WhatsApp para Android 2.3.7 e iOS 8 deixa de funcionar neste sábado

Originally published at: WhatsApp para Android 2.3.7 e iOS 8 deixa de funcionar neste sábado – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Fim do suporte do WhatsApp atinge menos de 0,3% dos usuários no Android e menos de 7% no iOS

Eu fico surpreso é de eles darem suporte a versões tão antigas até agora. Lembro que adiaram umas vezes, mas se tivessem feito isso um ou dois anos atrás, não faria tanta diferença.

1 curtida

WhatsApp para Android 2.3.7?! Sério? Meu primeiro “smartphone” rodava esse Android. Galaxy Y.

Já tava na hora de eles coratem isso.

Preguiça dos desenvolvedores em atualizarem a API e programar corretamente. Aí eles ficam usando as API antigas, obtém vários dados com pouco esforço e dão a desculpa de “estamos oferecendo suporte a pessoas com baixa condição financeira”.

Normalmente só atualizam a API quando a Apple ou o Google dropam o suporte em suas lojas.

Lamentável a atitude dos desenvolvedores, e quem não condições financeiras pra comprar um aparelho novo ou ganha pouco como faz pra se comunicar agora

Tinha que ter um whatsapp lite que funciona em qualquer aparelho, igual ao facebook lite.

So pra funcionar apenas conversas, e fotos.

Oi amigo, tudo bem? Isso é sério ou uma piada?

4 curtidas

Não é uma atitude lamentável, é louvável aliás, já estava na hora do WhatsApp cortar as raizes, suportando aparelhos que não são mais capazes de receber recursos novos, estamos falando de aparelhos de 2010 (iPhone 4 por exemplo, iOS 7).

Ter que dar retrocompatibilidade pra aparelhos com APIs tão limitadas é um desafio que prejudica recursos novos e melhores. Interfere na otimização do app como um todo, afetando até aparelhos novos. Tudo tem um tempo de vida, nada é ad aeternum.

O WhatsApp está entre o 4º app mais baixado, uma base de bilhões de pessoas, e esses usuários não podem ser prejudicados por 0.03% da base que está no android 2.

5 curtidas

Sim mais não adianta fazer tudo isso se cada atualização do WhatsApp ele ficar cada vez mais pesado

Isso é inerente a ele manter a mesma arquitetura de quando foi criado e continuar a adicionar recursos novos em cima. Cortar versões de software muito velhas, pode ajudar.

Existem exceções, o telegram recriou o app do zero em swift, pro iOS. Do WhatsApp eu não espero algo assim nunca.

1 curtida

Verdade, é muito remoto que isso aconteça já que o WhatsApp ta demorando até pra implementar um modo escuro no WhatsApp o que aparentemente muito simples de se fazer.

Tem vários “mais ou menos” nisso aí…

1 - Usar apis novas no Android é obrigatório desde o ano retrasado. Atualmente todos os apps tem que usar as apis do Android 9.0. Sem isso você nem lança versão nova do seu app.

2 - Quantidade de código legado. Não é tão trivial sair mudando tudo do zero num projeto tão grande que é o Whatsapp. Mesmo o Telegram X não substituiu o Telegram original no Android até hoje, e estamos falando de um messenger que tá sempre vários degraus a frente do Whatsapp.
Pensa na responsabilidade de quebrar o app para uma base na casa do bilhão de usuários.

Ao menos um alívio é que, enfim, o suporte ao Android 2.3 chegou ao fim. Não duvido que este já era um projeto paralelo ao original a uns anos já (o famoso legacy). Uma carga a menos para os devs.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 30 dias. Novas respostas não são mais permitidas.