Se tem uma coisa que os desenvolvedores do WhatsApp gostam de fazer é testar novas funções no mensageiro.
Só não conseguem testar aquilo que é mais útil e interessante, como nickname, filtro de busca no chat por data/contato, deletar mensagem sem mostrar pra deuseomundo, música do Spotify no status…
Quer privacidade? não escreva não mande mensagem de voz, mandou dançou!
E pior q já tem prints dessa função a anos e anos atrás… nunca liberaram… enquanto isso o Facebook levou apenas alguns dias pra enfiar o Meta AI no WhatsApp de todo mundo.
Poder criar uma conta independente do número de telefone (ou então simplesmente ocultar o telefone). A lista é grande.
Golpistas vão amar isso!
Explico: pra ser bem superficial e não expor meu caso, tive de processar uma pessoa que me prometeu uma documentação mas não me entregou, e para abrir o processo tive de provar o envolvimento dessa pessoa, o que ocorreu principalmente com os prints do WhatsApp autenticados em cartório. Remover quaisquer formas de salvar conversas para fins judiciais é remover quaisquer formas de provar o golpe de um golpista.
No fim, se a equipe do Whatsapp está pensando em “proteger os nudes femininos” (que já estão errados em serem criados e enviados por meios informáticos, pra começo de conversa) mas acabam é protegendo os golpistas junto. E considerando que a maioria dos negócios (compras, vendas, contratos) são efetuados entre duas partes através do WhatsApp… Surreal… Quanto mais essas coisas acontecem, mais eu penso que vale a pena é tacar a dignidade pela janela e começar a ser golpista também, viu… porque tá compensando mais ser golpista hoje em dia do que ser honesto nesse mundo do contra.
Gostam mesmo de testar, mas pra lançar as funcionalidades que é bom nada. Acho que são alérgicos a lançamentos
E quem é o maluco que deixa download de mídia automático ligado hoje em dia? Se alguém te mandar algo ilegal e revistarem seu celular tu pode ser penalizado legalmente por isso.
WhatsApp sendo a porta do inferno como sempre.
Sim, imagine o quão caótico algo “prático” pode acabar se tornando. Eu não consigo entender como tem gente que mantém isso ativado, agonia de saber que vários grupos, com pessoas aparentemente sem algo melhor pra fazer, ficam enviando imagens e videos um atrás do outro, e teu celular lá baixando tudo automaticamente.
Isso é básico, é segurança. Acho muito conveniente spamar mensagens ou enviar coisas erradas (como no telegram) e depois apagar, sem ninguém sequer ver que teve algo ali. Sabendo que enviar uma mensagem e depois apagar, muita gente pensa duas vezes antes de fazer coisa errada. Pense que se você ter um print no telegram de algo que foi apagado, não existe um registro de que aquilo foi de fato apagado. No whatsapp existe esse registro e, com print, vai bater data e horário, independente de ter apagado. Se faz necessário esse recurso do modo como está.
Não tem nada a ver com segurança. Se a pessoa apagar, nem o WhatsApp vai saber o que tinha ali e não tem absolutamente nenhum meio de se saber o que era. Cai tudo no campo do circunstancial/especulação. A menos que a pessoa use um app de terceiro que registra mesmo o que foi apagado.
Você vai tentar provar alguma coisa com o print de várias mensagens dizendo: “essa mensagem foi apagada”? Boa sorte…
Deve ser muito melhor apagar uma mensagem e não deixar rastro. Gênio incompreendido quem acredita nessa balela.
Com toda certeza. De vez em quando, eu mando uma mensagem, sem querer, aí apago logo em seguida. Aí a pessoa vem me perguntar e eu tenho que me explicar: “nada não”. É chato.
No entanto, eu ainda acho o método do WhatsApp, no tocante às demais questões relacionadas ao apagar de mensagens, melhor que a solução do Telegram: Tem um limite de tempo no qual você pode apagar para todos. Passou disso, fica lá. E você não pode apagar, permanentemente, a mensagem de outrem (o que eu achei um absurdo, desde o dia que o Telegram implementou). Tipo, wth? Uma pessoa tem o poder de apagar mensagens que EU enviei?
Por isso que o telegram é uma terra sem lei. Terra de pedo(…), terra de práticas criminosas e afins.
Tem q agradar os acionistas né.
Eu deixo (e sim, eu sou bem maluco mesmo), até porque eu gosto de antever a mensagem através das notificações, assim, consigo saber se uma mensagem que recebi merece ser respondida na hora ou se é algo que posso responder depois. Se é spam ou outro conteúdo indesejado de algum número aleatório, abro a janela para denunciar e excluir o conteúdo, o que não adianta muito (como explico nos próximo trechos desse meu comentário).
Primeiro que a definição de “ilegal”, estabelecida pela sociedade e pelos poderes, é tão transparente e cristalina quanto nuvens em dia nublado. Mas suponhamos leis bem definidas, sem nenhuma margem para subjetividades por parte de agentes que julgam (juízes) e executam (polícia) essas leis.
Se o mero recebimento de conteúdo ilegal automaticamente encrimina o recebedor involuntário, ora, o mesmo vale pra texto, que não tem como “não baixar”.
Por exemplo: se recebo, de um desconhecido, aleaatoriamente e sem o menor dos meus consentimentos, alguma mensagem contendo instruções com um IPv6 que leva a uma intranet militar, junto de credenciais e códigos que acionariam mísseis intercontinentais balísticos carregados de ogivas nucleares, isso por si só é texto, que não tive a opção de “não baixar” (a menos que eu nunca conectasse o smartphone à Internet), e sobrará pra mim tentar explicar o porquê eu recebi isso, ou como acabei sendo adicionado como membro em algum grupo secreto terrorista que discute planos de ataques bélicos… Jeffrey Goldberg que o diga!
O similar vale pra uma foto “ilegal” de avatar definido por algum contato, que vai estar presente nas entranhas do filesystem do Android, já que é algo que também baixa automaticamente. A depender do app Contatos usado, este exibirá a imagem “ilegal” daquele contato durante uma revista policial, e boa sorte explicando isso. E como se não bastasse, também tem um conteúdo que “baixa automaticamente”, os anúncios “comunidades recomendadas” do Whatsapp:
E mesmo com uma exclusão ou “download automático desativado”, uma investigação ainda chegaria nos recebedores, sem contar que tais medidas preventivas também não adiantariam muito se “meu” celular for plugado naquele aparato israelense invasor de dispositivos móveis alheios, o tal do “Cellebrite”, porque esse aparato exibe, entre outras infos, os arquivos recentemente apagados e/ou indexados, o que também inclui aquele preview de baixa resolução que é inevitavelmente baixado mesmo quando o “download automático” está desativado.
Resumo da ópera: de qualquer forma, receber um conteúdo “ilegal” ou ser adicionado em um grupo “ilegal” já é, por si só, suficiente pra garantir uma dor de cabeça.
Você usa notificações E download automático das midias?
Sim, porque sem elas não consigo arrastar a barra de notificações e ver o que me mandaram sem ter que abrir a janela de conversação. Nem é tanto pela sinalização de “lido”, mas porque a mensagem na notificação permite mentalmente isolar a mensagem do restante do histórico.
Mas é como eu mencionei no meu comentário anterior: se por ventura alguém aleatório me mandar algo “ilegal” (como os códigos que ativam o lançamento das ogivas nucleares estadunidenses, ou a receita secreta da Coca-Cola), sem o meu consentimento, inevitavelmente eu estaria em maus lençóis ainda que eu desativasse o download automático.
Não acredito que vá dar problema apenas por isso, é um conjunto de fatores. Mas cara, notificação me agoniza demais a todo momento pipocando coisa de grupo. Deixo tudo arquivado sem a opção de desarquivar com novas mensagens; notificação uso tudo desativado exceto para pessoas que preciso saber quando me responderam (que se resumem em minha namorada, mãe e quiça algo de trabalho). Quando não preciso de respostas, arquivo e assim não recebo notificação. Sobre o download automático, irmão, é tanta tranqueira que enviam em grupos que eu odiaria saber que quaisquer coisas enviadas por ali estariam sendo baixadas automaticamente, Deus me livre! O armazenamento do celular chora com tanta coisa baixando automaticamente, até updates de apps desativei.