WhatsApp permitirá colocar senha em backup no Google Drive

Originally published at: WhatsApp permitirá colocar senha em backup no Google Drive – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Função de backup com senha apareceu em versão de teste do WhatsApp

Eu faço o backup na minha conta do Drive, que tem senha forte e autenticação em dois fatores.
Pra mim é suficiente.

Infelizmente isso não é suficiente.
Sem criptografia no arquivo de backup, seus dados até podem estar a salvo de possíveis hackers, mas o governo ainda consegue acesso com uma mandado judicial. Por outro lado, se tiver criptografado, o Google até pode atender a uma ordem judicial de entrega do arquivo, mas o governo não conseguirá acessar os dados contidos nele.

Por que alguém pediria um mandado judicial contra mim, se não faço nada de ilícito?

Pois é, gente inocente também tem investigação e processo instaurado em seu desfavor.

4 curtidas

Desconheço isso.
Apesar da bagunça que é o Brasil, ainda vivemos em um Estado de Direito.

Infelizmente as pessoas ainda continuam caindo nessa de que o backup do whatsapp não é encriptado de forma alguma, quando, na verdade, ele só diz que não existe o “end-to-end” encryption.

O fato é que as mensagens são sim criptografadas, já os arquivos de mídia, não.

Todos sites replicam essa informação sem, de fato, constatar.

A key para “decriptar” fica em posse do aparelho e no servidor do facebook, ou seja, sim, o facebook pode restaurar suas mensagens se você tiver um backup no google drive ou icloud. Essa informação só consegui após pesquisar muito sobre e relatos de um amigo perito que recebeu arquivo do google em um processo.

Talvez essa mudança de poder colocar senha deve ter sido, se for para pensar logicamente e, sendo a minha opinião, por conta de pressões dos órgãos americanos.

Pensando em um caso hipotético:

  • Orgão X pede os arquivos de backup para o google;
  • Pede a key no servidor facebook;
  • Win for X.

Eu conheço. Sou advogado e vejo isso com uma frequência maior do que eu gostaria.

1 curtida

Não me preocupa em nada.
Minha irmã também é advogada e puxa a ficha de quem quiser (vc sabe que isso é simples).
Minha vida não tem nada a esconder, então, whatsapp menos ainda.
Vão achar só grupo de piada, grupo de família com fotos comuns do dia a dia e grupo de trabalho sem nenhuma informação confidencial.
Realmente não me afeta em nada. Sou tão despreocupado com isso, que nem senha eu tenho no celular.

Não afeta você, mas isso pode afetar muitas outras pessoas.

2 curtidas

Se vc não faz nada de ilícito, não faz diferença.
Agora, se tem algo a esconder, vc nem deveria usar o WhatsApp pra começo de conversa.

@mccarvalho, não consegue na maioria das vezes, mesmo com decisão judicial. Isso acontece pq o MLAT (Mutual Legal Assistance in Criminal Matters) dá discricionariedade pro Departamento de Justiça dos EUA negar sem justificativa legal… e ele nega na grande maioria das vezes, a não ser que tenha a ver com pedofilia.

2 curtidas

seria interessante se tivesse disponivel o backup para o ondrive tbm.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.