Wi-Fi 6E mais rápido e confiável começa a virar realidade

Originally published at: https://tecnoblog.net/399980/wi-fi-6e-mais-rapido-e-confiavel-comeca-a-virar-realidade/

Wi-Fi Alliance começa a certificar a primeira leva de produtos com suporte a Wi-Fi 6E; dispositivos chegam ao mercado em 2021

2 curtidas

Eu não comprei um Roteador Wi-fi 6 pq não tenho nenhum dispositivo compatível e pq estou esperando essa tecnologia maturar e os roteadores baratearem. Meu orçamento maximo pra roteadores é na casa dos 300 a 500 R$ dependendo dos atributos do Roteador e pagar 900 num Wi-fi 6 de qualidade ou 600 num meia-boca não está nos meus planos. Peguei um bom com a tecnologia anterior.

recomenda essa leitura explica bem melhor howtogeek pontocom /519823/wi-fi-6e-what-is-it-and-how-is-it-different-from-wi-fi-6/

Por enquanto, estou satisfeito com o padrão AC.
Como não tenho muitos devices pendurados no wi-fi (1 note, 1 PC e dois celulares), é mais que o suficiente para o meu uso.

Daqui uns anos eu penso nisso…

Enquanto isso, WiFi 5GHz continua sendo tratado como artigo de luxo pelas fabricantes em nosso mercado, assim como tela Full HD e NFC. Muitos aparelhos, mesmo os que passam dos 1000 reais, só funcionam com 2.4GHz em pleno 2021.

4 curtidas

Por mais que a tecnologia sem fio evolua, eu ainda continuo psicologicamente mais confortável com o bom e velho cabo de rede no meu PC velho de guerra, ainda que na prática seja imperceptível a diferença. Logicamente pensando sob a minha ótica de consumidor final pessoa física.

Eu tenho o Archer C5400, foi 1,3k no ML, o suprassumo de um roteador residencial comum, com todas as features que potencializam a atual tecnologia Wi-Fi 5 (ac). Vai demorar eu migrar pra essa nova Wi-Fi 6, nenhum device meu atualmente é compatível com isso, é novidade.

Se você tiver a possibilidade de comprar no Aliexpress, encontra opções muito boas. Eu não sou de fazer compras internacionais toda hora, e algumas coisas tipo celular (que se for taxado sai o preço de um aqui no BR) e fone de ouvido (possibilidade de ser falsificado) eu nem arrisco.

Mas com roteador não tive escapatória, pois um gigabit minimamente decente aqui no Brasil começa por 350 e o céu é o limite. Resultado: comprei um Xiaomi AX1800 (juro que não sou testemunha de Xiaomi) pelos mesmos 350 pra substituir um Mercusys AC12G (fuja desse roteador) da operadora fibra e a cobertura melhorou muito. Só pra ter noção: meu apt tem 70m², o roteador fica na sala, e entre o roteador e meu quarto tem as 2 paredes de outro quarto que é um gabinete. O sinal do Mercusys chegava fraquíssimo em 2,4Ghz e o 5Ghz nem sonhava em chegar. Agora, tenho o sinal 2,4Ghz com excelente cobertura e uma boa velocidade, e também tenho o 5Ghz que chega mais fraco, mas que dá pra usar numa boa, tanto que a TV tá conectada no 5Ghz e roda 4K sem reclamar.
Esse roteador é WiFi 6, mas não tenho nada compatível com o padrão. Você tem até a opção de desativar o protocolo caso algum dispositivo tenha problemas com isso, mas aqui não tive nenhum, tanto com dispositivos antigos (como um notebook CCE de 2011) quanto com dispositivos novos, e isso porque eu configurei a criptografia para WPA2/WPA3 (tirei o WPA1).

1 curtida

Mas qualquer roteador fuleiro de 150 R$ tem ele! Só se seu roteador for bem bost* pra não te-lo.

Meu Roteador velho tinha um alcance fenomenal, (quase até a pista (uns 150 metros)). Meu mais novo tem alcance menor (80 metros), mas enquanto o novo chega a 200 Mbps com aparelhos Mu-Mimo (e 60 Mbps em aparelhos de uma antena, como celulares medianos), o antigo tinha alcance entre 30 e 70 Mbps.

Meu novo Roteador(Archer C80 / 500 R$):

Meu antigo (Archer C50 / 300 R$):

Eu acho que ele está se referindo aos smartphones, não aos roteadores.

Porque é comum você encontrar smartphones sem WiFi ac, sem NFC e com umas telas bem fuleiras em termos de resolução mesmo em aparelhos considerados intermediários.

2 curtidas

Qualquer coisa abaixo de 1500 R$ já é um smartphone ruim quando o assunto é Wi-fi.

Corrigi pra você. :smiley:

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.