WhatsApp testa proteção com senha ou biometria para conversas específicas

Atualmente, dá para colocar uma proteção geral no aplicativo. Assim, você só consegue abri-lo usando uma senha ou biometria.

Esse processo tem uma falha. Só permite bloquear através da impressão digital. Não tem como alternativamente usar uma senha. Se alguma coisa der errado, meu amigo, bye bye zap. Nem senha de recuperação ele tem, pra conseguir acessar o aplicativo.

Mas aí é só você remover e instalar novamente. Essa proteção por FaceID ou Biometria é só local. Fora que bastaria você remover a nível de sistema a sua biometria e reconfigurar, que o Whatsapp pediria para você reconfigurar a proteção (Pois novamente, ela é só local e usa a API do sistema para isso).

E na verdade, todo recurso biométrico do sistema, depois de errado 3x, permite a digitação do PIN do telefone. O FaceID, depois que não reconhece, abre a digitação de PIN do telefone.

Em android é a mesma coisa, após o terceiro erro, você tem a opção do PIN. (Inclusive, é uma obrigatoriedade da API Biometric ter esse comportamento).

Em outras palavras, não tem como “bye bye zap” por causa da biometria, existem N formas de acessar caso ela dê algum problema no que estava configurado.

Então é duplamente falho. Primeiro pq, como disse, não há um método de recuperação, onde vc bastava usar uma outra instância enquanto você recupera o app local. Então se vc reinstalar o app, sem nenhuma recuperação, perde todo o conteúdo entre o último backup e a reinstalação.

Em segundo lugar, não, ele não pede o pin após algumas tentativas. Ele bloqueia o app, por 30 segundos, e se quiser entrar novamente, tem que desabilitar a digital nas configurações do aparelho. Mó trabalho pra uma coisa que deveria ser simples e padrão como já acontece com vários outros apps:

método de digital falha: sempre há a opção por senha.

Verifiquei no Android e, realmente, eles não cumprem o previsto na documentação do Android que é ter o suporte ao PIN em caso de falha. (Isso acontece no IOS, com o FaceID, por isso não havia percebido que no Android não atenderam a recomendação da documentação). Todavia, procede um dos outros caminhos que falei, basta desativar a biometria no sistema.

É uma má prática a que foi realizada na versão de Android, porém ainda não chega ao cenário que pontuou do “bye, bye, zap”.

A questão do bye bye zap não é a perca da conta. Se isso foi o que ficou parecendo, mil perdões.

Mas se alguém considera importante o conteúdo que está no app, e que, talvez, como já acontece (o backup, às vezes, passa dias sem funcionar direito e a pessoa nem sabe), reinstalando o app, é praticamente dando adeus ao zap mesmo.

Eu não testei ainda se, caso o app no celular esteja bloqueado, seja possível utilizar em outra instância normalmente e fazer backup por lá.

Foi o que eu tinha entendido, que você tinha concluído que perderia a conta.

De boas, entendi errado. Peço desculpas.

Mas como te disse acima, sim, na versão para Android, eles realmente fizeram uma má implementação (Eu não sou a favor do PIN, mas poderiam pedir a senha de 6 digitos do Whatsapp em caso de falha da biometria.)

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.