Vocês costumam ver cabos de Internet cortados em sua cidade?

Onde moro, vejo isso todos os dias. Dá uma revolta ver isso acontecer com um serviço tão essencial.

3 curtidas

Na minha cidade aconteceu muito quando uma empresa pequena começou a fibrar a cidade inteira. Eles até falaram pra alguns clientes que era a mando de uma operadora grande que tinha monopólio.

De uns tempos pra cá estabilizou. Só acontece isso quando um desavisado vai fazer poda em árvore.

2 curtidas

Aqui a cidade é pequena e só tem 3 provedores FTTH + Oi por fio telefônico, além de as redes serem relativamente novas (a mais velha é de 2018 ou 2017), então tirando os fios telefônicos da Oi, ainda não tem um monte de cabo desativado e pendurado nos postes, esses que costumam fica caídos por ai, pq rebentam e ninguém nota e nem vem limpar.

2 curtidas

Tão bom ver nossos impostos bem investidos.

Prefeitura só é responsável pela iluminação publica (só a parte da lâmpada, não pode mexer no resto do poste), os postes são das empresas de energia, e a maioria dela são privadas, impostos passam bem desse setor hoje em dia.

5 curtidas

Tinha me esquecido dessa. Mesmo assim fico meio inconformado, mês passado teve um caso de uma criança eletrocutada em um desses fios soltos que não foi desligado/removido direito na minha cidade.

2 curtidas

Em Pernambuco (ou RN, não lembro) a concessionária elétrica sabota a regularização dos cabos a mando dos grandes provedores regionais (relato de um advogado) e os prejudicados acabam tendo sua rede inteira picotada. Em São Paulo a concessionária começou a cortar os cabos “regularizados” que não seguem as normas técnicas (vídeo).

Aqui em Belém a maioria dos provedores é irregular e a concessionária não liga muito (eles seguem algumas normas óbvias, deve ser por isso). Ela só corta quando algum provedor resolve regularizar, aí na vistoria técnica eles acabam cortando os cabos dos concorrentes que não regularizaram. Foi o que aconteceu no meu provedor essa semana, como é barato bagarai o aluguel dos postes (apesar do preço de cada poste ter aumentando em 35%, graças ao atual governo e sua economia desastrosa), então resolvi iniciar já regularizado junto a concessionária de energia. Eles fizeram a vistoria em Abril e resolveram cortar os cabos irregulares dos meus concorrentes semana passada, cortaram até o cabo regularizado de um grande provedor daqui, mas que utiliza outro nome nas plaquetas de identificação.

Fora do mundo da fibra óptica, os cabos metálicos da OI aqui em Belém são um perigo constante. Vários deles estão abandonados e alguns estão encostando no chão ou em uma altura fora do padrão da concessionária e que oferece risco a população. Ainda bem que esses cabos irregulares da OI ainda não mataram ninguém, mas oportunidade pra isso é o que não falta.

Os noias deveriam fazer um mutirão pra roubar os cabos metálicos da OI, seria um favor pra empresa, já que a OI Fibra está presente na maioria dos bairros e os cabos metálicos só dão prejuízo e dor de cabeça a empresa, além de sujar a cidade. :v

1 curtida

Tem lugares que passa tranquilo de 50 cabos nos postes, não tem como tudo isso tá dentro das normas, os postes não foram feitos pra tantos cabos e caixas de emenda, as cidades e as concessionarias elétricas tem de bota ordem nessa zona mesmo, já passou da hora de começarem a enterrar essas fibras nas avenidas e estradas principais.

1 curtida

Inclusive tem uma lei que determina que toda rede de fios seja subterrânea. Mas no ritmo atual, isso levaria uns 200 anos para acontecer.

1 curtida

200 anos? como tu é otimista

Na minha cidade a muito tempo atrás a Oi gastou uma fortuna enterrando cabos (fim do mundo de 20 mil habitantes), ai vieram as regionais e é tudo pendurado nos postes. Ainda não tá um caos, mas se vierem mais provedores pra cá vai se tornar.

3 curtidas

Fio de cobre sim. Mas não necessariamente de Internet.

1 curtida

Inclusive, a Enel trocou um poste no lado de casa, e pá, telefone, NET, Vivo e tudo que passa pelo poste fora do ar. Segue uma foto…

3 curtidas

O problema é que enterrar a fiação cria uma barreira de entrada enorme pros provedores pequenos e é uma ótima desculpa para os provedores maiores nunca atualizarem a rede.

1 curtida

Esse negócio de postes e direitos de passagem ainda vai dar muito pano pra manga, e volta e meia rende treta entre as concessionárias, a ANEEL e a Anatel e as empresas de telecom.

2 curtidas

Aqui em Guarulhos quando a Prefeitura quis passar um anel de fibra percorrendo a cidade para ligar UBS e escola a EDP queria cobrar por poste usado para isso, então a prefeitura foi e usou se +4 do uno e disse que se era assim então a EDP deveria pagar o IPTU da area que os postes usam e seria 1m² por poste, na mesma hora a EDP deixou a prefeitura passar a fibra sem cobrar nada.

9 curtidas

A prefeitura devia ter pago o uso do poste e feito eles pagarem IPTU. Seria mais divertido.

Poderiam se aplicar as mesmas regras que meio que obrigam a liberação do uso dos postes para a tubulação enterrada. Outra alternativa seria o estado se meter e a tubulação ser da prefeitura (mas sem exclusividade de só ela poder colocar tubulação).

1 curtida

PM encontra cobre furtado da Sercomtel em dois locais diferentes (bonde.com.br)

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.