WhatsApp critica recurso da App Store sobre privacidade

Originally published at: WhatsApp critica recurso da App Store sobre privacidade – Aplicativos e Software – Tecnoblog

App Store destacará dados coletados por aplicativos; WhatsApp aponta vantagem indevida para app Mensagens, da Apple

Está correta em reclamar, é a reclamação não é acabar com o recurso “dedo duro”, mas ser justo e explicar melhor como os dados são usados sem causar preocupação. Muitos acham que com isso só aplicativos de terceiros que fazem coleta de dados, e ficam com a falsa impressão que a Apple não coleta nada, o que não é verdade, não sei como esta agora mas lembro de uma reportagem que um pesquisador mostrou com +20 paginas do que a Apple coleta de dados

1 curtida

Mas a “informação nutricional” como eles chamam, valerá para apps da Apple também.

Sim, a Apple também coleta dados, principalmente nas betas. Mas mesmo durante a configuração, ela te perguntar se gostaria de compartilhar seus dados para aprimorar os serviços. Nas configurações tem os toggles para aceitar partilhar os dados. Sempre enfatizando que a coleta é anônima.

Nenhuma empresa tem a política perfeita, porém o importante é estar evoluindo na questão.

4 curtidas

Essa atualização da App Store não é nada mais que um formulário onde você responde os dados que coleta no app. Não há verificação da Apple neste ponto.
Depois de um tempo isso não vai fazer a menor diferença ( e.g. a tela de de permissões de app do Android que ninguém presta atenção).

1 curtida

Engraçado que o Android sempre fez isso de mostrar as permissões necessárias, pra que serve etc. Não é algo novo e exclusivo.

1 curtida

Critica porque coleta coisa demais. E a afirmação de “criptografia de ponta a ponta” é só enfeite mesmo.

Isso todos fazem. Essas “informações nutricionais” seriam mais profundas. Se o dev coleta algum dado para revender. Quais dados coletam. Quais desses recebe permissão do usuário.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.