Western Digital abandona SSDs para se focar em discos rígidos

1 Like

Sandisk com a reputação abaixo do Titanic e a WD decide deixar a cargo dela os SSDs. Adeus Sandisk.

1 Like

é por isso que SanDisk fez uma renovação na marca, talvez pra preparar terreno pra essa migração de SSD da WD.

Talvez de início devem fazer igual a HP com a antiga HyperX, que passou pra Kingston, SanDisk pode fazer uma linha só pra games, talvez algo como “EXP by SanDisk” pra dar enfase ao gaming
“EXP_GREEN” “EXP_BLUE” “EXP_BLACK”

“EXP by SanDisk - A experiência máxima para sua jogatina e cotidiano.”

Mas, como diz no parágrafo da notícia, a WD já usava a fábrica da SanDisk para fazer os SSD, não é como se a qualidade fosse mudar.

5 Likes

Estranho a WD deveria congelar a marca SanDisk e manter só a WD.

Em HD de fato a WD é ótima tenho uns Purple de 10TB quase uma década com 98% de vida útil…

1 Like

Não me parece uma decisão acertada, principalmente depois de todo o investimento feito para tornar a marca WD uma referência em SSDs, muito mais do que a SanDisk é hoje. Vai ser preciso muito gasto em marketing para virar esse jogo.

Pra mim cheira a mais uma daquelas manobras pra “maximizar valor para acionista”.

Uns anos atrás compraram a SanDisk pra agora separar em outra empresa de novo :person_shrugging:

É meio raro eu falar a seguinte frase mas, “taí uma notícia boa”. Tendo uma fabricante focada em discos rígidos, garante-se o suprimento constante de lotes novos, principalmente depois daquela pataquada da criptomoeda (nem lembro o nome) de uns anos atrás que minerava espaço em disco… Muito HD daquela época (porque os SSDs irrecuperavelmente foram pro espaço porque nem mesmo seus mecanismos de “wear leveling” foram capazes de lidar com a escrita frenética) voltaram ao mercado como “HDs novos” quando a bolha de tal cripto eventualmente estourou.

Enfim, ainda que o foco seja “empresarial” ou “data center”, essa decisão da WD, se tiverem alguma visão, tem o potencial de trazer uma alternativa àqueles que preferem HDDs, ou cujas demandas não são atendidas pelas “modernidades” (SSDs, NVMes, etc) que muitas empresas (e muitas pessoas também) querem enfiar goela abaixo das pessoas: não, a modernidade não resolve todas as necessidades de todo mundo.

Eu discordo e acho que faz absoluto sentido separar as marcas. Hoje o que a WD/SanDisk oferece é basicamente os mesmos modelos com duas marcas distintas, sendo que a marca SanDisk é mais forte quando se trata de SSDs.

É melhor ela investir os esforços de marketing numa marca só do que ficar tentando emplacar duas marcas no mercado que oferecem o mesmo.

Não acho que seja o caso. Pelo menos para mim a SanDisk é referência em mídias removíveis (pen drive, cartão de memória, etc), em SSD o que vem à cabeça são apenas modelos de entrada, enquanto que a WD tem modelos para atender basicamente qualquer segmento. Inclusive eu achava o modelo de categorização por cores da WD genial e bem mais fácil de navegar em relação a outras marcas (Green = entrada, Blue = intermediário, Black = gamer/entusiasta, Red = NAS, Gold = datacenter/enterprise) e ela conseguiu traduzir isso bem em relação ao modelo que já tinha estabelecido para os HDs. Me pergunto se ela vai aproveitar isso com a SanDisk ou jogar tudo fora, o que seria uma pena.

Eu acredito que ainda dá para manter duas marcas, cada uma com um propósito diferente. A SanDisk poderia focar no mercado mais básico ou de criadores de conteúdo, o qual já tem um público mais fiel, enquanto que a WD poderia ficar com o mercado gamer/entusiasta e o enterprise, nos quais já tem um nome forte e de confiança.

Apesar deu não ser um consumidor frequente da WD, sempre admirei a separação clara e objetiva das linhas de produtos deles.

Alem da Netac (que é o nome da Sandisk dentro da china) vocês sabem de algum outro nome de marca que também pertence à WD ?