WhatsApp Pagamentos é suspenso no Brasil pelo Banco Central

Originally published at: WhatsApp Pagamentos é suspenso no Brasil pelo Banco Central – Finanças – Tecnoblog

Banco Central planeja “avaliar eventuais riscos” do WhatsApp Pagamentos; Facebook Pay poderia causar “danos irreparáveis”

2 curtidas

Medida pode até ser impopular a princípio, mas é importante. O PIX vindo no final do ano e o Facebook resolve por acaso liberar pagamento por WhatsApp no Brasil antes de todos os outros países do mundo…

Deixar Facebook cuidar de dados já é um problema, imagina ele cuidando de dinheiro.

15 curtidas

O WhatsApp Pay já existe há vários meses na Índia.

Quis dizer Facebook Pay, né?? Whatsapp Pay por enquanto só existe exclusivamente no Brasil

1 curtida

Isso vai ser descontinuado aqui no Brasil ou vai ser incorporado ao PiX no fim do ano, do jeito que foi feito vai criar um monopólio do Facebook e a Cielo, e qual a razão de escolher a Cielo e não abrir para concorrentes? Muito estranho! No mais não confio meus dados pessoais ao Facebook, não uso nenhum da suas rede sociais e mensageiros consequentemente não usaria o whatsapp pay, mas quem seria louco de confiar seus dados financeiros a uma empresa que sempre está envolvida em vazamento de dados e manipulação eleições, Cambridge Analytica que o diga.

Cripto moeda Libra e agora isso qual o interesse dela em entrar no sistema financeiro?! Fico com um pé atrás.

1 curtida

Entendo perfeitamente, Eu também teria meus cuidados. Mas daí a proibir no país é um salto muito grande. Quem não quiser não participa, apenas isso.

Mais um absurdo estatal. O futuro está nas criptomoedas que o estado não pode impedir mesmo.

1 curtida

Acho que está certo de suspender e avaliar, pois a fragmentação pode aconter de lugares ou pessoas só aceitarem pagamento por WhatsApp pela sua praticidade, dando maior controle dos dados ao Facebook, maior concentração de mercado da Cielo, diminuindo a concorrência de certa forma, e prejudicando quem opta por não utilizar o serviço do Facebook, parecido como ocorre na China, onde muitos lugares aceitam apenas o Wechat pay.

1 curtida

Não foi proibido. Foi suspenso para avaliação.
Pode ser que a avaliação conclua que uma proibição é o melhor caminho? Pode, mas ainda não foi proibido.

Seria um salto muito grande proibir concordo mas a parceria entre ela e a Cielo (sem da chance para concorrentes) será bem analisada pela Bacen, tem um risco muito grande de monopólio.

Muita gente. Seja porque não liga pra isso, seja porque não tem muita opção.
Tem gente que usa porque precisa pra manter contato com família e amigos, tem gente que usa porque é uma das ferramentas de trabalho.
E se o Whatsapp pay for adotado em massa no país, essa mesma gente que usa whatsapp por não ter opção vai ter que adotar o pay mesmo que não goste. Por exemplo, um freelancer que não aceite Whatsapp pay nesse cenário vai sofrer, então ele vai ser forçado a adotar.

Tem isso também muitos nem sabe do escândalos do Facebook e como vc disse muitos nem liga para isso por desinformação ou não, não é uma inovação do Facebook sei que já existe a muito tempo isso lá na China com o WeChat mas lá existe um monopólio? Lá o WeChat fez parceira só com uma empresa para só ela viabilizar pagamento dentro do aplicativo(Cielo deles)?

Melhor continuar pagando as coisas com cheque.
“O Estado sabe o que faz.”

2 curtidas

Zero sentido.

O estado brasileiro tentanto interferir novamente em uma inovação só porque não sabe como ela funciona, ou porque ficou com inveja das empresas privadas terem lançado uma solução similar ao Pix mas de forma “antecipada”, ou porque os concorrentes fizeram um lobby para bloquear.

Não tem nada demais, na prática é TED simplificado. Picpay, Mercado Pago, PagSeguro, Paypal, entre tantos outros estão aí no mercado há anos fazendo operações similares. Os próprios bancos têm em seus apps uma opção de escanear sua agenda de contatos e já sugerir amigos que podem receber pagamentos.

1 curtida

os caras viram uma oportunidade grande de perderem a boquinha deles ($$$) ai foram lá e barraram o serviço.
Engraçado que, na mesma semana o próprio Banco Central disse q a iniciativa era boa e que iria ficar de olho na possibilidade de integrar WhatsApp com o novo sistema de pagamento deles chamado PIX, disse até que a iniciativa iria ajudar principalmente negócios de micro-empreendedores, 1 semana depois vão lá e barram o serviço. Estranho em!?

não é tão simples, as carteiras virtuais informam todas as transações ao banco central do país, já o WhatsApp Pay passaria o dinheiro de uma conta para outra sem que a informação da conta origem e destino sejam de conhecimento do BC, e isso é um risco sim para qualquer país, pois isso além de possibilitar crimes financeiros, ainda dá o poder de mensurar a economia ao zuck.
Toda movimentação financeira eletrônica deve necessariamente ter a informação registrada no BC, é isso não é uma exclusividade do Brasil, é assim em qualquer país sério.

1 curtida

Isso é lobby dos bancos, puro e simples.

O ponto é ser inter-bancário, transferência interna existe em qualquer banco há literalmente décadas…o TED assim como PIX é um sistema universal que facilita entrada de concorrentes no jogo. Se cada um pudesse fazer o que bem quisesse, os bancões poderiam simplesmente parar de transferir dinheiro para os concorrentes, especialmente fintechs e matá-las no nascimento.