Vocês gostam de usar os atendimentos automatizados das empresas?

Na opinião de vocês, atendimento automatizado é melhor que atendimento humano? Outra dúvida, vocês recorrem às perguntas frequentes, antes de falar com a empresa?

Particularmente, amo resolver problemas ou fazer solicitações através de chatbot. Outra coisa que costumo fazer é consultar a parte de perguntas frequentes antes de entrar em contato com uma empresa.
Pra mim, quanto menos contato com atendentes humanos, melhor! Pois é muito mais rápido e conveniente.

2 curtidas

Depende muito sobre o que quer resolver.

Por exemplo:

Todos os meses entro na TIM para buscar o código de barras do telefone da minha sogra. O sistema é automatizado. Resolve 100% o meu problema.

Agora se você precisa resolver alguma coisa que não se encaixe no sistema automatizado, aí ferrou!

Algumas colocam no nr 9 o atendimento por um funcionário.

Quando isso não existe (alguns bancos digitais, Mercado Livre, Mercado Pago, Amazon, …) você se lascou.

Vai penar.

5 curtidas

Passei por isso com a Americanas, tentei falar com alguém sobre um produto que veio errado e não consegui, ai como tava nos 7 dias ainda, eu fiz uma devolução mesmo.

1 curtida

Depende do problema. Em geral, pra banco, é inútil. Sempre que tive problema em banco, só poderia ser resolvido através de atendimento humano. E fica um bot atrapalhando até vc conseguir falar com um humano…

2 curtidas

Atendimento automatizado ainda está bem longe do humano, evito o máximo, eu prefiro olhar as perguntas com respostas, acho bem melhor. Se as empresas não colocasse só as perguntas mais frequentes, mas colocasse todas, categorizasse melhor e fosse acrescentando, seria melhor ainda

Depende muito…

Chat bot que não resolve PN vs humano que não entende PN… ambos são um porre.

Odeio. Apenas encheção de saco até chegar no atendente. E o pior: o chatbot nunca resolve problemas e ainda dificulta o atendimento necessário (Santander cof cof)

2 curtidas

Se a empresa ja falhou em eu conseguir resolver o problema atravez do site ou do aplicativo sem precisar falar com ninguem então eu quero ser atendido por um humano logo, pq não tem nada que um chatbot possa resolver que não deveria ter uma opção em um painel de configuração qualquer.

7 curtidas

MP e ML tem sim, inclusive falei com eles ontem e contando demora uns 3 minutos só.

1 curtida

Como já dito por várias pessoas, depende muito.

Eu tenho convênio da Unimed, o aplicativo deles é terrível e o site consegue ser ainda pior, mas o chatbot da Unimed pelo WhatsApp é muito eficiente. Sempre que preciso agendar uma consulta vou direto no WhatsApp.

Porém, com apps de banco os chatbots só serviram para fazer uma triagem e me jogar para o atendente do setor correto. Acho que nunca tive um problema solucionado via chatbot de banco, inclusive pela Nubank tive até que falar via telefone.

Quando eu usava convênio do Bradesco a cobertura era muito melhor que a Unimed, mas o atendimento via chatbot e via telefone era sempre terrível. Pra conseguir resolver um problema de reembolso eu tive que ligar 6 vezes e sempre tinha que aguardar entre 15 e 40 minutos para ser atendido.

A empresa de ônibus Itamarati também tem um chatbot bem inútil e quando peço para falar com um atendente, geralmente demora horas para eu ser atendido. Aí o atendente aparece e se eu demoro 5 minutos para responder eles cancelam o atendimento, então tenho que abrir novamente o chatbot e aguardar mais algumas horas, para então eles dizerem que eu tenho que ir presencialmente em uma rodoviária resolver o problema. Aí fui na rodoviária a noite para eles dizerem que tenho que ir em horário comercial. Abri reclamação no Reclame Aqui e me disseram que é isso mesmo, que preciso ir em horário comercial…

Depende do problema.
Se for para pegar uma segunda via de boleto, atualizar dados cadastrais, essas coisas eu prefiro atendimento automatizado (preferencialmente chat bot)
Agora se for para uma solicitação de suporte técnico o atendimento automatizado não presta.

Só quanto é chatbot, geralmente funciona bem, além de ser rápido.
Já por telefone eu acho um pesadelo, principalmente quando vc tem q falar com o bot (tipo a “”“IA”"" da Tim) pq aí só aumenta a chance de não te entender ou simplesmente não ouvir e o tempo na linha só aumenta desnecessariamente.

Como já falaram, concordo que chatbots podem ser úteis quando buscamos algo muito óbvio. Mas também acho que uma interface intuitiva com botões e menus faça a mesma coisa de forma mais rápida e eficiente.

Tenho a sensação de que a maioria dos chatbots é feita pensando em quem não consegue buscar informações básicas. Acaba sendo parecido com muitos atendentes humanos que, depois de você falar sobre um problema super complexo, te oferece uma solução básica e óbvia.

Também acho que é por aí mesmo. Pra procedimentos comuns, normais e regulares, pode até ser (mas podiam/deveriam incluir essas opções em outros canais de atendimento).

O problema é que chatbot virou fachada pra economizarem com callcenter, e ficam usando o bot pra evitar que o cliente fale com um atendente (por que custa).
Já vi até TUTORIAL de como fazer o chatbot do C6 passar a conversa pra um humano, tamanho inferno que é aquele chatbot.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.