WhatsApp pode concentrar mercado de pagamentos, teme Banco Central

Originally published at: WhatsApp pode concentrar mercado de pagamentos, teme Banco Central – Finanças – Tecnoblog

Bacen (BC) crê que WhatsApp Pagamentos pode ser integrado aos pagamentos instantâneos do PIX, mas teme “fragmentação”

1 curtida

Realmente, o WhatsApp tem um potencial monstruoso para se tornar o único meio de pagamento móvel. E isso é preocupante.

4 curtidas

Rapaz, e pode muito, eu creio que isso pode passar por cima do PIX como um tanque se o BC não regular… Pensa no potencial, tanto para o bem quanto para o mal? Para o bem, pequenos comércios, que não aceitam cartão de credito, ou que não vão mais precisar aceitar… Lado ruim, venda de produtos roubados/ilegais, drogas… Etc… Se bem que se hoje já acontece né… Mas é um caso a se analisar muito.

3 curtidas

Mas um mercado concentrado em praticamente três bancos eles não temem kkk.

O que eles estão com medo mesmo é de perder o controle pra um app de mensagens que já é bem difundido e, praticamente, “matar” a principal ideia do PIX antes mesmo dele nascer.

Se o WhatsApp conseguir popularizar essa ferramenta própria, talvez ninguém nem se sinta interessado mais em utilizar o QR Code do PIX no futuro.

O ponto positivo é que deve pressionar os bancos a reduzir o valor das TEDs.

6 curtidas

Não sei, mas eu não consigo confiar. Acho que não irei adotar essa forma de pagamento por um tempo. Acredito que uns 3 anos é tempo suficiente para perceber se não houve ataques e brechas perigosas. E facebook não é lá muito honesto.

3 curtidas

Acho que o Bacen realmente tem com o que se preocupar, na China o WeChat e AliPay dominam o mercado. No Brasil o WhatsApp está presente em cerca de 92% dos smartphones, conforme outros bancos façam adesão ao Facebook Pay, ela pode seguramente ser a principal plataforma de pagamentos no Brasil e tornar a operação de outros serviços como de carteiras digitais e contas de pagamento, difíceis de sobreviver.

O que o Bacen pode fazer, é regular o serviço e incluir outros gateways de pagamentos por trás do Facebook Pay, não limitar apenas a Cielo.

Acho que o que preocupa não são os bancos presentes na plataforma, até porque, será mandatório todos os bancos estarem presentes em um futuro próximo, a preocupação é ter apenas a Cielo por trás transacionando.

4 curtidas

O medo é de perder o controle, só isso, já que provavelmente vai funcionar melhor que todos os meios de pagamento existentes hoje. Deve ter lobby de banqueiro no meio disso tudo.

As regras já existem. O que mais quer o BC?

Não da pra bater de frente com os bancos, mas não da pra negar que se tem criado alternativas a eles nos últimos anos e o BC não tem impedido elas de prosperarem, é um processo lento desmonopolizar o sistema bancário, o pix deve ser um importante passo nesse sentido.

2 curtidas

Mais ou menos, cara. Antes nós tínhamos vários bancos (Santander, Itaú, Unibanco, Bradesco, Banco Real, Citibank, etc). Eles foram reduzidos a Santander, Itaú e Bradesco (além dos públicos, é claro). As taxas já eram altas na época que tínhamos vários bancos. Foi o Banco Central quem facilitou a entrada de novas fintechs como Nubank, Banco Inter, etc e que derrubaram o valor do TED/DOC e as taxas de administração cobradas pelos bancos. Então, a preocupação do Banco Central é exatamente em ter um monopólio da Cielo processando essas transações. Hoje o valor cobrado vai ser de 3,99% para os empreendedores que quiserem vender no Whatsapp. Talvez, com todo mundo migrando para o Whatsapp, eles aumentem a taxa lentamente 0,5% ao ano e logo logo teremos uma plataforma que cobra 6%, 7% ou até 10% por cada transação. Porque terão o monopólio. Uma coisa é você ter o monopólio das mensagens (já que você cobra de graça para isso), agora no setor de pagamentos, cada 0,1% que você cobra afeta demais o setor.

10 curtidas

Eita, o governo já tá querendo colocar as patas imundas numa iniciativa boa.
Porcaria de instituição que tinha que fechar.

Perigosa demais essa nova função do Whatsapp.

A bronca aí seria mais com a dobradinha WhatsApp-Cielo do que com o FacebookPay/WhatsApp em si, ou entendi errado?

Sim, se fosse uma plataforma aberta pra outros gateways de pagamento não se teria tanto problema, já que existiria concorrência.
Lembra da época que as maquininhas de cartão aceitavam visa ou master mas nunca os 2? é mais ou menos a mesma situação.

4 curtidas

Vejo um forte concorrente para o PagSeguro e a Stone.

E não tenham pena dos bancos, eles nos roubam TEDs, taxas, seguros e juros abusivos há décadas e nunca sentiram um pingo de remorso por isso.

tu leu a noticia? quem vai gerenciar isso é a cielo e os bancos, os mesmos personagens de sempre cobrando taxas abusivas, 4% pra receber é caro.

2 curtidas

Deviam é se preocupar com a privatização desses bancos públicos.

Vai ser mais uma “Carteira de Pagamentos” e não vai competir com bancos (até você poder receber seu salário por lá).

Será? Acho que não vinga. Confiar os dados de pagamento num app que tem diversos casos de clonagem.
Até pode ser útil pro profissional autônomo, mas que geralmente pro trabalho tem um celular meia boca que o app demora 5 minutos pra abrir.
De resto só vai servir pra minha tia perder 500 pila pra receber uma ótima notícia em 7 minutos.

Mas lá o pessoal é mais ok. Se aqui sem ter isso no WhatsApp tem gente que perde milhares de reais nos golpes de clonagem do WhatsApp imagina com opção de pagamento dentro? Fora que sem ter nada agora toda hora tem que vir uma empresa a público falar que não está dando caminhão com chocolate e nem tv de 60 polegadas de graça ( cacau show e magazine luiza) imagina com informações de pagamento dentro. Só se reformular todo app e mudar as opções de login, aí até dá pra pensar. Por enquanto no país que mais tem fraudes bancárias e num app que tu mete um chip e já cria uma conta sem informar nenhum dado fica difícil acreditar.