WhatsApp lança Pagamentos para enviar e receber dinheiro no Brasil

Originally published at: WhatsApp lança Pagamentos para enviar e receber dinheiro no Brasil – Aplicativos e Software – Tecnoblog

WhatsApp libera pagamentos via Cielo entre clientes do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi com cartão de crédito ou débito

Se preparem pra enxurrada de scams, virus, spams, golpes e afins pra tentar roubar dinheiro via o app mais democrático do país. Eu to de boas. Tudo que é do Facebook eu uso o menos possível.

12 curtidas

Esperando o governo começar a tributar essas transações.

o ruim de ter bandeira de cartão nacional (ELO e Hiper) as novidades sempre chegam por ultimo…

Excelente notícia! Espero conseguir receber mais fácil minhas vendas.

Produtos do Facebook, mensageiro que mais sofre com golpes/spam e dinheiro. Todos envolvidos todos numa mesma coisa. Passo longe!

2 curtidas

esperando as notícias sobre os golpes.

7 curtidas

O blog oficial do WhatsApp acaba de soltar uma notícia onde é informado que o serviço de pagamentos do WhatsApp finalmente chegou ao Brasil.

A notícia foi prevista pelo WABetaInfo.

E aí? Você já está conseguindo utilizar?

1 curtida

Até está demorando isso.
Na China o uso do WeChat para pagamentos é amplo…

Mas: “A princípio, nossos usuários poderão utilizar cartões de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicredi.”

1 curtida

O pesadelo da privacidade.

Na China os dois principais meios de pagamento são o WeChat pay e o Alipay, que são basicamente a mesma coisa.
E ambos os apps são extremamente pesados, porque já são basicamente um mini sistema operacional, tendo inclusive mini-apps rodando dentro deles.
Particulamente, eu espero que esse tipo de modelo não se alastre pelo mundo por diversos motivos, mas eu entendo a conveniência que isso gera pro usuário.

2 curtidas

A conveniência sempre vence.
Na China, em algumas estações de trem e supermercados, é comum vc pagar usando o rosto como biometria.

Apesar de tudo o q envolve a privacidade e o uso da sua biometria para isso, acho q as pessoas preferem a praticidade.

1 curtida

Eu tenho certeza que as pessoas preferem a praticidade.

Segurança de dados e privacidade só são importantes quando a falta delas destrói a sua vida.
Até isso acontecer, só paranóico se importa com essas coisas.

Fora que o pagamento por biometria ou via soluções tipo wechat são um problema se você tem problema de controle de gastos, porque pagar por esses meios é ainda mais fácil do que pagar com cartão, então a compra por impulso acaba sendo ainda mais fácil. E o controle financeiro vai pro espaço.

1 curtida

Aí o problema é de educação financeira, e não de privacidade ou a falta dela.
Se a pessoa gasta mais do q ganha, tem q se tratar.

E em questão de privacidade, se a preocupação é com o Facebook, o Google ou a Microsoft, eles só estão se somando ao grupo de Visa, Mastercard, PagSeguro, PayPal, Elo, etc e tantos outros “q já têm suas informações”.

Vazamento de informações já acontecem desde sempre, com clonagem de cartões, celulares (saudade época do TDMA)…
Realmente o prejuízo pode ser grande, mas…

2 curtidas

Sim, o que eu quero dizer é que a adoção desses tipos de pagamentos não gera um problema só de privacidade, mas de controle financeiro porque é muito mais fácil perder o controle.

E concordo que são só mais players dentro de um mercado já existente.
Mas o wechat é uma gigante com acesso a muito mais informação do que a Visa, Mastercard e as outras que você listou.

Nenhuma delas tem um aplicativo que tem acesso a conversas privadas, navegador próprio, marketplace prório, e diversos outros features que são minas de ouro de informação.

É verdade. Eu realmente espero que a adoção de um app tão conhecido como o WhatsApp popularize essas transferências via app no Brasil. Só que, infelizmente, parece ser um serviço ainda bem restritivo, ao permitir somente cartões de débito e, pra piorar, cobrar uma taxa altíssima de comerciantes…

2 curtidas

Como funcionaria?? A transferência e o pagamento são instantâneos?

Somente instrução para Android. Para IOS ainda não da para cadastrar

A verificação de duas etapas deveria ser obrigatória pra começar a usar o novo serviço e a senha antes de abrir o app tb. Não digo a senha do smartphone e sim a do app, impressão digital e tal.

7 curtidas

A senha vai ter que vir antes de abrir a função de pagamento já dentro do app, porque senão as pessoas vão reclamar.
Inconveniência é o que o pessoal mais abomina, mesmo que isso seja em prol da segurança.

1 curtida