Trazendo a tão prometida direção autônoma de nível 5 tá valendo
Esses carros da Waymo já são considerados nível 4, mas apenas nessa pequena área onde atuam. Pra eles chegarem no nível 5 (um carro sem volante nem pedais), mesmo com atuação limitada, acho que estamos pelo menos 10 anos longe disso.
Agora, um carro nível 5 para o consumidor final, capaz de rodar em qualquer estrada, na minha opinião isso vai demorar pelo menos 30 anos!
Nível 5 significa que o carro é capaz de atuar de maneira autônoma em qualquer situação, e essa combinação de autonomia total com AI é algo muito perigoso no estado atual dessa tecnologia.
Tem um texto bem legal que explica exatamente como a AI funciona, de maneira resumida, a AI vê as palavras como “coordenadas” em um mapa, quando você alimenta esses sistemas com grandes quantidades de texto eles se tornam capazes de “prever” quais palavras, fases e expressões aparecem mais próximas umas das outras.
Bom, aí tem duas grandes lições a se tirar disso: 1) a AI não está criando nada novo, ela simplesmente gera resultados baseados em padrões já existentes. 2) nós ainda não compreendemos totalmente como a AI funciona e como esses resultados são gerados, nós sabemos como o sistema de previsões funciona, mas não entendemos exatamente qual o caminho que a AI tomou para chegar naquele resultado.
Esse ponto 2 é o mais importante, pra entregar o controle completo de um veículo para uma AI nós precisamos entender muito bem como ela funciona e ser capazes de prever os resultados. Nós sabemos como o ser humano toma decisões e sabemos que um ser humano com um cérebro “normal” não vai tentar atropelar um pedestre. Mas a AI muitas vezes tem as chamadas “alucinações”, onde ela inventa coisas que não existem e gera resultados imprevisíveis. Isso é algo inadmissível para um sistema no controle de um veículo.
Esse é o texto original que eu me refiro, é um pouco longo mas é muito interessante se você quer entender melhor a AI: Grandes modelos de linguagem, explicados com o mínimo de matemática e jargão
Achei que a modinha do carro autônomo já tinha passado
Muito legal realmente talvez demore muito ou nem chegue a direção autônoma de nível 5 mas o que temos hoje já é bem impressionante pelo que vejo dos videos dos Teslas rodando nos EUA a busca para melhorar a IA na tentativa de alcançar o nível 5 vai deixar os veículos cada vez melhores e mais seguros a longo prazo o que já é ótimo
Sim, esperando a onda dos Pagamentos por Aproximação e da Internet via satélite passarem tbm.
Só passou a fase do “5G permite carro autônomo” e coisas assim.
Daqui a pouco volta com 6g
Pagamento por aproximação acabou para mim depois que perdi meu cartão num show e dias depois tentaram passar uma compra