WhatsApp lança Pagamentos para enviar e receber dinheiro no Brasil

não precisa de ter uma conta do facebook (a mídia social) para enviar e receber pagamentos pelo whatsapp. o “facebook” de facebook pay refere-se à facebook company, que é quem oferece o serviço de pagamento, e é diferente da mídia social (meio confuso né?), e o facebook pay é independente entre serviços (por exemplo, vc tb não precisa ter uma conta no instagram para mandar/receber pagamentos via whatsapp).

fonte: faq de facebook pay

Já tributa via IOF e outros impostos não ?

Estranho e chato ser só débito.

Tem que ter coragem mesmo, pra transferir dinheiro nesse app do Zuck, preparense para os golpes kkkkkk

Não dá pra ter golpe. Precisa de cartão e são mais rastreáveis que GPS.

Transações por cartão já tem o IOF padrão de sempre.

IOF no cartão é só pra compras em moedas extrangeiras. Se o pagamento for em Real, não tem imposto.

Apesar de acreditar que o brasileiro é bastante arredio quando se trata de dinheiro e transações online, em especial entre a população mais idosa e menos habituada ao uso de Internet e smartphones, sei que brasileiro é um povo que se supera, e que Zuck vai ter que suar a camisa se quiser tentar minimizar a quantidade de golpes na plataforma.

2 curtidas

Se no Brasil WhatsApp virou sinônimo de disseminação de fake news, imagina de golpes envolvendo dinheiro.

4 curtidas

Devem ter outros impostos, duvido que o governo deixe cartões transacionar sem impostos. Nubank por exemplo não cobra os clientes, deduz eles pelos juros do rotativo.

Diretamente do cartão não tem. Existem impostos sobre a compra, mas não sobre a transação.

IOF só é cobrado quando a compra é em moeda extrangeira ou em operações como rotativo e parcelamento de fatura.

Essa de que só pessoa mais velha não usa cartão é um clichê que não se aplica na prática. Fui motorista de Uber por um bom tempo, 90% das corridas são no dinheiro, mesmo a galera mais nova se recusa a usar cartão.

2 curtidas

Bancarização é menos dependente da idade, mas o que o guipfreitas falou é sobre o uso de smartphones, internet e transações online, não o uso de cartão.

Cartão tem gente que prefere não usar pra poder controlar melhor os gastos, por exemplo. Tem gente que não confia o suficiente também.

1 curtida

Me lembro que o Banco Central tinha obrigado as maquininhas a aceitarem todas as bandeiras. Não sei se isso já está em vigor.

Alguem conseguiu usar? Aqui nem no business nem no normal apareceu as opções

Ué, isso não impede nada. Os leigos/desavisados vão cadastrar o cartão pra um pagamento legítimo e aí já era.

1 curtida

Provavelmente irei usar e quem não quiser não use. Abraço!

Também acho histeria falar que terá “golpes” pq remete como se fosse uma falha do app. O que deve aumentar é o número de pessoas leigas caindo em mensagens falsas e transferindo dinheiro pra qm n deveria…

1 curtida

Exato! Hoje mesmo fiz uma compra via WhatsApp em uma farmácia próxima e eu precisava enviar o dinheiro antes, então, fiz uma TED. Além do trabalho de ter de pagar número por número pra copiar no app do banco, ainda tive de perguntar o CNPJ da empresa pq a moça não deve estar acostumada com os clientes fazendo transferências via TED.

Se eu já tivesse o WhatsApp Pay, ia ser tudo bem mais fácil.

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.