WhatsApp reage à confusão sobre Facebook e privacidade, mas agora é tarde

Originally published at: WhatsApp reage à confusão sobre Facebook e privacidade, mas agora é tarde – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Novos termos de privacidade geram polêmica para WhatsApp; Facebook tenta se explicar, mas abre caminho para Telegram e Signal

O Whatsapp vem de uma herança da época que celulares eram muito simples e as pessoas precisam de um programa leve para se comunicar. Hoje começa a ser cada vez menos necessário, já estamos a passos largos de um comunicador universal via SMS mesmo porém sem o alto preço, usando a internet mesmo. Também temos outros programas que são bons e simples e permitem fazer o mesmo. Não precisamos de ter um Facebook agregado em nossas vidas em tudo. Porém não vejo problema em si do Facebook querer integrar algo que é deles. Mas deve todo o usuário manter uma alternativa ao mesmo.

2 curtidas

Facebook tá desesperado

8 curtidas

Ainda acho que infelizmente isso não vai ser o suficiente para largarem o WhatsApp, pelo simples fato de que a maioria das pessoas não se importa com isso; quase todo mundo simplesmente apertou “aceito” pra poder tirar a mensagem chata da tela e poder compartilhar algum meme no zap.

Isso me incomoda porque eu me importo, queria poder usar outro app mas é impossível, ou me torno incomunicável ou aceito isso.

4 curtidas

É bem por aí. No EUA o SMS reina.

2 curtidas

Não vai porque é difícil você encontrar um gatilho forte o suficiente pra desencadear um efeito manada da magnitude necessária pro pessoas sair do Whatsapp.
Como falaram em outro tópico, no Brasil pelo menos está cada vez mais comum empresas e serviços passando a atender pelo Whatsapp, até repartições públicas estão usando o Whatsapp pra entendimento ao público. Praticamente todos os seus contatos estão lá.
Você precisa de um argumento muito forte pra conseguir convencer a maioria desse pessoal a se dar o trabalho de mudar de aplicativo.

5 curtidas

Ninguém vai largar o WhatsApp. Não adianta. Toda vez que aparece alguma notícia ruim do WhatsApp aparecem os relatos informando que Telegram ganhou X novos usuários, mas o pessoal instala e não usa, pois a maioria não está nem aí para essas questões de privacidade.

Usuários mais leigos hoje em dia não sabem nem enviar um email, mas sabem fazer tudo no WhatsApp.

5 curtidas

A matéria parece estar mais repetindo o PR do Facebook do que realmente checando as informações passada por eles. A própria afirmação de que eles não têm acesso à localização compartilhada é falsa, por exemplo. A política de privacidade descreve abertamente que eles coletam esse tipo de dado e se reservam o direito de compartilhar com terceiros e com a empresa-mãe.

3 curtidas

Acertô, mizerávi!

Do lado Android sim. Mas o mensageiro mais popular é o iMessage.

2 curtidas

Que nada mais é que um mensageiro de SMS, só que da Apple.

Tem a função SMS, mas ele funciona com internet quando a função iMessage esta ativada, não sendo possível adicionar um contato sem iMessage a um grupo, porque são coisas diferentes.

Ao conversar com alguém que não tem iMessage, os balões aparecem em cor diferente e não è possível visualizar os efeitos animados do mensageiro.

2 curtidas

Difícil derrubar o WhatsApp aqui. Principalmente pq empresas usam o business e os planos móveis cobrem ele ilimitado. O zap vai morrer nunca aqui

2 curtidas

Olha, o whatsapp e o facebook podem falar o que quiser, basta vc falar perto do celular um termo ou frase, exemplo computador novo, que magicamente começam aparecer anúncios de ofertas de computadores pra comprar. É assim que eles ganham dinheiro - big data/analytics e isso só é possível com a ajuda do próprio usuário. Mas claro que eles não ouviram suas conversas, nem leram, é só “coincidência” o que vc falou e as toneladas de anúncios exatamente sobre aquilo que vc falou. Bem vindos aos novo 1984, nem Orwell teve imaginação tamanha para o que estamos vivendo.

1 curtida

Tem motivo, essas coisas fazem cair o valor das ações, e eles precisam parecer bons moços pra impor sua política de censura e impor sua visão de mundo. exemplo o parler, não aceitou os termos politicamente corretos (e nada imparciais) do google e apple, foi banido, impedido de usar servidores da amazon, e os perfis dos criadores do parler foram limitados em todas as “redes sociais”. Quem ainda não entendeu, talvez ainda não seja tarde pra entender.

intriga sua, é só coincidência ficar aparecendo anúncio e oferta de coisas baseado exatamente naquilo que vc fala com seus amigos e grupos, é coincidência vc pedir uma análise/consultoria sobre um ponto de venda pra google e facebook e eles te dizerem quantas pessoas passam naquele ponto por dia/hora, qual o perfil delas, no que estão interessadas e inclusive qual o potencial econômico daquele ponto. Só coincidência, eles não estão lendo suas mensagens, não estão acompanhando o que vc compra pelo celular, não estão ouvindo vc dizer a um colega que quer comprar um lote pra abrir um comércio num determinado local, tudo mágica (apple), coincidência (google), e não temos nada com isso (facebook)

2 curtidas

Andre, recentemente desinstalei o whatsapp, Facebook e Instagram do meu celular e passei a usar somente os recursos do Google como o RCS por exemplo para falar com amigos e família. Sei que não tem encriptação e nada dessas coisa, mas passei a entender que informações sensíveis não devem ser transmitidas em nenhuma plataforma que não seja homologada para aquele fim. Busco usar meus e-mails e meu Google drive para compartilhar documentos que entendendo serem mais sigilosos e por aí vai. Temos muitos recursos da própria plataforma do nosso sistema operacional que deixamos de usar para dar tudo que temos para o fecebook…

Obs, Voltei a usar SMS e tem funcionado muito bem.

3 curtidas

Famosa idiotização digital. Eu decidi não fazer parte desse seleto grupo de idiotas.

2 curtidas

O Google tem RCS, da uma pesquisada no tema, tem bastante gente usando já, obviamente fora do Brasil, mas eu sou um dos poucos que usa com alguns amigos que tbm decidiram deixar o whats.
Funciona muito bem

2 curtidas