seja, tem de ser uma uma pessoa com VoLTE pra outra pessoa com VoLTE e tenho até medo de pensar em como as operadoras fazem essa conexão entre uma e outra, sendo capaz de só funcionar dentro da mesma operadora.

2 curtidas

Felipe, é claro que eu sei disso. Já fiz testes.
Não vejo nenhuma diferença.
Já no Whatsapp, telegram, etc, a diferença na qualidade da voz é absurda.

A mim me pareceu que o codec utilizado não gera um bitrate relevante para sentir alguma diferença.

Dando uma olhada na wikipedia eu achei isso aqui

Voice quality[edit]

To ensure compatibility, 3GPP demand at least AMR-NB codec (narrow band), but the recommended speech codec for VoLTE is Adaptive Multi-Rate Wideband (AMR-WB), also known under the trademark HD Voice after GSMA’s certification program. This codec is mandated in 3GPP networks that support 16 kHz sampling.[18]

In addition, many carriers and devices support Enhanced Voice Services (EVS). This is a superwideband (50–14,000 Hz) or fullband (20–20,000 Hz) codec backwards-compatible with AMR-WB.[19] This codec is also known under the trademark HD Voice+, after GSMA’s certification program.[20] GSMA has proposed to make EVS mandatory just like AMR-WB.[19] (Both the carrier and the two calling devices must support the codec for it to be used.)

Ou seja, é mais uma daquelas situações onde foram adicionando recursos ao padrão depois que ele já estava em uso, sem garantia nenhuma de que todos os participantes tenham ele e ele esteja ativo, provavelmente ai onde tu tá, algum dos celulares, ou a propria operadora, não suporta os codecs melhores de VoLTE.

1 curtida

Mano, se na Av Paulista, na maior cidade da América Latina não funciona, imagino em lugares remotos…
Eu tinha lido exatamente essa passagem. É só o q consigo supor, sem ouvir a opinião de outras pessoas q usem o serviço.

A paulista é conhecida por não funcionar a rede por razão da alta demanda de usuários que leva o congestionamento da rede.
Era o lugar onde o sinal esta até o talo de potencia, mas você estava sem internet.
Uns três anos para cá que começou a melhorar, acho que a época do 4,5G.

Agora na pandemia, principalmente no ano passado, internet deve esta voando, talvez um pouco pior do que a região da Faria Lima.

Pelo jeito a VIVO ativou isso em várias cidades. Moro em Cuiabá/MT e percebi o ícone diferenciado do VoLTE e VozWIFI de uns dias pra cá. E se não me engano ativaram também em Chapada dos Guimarães/MT.

Citei como exemplo, amigo, pra exemplificar q moro em São Paulo. Não leve tudo ao pé da letra. Estou um pouco mais ao sul, próximo ao Ibirapuera.
Fato é q em SP, apesar de o VoLTE estar ativo, não vejo diferenças na qualidade de voz.

Mas funciona de verdade? Aqui os ícones também aparecem mas quando recebo/faço ligações o ícone some na mesma hora e a rede cai para 3G.

Eu nunca consegui utilizar WifiCalling

Entendi. E concordo contigo sobre os lugares remotos, deve ser um sofrimento depender das operadoras somente para usar a internet, imagina VoLTE.