WhatsApp enfim prepara função para impedir que a sua conta seja roubada

Todo recurso novo de segurança é bem vindo. Mas sou bem cético quanto à eficiência no longo prazo quando estiver ativo para todos. Os criminosos, cedo ou tarde , se moldam e acham brechas nas ferramentas. No Brasil principalmente. Mas que bom que o whatsapp esta ciente e sobretudo empenhado em dificultar a vida dos golpistas, que crescem cada vez mais.

4 curtidas

só queria que o whatsapp tivesse a opção de ocultar o numero, buscar a pessoa pelo username
por isso acho o Telegram melhor.

5 curtidas

Só que isso gera um problema reverso, e se você perder o celular ou tiver ele roubado, como vai poder ativar o wpp no novo aparelho?

A autenticação em 2 fatores resolve esse problema e já existe no app a eras, não usa quem não quer (a Meta deveria tornar obrigatório o uso).

6 curtidas

Isso que eu ia perguntar, pq na matéria não diz como ficará caso seja uma transferência autêntica e vc não tem mais o aparelho ou… Se caso formatar o mesmo celular e tentar reativar a conta, aí vai pedir a confirmação sendo que é no próprio aparelho, que acabou de ser formatado.

Quanto à autenticação 2FA, tem suas vantagens, mas também traz um baita problema: o segundo fator de autenticação quase sempre é o próprio aparelho, se precisar realmente transferir, vc não vai ter mais o segundo fator, então já era. Meio que rola um paradoxo, por exemplo se perde o aparelho e vc ativou o 2FA na conta da Google, o segundo fator é o próprio aparelho, se vc tenta rastrear onde ele está, precisa entrar no PC pra localizar, coloca o login e senha, depois pede o segundo fator. Pô, o segundo fator é o próprio aparelho que tu perdeu!

2 curtidas

No caso da autenticação em 2 fatores do WPP é uma senha que o usuário cria ao invés de usar uma autenticação do tipo 2FA então pelo menos nesse caso do WPP não vai ser problema, mas realmente em alguns casos como a própria conta do Google pode ser uma novela pra conseguir recuperar.

3 curtidas

só libera conectar ao novo telefone sem a liberação do antigo depois de XX horas da conta estar desconectada.

2 curtidas

Como o recurso está em desenvolvimento, ainda não há informações sobre este cenário.

Todavia, imagino que terá algum mecanismo para reaver o acesso à conta se a pessoa perder o celular.

Eu acho que seria mais prático se mudassem a copy do SMS. Algo como:

Seu número WhatsApp foi inserido em um novo aparelho para migração da sua conta. Insira este código no novo aparelho: 123456. Ao migrar, o conteúdo será apagado do aparelho atual. Não o informe a ninguém, caso solicitado

Pronto! Objetivo e alertador.

Atualmente, a copy parece que o golpista está enviando um código via WhatsApp, se a pessoa estiver distraída já era.

Desse jeito aí, parece que complicou demais pra quem perde aparelho… a menos que o backup na nuvem passe a não exigir essa verificação.

1 curtida

a brecha de segurança está na ignorancia das pessoas.

1 curtida

Em partes. A empresa também pode tomar medidas para evitar. Atualmente é muito fácil sequestrar o WhatsApp de alguém, qualquer nível mínimo de leiguice já cai. O Facebook tem sua grande parcela de culpa, ainda mais pelo volume de crimes.

Mensageiro vai pedir a confirmação do usuário para migrar conta de um celular para outro; recurso pode oferecer mais segurança ao WhatsApp

“Vai aparecer uma confirmação no teu WhatsApp para adicionar como amigo, você pode confirmar?”