WhatsApp já rende US$ 10 bilhões por ano para a Meta

Surreal. E eles ainda queriam enfiar anúncio

3 Likes

Eu fico curioso pra saber quanto dinheiro o WhatsApp ganha com publicidade diretamente dentro do WhatsApp.

Embora as pessoas achem que não existe publicidade no WhatsApp por não ver banner de anúncio, na verdade já existe sim anúncios no WhatsApp. Quando você recebe mensagem de uma marca falando de algum produto, essa mensagem provavelmente foi enviada para milhares de pessoas e a Meta recebeu dinheiro pra isso.

Esses anúncios acabam sendo mais invasivos que um banner, mas pelo menos a marca precisa ter os números de telefone de quem ela irá direcionar os anúncios. Se você nunca cadastrou seu número de WhatsApp em algum site ou serviço, dificilmente você verá esse tipo de anúncio.

Isso é uma forma semelhante ao que já acontecia com o spam via SMS, mas é muito mais efetivo e também é mais caro do que enviar publicidade via SMS.

4 Likes

Mas tem. Disfarçado, mas tem.

Em “Atualizações”, há uma seção de “Canais” e, abaixo, uma lista de “sugestões”, onde vira e mexe aparece recomendação de “canais” sobre bets, influencers e celebridades, sites e blogs, se não me engano já apareceram lojas e marcas também.

São canais que eu nunca sequer cliquei (na verdade não sigo nenhum canal ali), e que rotacionam (ou seja, de vez em quando muda, igual mudam os anúncios na Web).

Não tem opção para desativar esse troço de “Canais”, não tem como ocultar as “sugestões” (seja uma ou todas).

Cheira a propaganda disfarçada.

E tem também isso:

Embora pra mim, particularmente, só lembro de ter recebido meia dúzia de vezes ao longo do passado. E foram empresas que geralmente tinham alguma relação com outras empresas que eu pessoalmente interagi de alguma forma, como uma filial de odontologia de uma clínica particular onde contratei médico, ou o Sebrae depois que eu liguei lá perguntando coisa sobre MEI, ou uma rede de shopping centers que visitei. Essas publicidades, em específico, não me parecem algo específico da Meta/Zuckerberg/Whatsapp.

Ah, e teve o exploit de grupos fantasmas que relatei ano passado (que virou matéria do Tecnoblog), mas que depois parou (provavelmente foi uma vulnerabilidade corrigida pela Meta). Novamente, algo que não partiu da Meta.

Agora, aquela coisa de "sugestões de canais que mencionei, sim, aquilo é da Meta.

3 Likes

Mais fácil a Meta se livrar do Facebook que do Instagram e WhatsApp.

6 Likes

Quem diria que um monopólio chegaria a esse ponto hein??

3 Likes

Acredito nisto também. Eles vão querer se livrar do Facebook.

Mas a Meta ganha dinheiro com isso.
Se você tem uma empresa e quer mandar mensagem no WhatsApp para 10k de usuários que você tem o número cadastrado, você vai pagar por isso! Para cada mensagem enviada, alguns centavos de dólar é cobrado. O valor muda se a mensagem contém só texto (acho que é 6 centavos de dólar por mensagem contendo só texto), mas se for imagem, um vídeo, botão com link… Aí o valor sobe. Para cada modelo de mensagem tem um valor diferente.

E isso é a Meta ganhando dinheiro com publicidade em cima do WhatsApp.

Ainda não tem tantas empresas explorando esse tipo de publicidade, mas isso é até bom, é menos spam que recebemos.

E existem casos como uma barbearia que manda mensagem para 500 clientes, nesse caso eles conseguem mandar de graça, mas tem um limite de até quantas pessoas eles conseguem encaminhar a mesma mensagem por dia.

1 Like

E a um bom tempo atrás achavam em cobrar para usar o Zap, ou encher de propaganda.

A meta agora é só manter os usuários, pois o negócio já está aí.

eu não vejo propagandas no whatsapp! nem no instagram! nem facebook! nem youtube!

p q será?

Eles tem que cobrar por foto e vídeo enviado, só assim esse zé povinho para de enviar porcaria todos dias, fotinho de bom dia e boa noite, ô coisa brega!

2 Likes

Por que não usa?

uso todos
a página inicial do edge e outlook tem umas propagandas q já coloco em /etc/hosts c 127.0.0.3 q é p nem entrar se eu clicar

Sim, isso é verdade. mas eles queriam colocar anuncios igual como tem no messenger. felizmente app que nao se usa mais, mas se vc por acaso instalar, vera que a rede de ads do fb passa por la.