Vocês fazem uso do débito automático no pagamento de serviços?

Cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça.
Eu tenho o mesmo receio com minhas contas. Já confiei uma vez em operadora e depois dessas cobranças abusivas eu nunca mais cadastrei no débito automático.

1 curtida

Nossa, mas eu nunca tive problema com DA. Eu sempre coloquei quando usava o Santander e depois passei pro Itau e sempre ok. O itau me mostra antes do vencimento os pagamentos futuros mas sempre fico de olho no email. O que dá pra fazer também é definir um limite máximo pra cada contrato então sem pegadinhas.

Rapaz, legal isso aí ein, gostei. Só fico pensando aqui como é que eles ganham dinheiro com isso ?? :eyes::eyes::eyes:

4 curtidas

pelo que vi tem Cielo e Visa por trás, de bobo não tem ninguém ali

2 curtidas

Praticamente nada eu pago em debito automatico. Minha meta é pagar tudo o que for possivel via cartao de credito, para assim acumular milhas

1 curtida

Eu queria por minha Net Virtua pra ganhar o desconto de mais 10,00 reais.
Atualmente só tenho a banda larga e pago 84,00 por 35mb (ganhei esse valor na retenção).
Se eu colocar no débito automático, pago só 74,00.
Fico com receio, pois já tive problemas sérios com faturas de cartão de crédito no Banco do Brasil, que eram pagas em débito automático.

É só ficar de olho. Senão cobrar, você paga. Coloca um limite na conta, 100R$ (já que é só 84) e nunca vão te cobrar a mais. Uns dias antes de vencer você pode ver a conta que vai ser pagar também (aparece nos pagamentos futuros)

2 curtidas

Débito automático compensa se você souber monitorar o que está pagando. Por exemplo, você precisaria ter uma lista com todas as contas/valores/dias anotados e conferir.
Se esquecer de conferir, ás vezes não dá problema, ás vezes dá problema.

Meu pai, sempre teve as contas em débito automático, ia completar 30 anos sem problemas (sempre usou santander), até que a companhia de água resolveu não fazer a leitura em março e abril por causa da pandemia. Mas quando fez a leitura em maio, ela cobrou de 3 meses, e considerando que a cada 10m³ o valor mais do que dobra, pensa na fatura (a saber 10 m³ = 40 reais, 20 m³ = 95 reais).
Saiu briga feia aqui em casa, mas quando descobrimos o problema e fomos atrás para resolver, foi necessário botar no pequenas causas.

Então é algo que você precisa avaliar.
Já teve problemas com o serviço antes ? Tome todas as precauções necessárias antes de colocar em débito automático e lembre que mesmo assim você pode passar perrengues.

1 curtida

Tenho o da Claro banda larga e nunca tive problema. Eles sempre enviam a fatura por email com bastante tempo de antecedência, se tiver qualquer problema de todo jeito eu já teria que entrar em contato, então é uma conveniência bem vinda, além do desconto.

2 curtidas

Exato. As opções caso a conta venha errada são:

  • Contesta a conta junto à operadora
  • Paga a conta mesmo estando errada
  • Não paga a conta, corre o risco de ter o contrato rescindido e nome inscrito nos serviços de proteção ao crédito

Pra mim esse cenário se aplica com ou sem débito automático. Já que a conta vai ser conferida de qualquer maneira por boleto, uma vez que o OP está tão receoso dado o histórico da operadora. Logo, cadastrar a conta em DA vai ser mais vantajoso dado o desconto mensal.

Basta suspender o débito caso tenha que contestar a conta e pagar a conta corrigida via boleto.

E de bônus tem o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor:

Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, acessado em 03 de agosto de 2020.

6 curtidas

Com o dólar a mais de 5 reais, foi-se o tempo de acumular pontos no cartão, mesmo com os top tipo Porto Seguro. No meu caso pagar 20 reais a menos por mês no débito vale muito a pena, mesmo que tenha esse aborrecimento.

1 curtida

É o que o @gusta falou, independente de vir errado ou não, você vai ter que pagar porque você não sabe se a contestação vai ser a seu favor ou não, e deixar de pagar enquanto espera não é a melhor opção.
Paga, contesta, entra no pequenas causas e receba o valor pago a mais em dobro e com correção monetária.
E aproveita pra ganhar os descontos que oferecem pelo débito automático.

Só lembrar de sempre checar as cobranças pra saber se precisa contestar ou não.

1 curtida

Já trabalhei muito tempo como suporte pra confiar em débito automático da maioria das empresas, sem falar que um erro grande ali pode ter um impacto bem grande, imagina que tu ta contando com uns 500 conto que tem lá pra comprar alguma coisa e a operadora erra um “0” na sua cobrança e te manda pro cheque especial … prefiro pagar no boleto ou recorrencia via cartão de crédito, normalmente tu não conta com o limite do crédito pra muita coisa

1 curtida

Mas você entende que isso não é um problema do banco ou do débito automático nem do setor financeiro da empresa ??? É só uma questão de gerenciamento (ainda tá nos juizado? senão conta como ficou)

Isso não faz sentido porque você pode travar o valor máximo da conta.

E eu acho que não consigo imaginar algo que vem entre 500 e 5000 todo mes e que esteja em débito automatico

1 curtida

O Meu range era outro hahaha, era de 50 a 500

Aqui eu sempre prefiro pagar em débito automático. Nunca tive problemas com cobrança indevida… O que tenho problemas de vez em quando é com falta de cobrança… Chega no dia, o banco não paga a operadora, e eu vou descobrir isso só uma semana depois quando a operadora começa a ligar pra avisar que a conta não foi paga.

Ou seja: Eles erram, mas quando erram é pra “menos”, o que é menos mal.

2 curtidas

LeandroCSC…
Não caia na tentação do débito da OI em nada, conselho de quem está ainda esperando resultado do processo que já leva mais de 3 anos.

1 curtida

Sim, e gostava muito que no Santander tinha um serviço que podia definir limite para débito automático, aí se viesse uma conta muito alta, ele não debitava. Tipo acima do limite que tu estipula ele exigia tua autorização para debitar, já dentro do limite funcionava o débito automático padrão.
Mas depois de um tempo eu ficava aflito de ver que a conta vinha no dia 01 por exemplo e só era paga 5 dias depois. Aí me dava tanta agonia que eu pagava manualmente antes. hahahah

1 curtida

Só recomendo débito automático quando o valor é sempre o mesmo, digo quando não tem variação por ligações, etc.

No caso da Oi Fibra recomendo cancelar a linha telefônica ou bloquear fazer ligações e tudo que der, para que a Oi não lhe cobre nada a mais, pois se tiver pago a mais, até te devolverem o dinheiro ficou com grana perdida por 2 ou 3 meses.

Tirando isso acho uma vantagem grande pois não corre risco de esquecer de fazer o pagamento e acabar pagando multa.

1 curtida

Minha tia ta com o nome sujo na Oi por conta de um golpe deles! Plano cancelado no meio e cobraram 500,00 de multa por cancelar. =( Agora tá em 700,00 e subindo a dívida.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.