Vocês são organizados digitalmente?

(tópico aleatório pra tar uma animada)
Tirei a noite de ontem pra organizar meu email (gmail+outlook sincronizados no cliente do gmail pra funcionarem como um só), demorei algo em torno de 4 horas pra organizar uns 450 emails, isso porque tive que verificar algumas informações em outros sites pra ver se batiam com o que eu tinhas salvo (senhas de apps, notas ficais, etc).

image
(desses 495 na lixeira uns 300 foram que eu chequei um por um ontem)

Agora é aproveitar o embalo e dar uma organizada no PC e no celular. E vocês? São organizados ou deixam no estilo lixão digital da mãe Lucinda?

Nunca apago e-mails legítimos

3 curtidas

Meu gmail tem alguns filtros (tenho de da uma organizada neles), de resto fica tudo lá pra sempre, comprei espaço então não fico me preocupado em apagar nada, até os lixos ficam lá, e isso não dificulta a busca dos email necessários pois o sistema de busca do gmail é muito bom e rápido.

Meus arquivos offline sim estão uma bagunça, me falta espaço pra colocar todos eles em um HD só (essa é a meta pro ano que vem)

Tudo que não for relevante, tipo protocolo de reclamação, passagem, NF de compra ou algo desse nível eu apago. Agora fatura do cartão, e outras cobranças q vem por e-mail eu pago e apago, mas salvo o comprovante numa pasta dedicada pra isso.

Criei o hábito de ao menos bater o olho na caixa de spam, pq já perdi email importante q foi pra lá e não vi.

1 curtida

Eu costumo manter todos os e-mails recebidos desde sempre. Apenas aplico alguma tags em algo que preciso diferenciar e, no mais vou marcando como lido e segue o barco.

Organizado e metódico, tanto com arquivos quanto com e-mails.

Todas mensagens assim que lidas são categorizadas, ou na maior parte das vezes, excluída.
Arquivos todos em pastas, pra facilitar encontrar depois. Apenas na área de trabalho que ficam alguns “em uso”, mas por pouco tempo, logo encontram os seus locais definitivos (ou a lixeira também).

Com arquivos eu tenho metodologia, pq eu fiz parte da equipe q implantou ISO 9001 numa ex-empresa há alguns anos. Então levei muito dessa organização pra minha vida. Inclusive no q se refere a backups.

E-mails tenho filtros, mas no Gmail acabo não apagando nada, a não ser qd é um spam q cai na caixa de entrada.
Devo ter pouco mais de 25 mil emails nessa caixa, uns 1700 não lidos e q eu preciso fazer uma limpa (faço 1x por ano).

Já fui mais neurado com isso de e-mail, mas hoje eu relaxei.

Eu criei filtros com os endereços e o GMail que organize pra mim. hahaha

Depende do ponto de vista, eu me acho razoavelmente organizado, mas você poderia discordar.

Sobre e-mails, raramente deleto, somente os de spam

Já sou extremamente organizado por natureza (não ao ponto de ter TOC, graças a Deus), logo, com relação ao mundo digital não é diferente.

Arquivos offline, no meu HD, todos separados por pastas e divididos em categorias bem definidas. E sempre fico dando uma olhada no que precisa descartar/mover. Também tenho backup de todos eles em HD’s externos e uso o programa GoodSync para sincronizar periodicamente. Excelente software, por sinal.

Quanto a emails, tudo o que não for de suma importância, vai pra lixeira. Também já criei várias regras pra organizar a distribuição e organização automática em categorias.

Até mesmo em tarefas cotidianas eu organizo com o app Microsoft To-Do, que é automaticamente sincronizado com o Samsung Calendar e fica aparecendo, por ordem, num widget na home screen do meu celular.

E por falar em calendário, tenho também categorias para cada um: reuniões do trabalho, que são adicionados automaticamente, quando recebo o email, compromissos pessoais, controle de datas (atividades que são feitas periodicamente) e aniversários. Todos com uma cor diferente pra facilitar. Tenho lembretes dos aniversários de todos os amigos próximos e familiares no calendário da Microsoft que se repetem anualmente e me lembram um dia antes, e aparecem com semanas de antecedência no widget que citei acima e na Live Tile no PC.

Com relação a streaming, tenho todas as minhas playlists no Youtube e Spotify bem organizadas, com nomes e capas bem definidas e personalizadas. E com músicas e áudios offline, assim como a grande parte dos arquivos do meu PC, nada de nomes do tipo “1-fulano–musica_tal.mp3”. Todos são renomeados com nome e artista até mesmo nas propriedades do arquivo. E, dependendo do artista, são poucos de que tenho muitas músicas, ponho até a capa do album no arquivo com um programinha chamado mp3tag.

E quanto a notas, nada melhor que o bom e velho OneNote, que organiza tudo de forma fácil e prática e sincroniza de forma perfeita em todos os meus dispositivos.

No meu celular, alguns contatos e aplicativos possuem toques personalizados e diferentes pra eu já saber de quem se trata, quando liga, e de onde vem a notificação.

Esqueci alguma coisa? Se sim, deixa pra lá, enfim, o comentário já ficou muito grande, haha. Só compartilhei da minha experiência (que se fosse pra começar a ser assim hoje, provavelmente não conseguiria, já faço isso desde criança, então já estou acostumado).

2 curtidas

Eu me considero uma pessoa organizada digitalmente.

Os e-mails que recebo, depois de lidos, são categorizados em pastas e, se muito importantes, com flags.

Na agenda de contatos, todos tem nome e sobrenome, os telefones todos têm código de país e de área.

No WhatsApp, conversas muito antigas são arquivadas.

Tenho calendários distintos para eventos (normalmente apenas os importantes) pessoais, de trabalho e de família.

Só estou precisando dar uma organizada nas minhas pastas de arquivos que estão um pouco bagunçadas.

Eu também não. Só apago spam que vai para a caixa de entrada e e-mail de newsletter. O resto categorizo em pastas.

Antes da era do streaming (aka torrent) eu também fazia isso. Todas as tags preenchidas (mas no iTunes): título da música, artista, álbum, capa do álbum, número da faixa, número do disco, letra, gênero, compositor e às vezes até a gravadora :face_with_hand_over_mouth:.

Quanto ao nome do arquivo em si, o iTunes mantinha organizado para mim.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.