Você usa antivírus no smartphone?

Eu não uso e não vejo necessidade nenhuma!

1 curtida

Nunca usei, tanto com Android quanto iPhone

Se você tem um Samsung, você já usa um antivirus.

Não acho necessário.

Digo que depende… Se o usuário não for muito familiarizado com tecnologia (minha mãe, já idosa, por ex, entende nada), acho que vale a pena instalar uma boa solução de segurança, principalmente se usar Android.

1 curtida

Só não instalar besteira e nem de lugar bizarro que tu fica bem sem um av.

1 curtida

O melhor antivírus, é o bom senso.

3 curtidas

Eu nunca precisei usar, no Android por exemplo, basta ter o bom senso e a minima atenção de lidar com sistema, que você fica safe. no computador a atenção deve ser vista com mais rigidez, desde que parei de usar qualquer tipo de antivírus no PC, não tive 1 problema sequer.

Não necessariamente, eu tenho e não uso, é só não ativar.

Agora, o que é considerado um antivírus? Apenas o que se instala? Não se considera o Google Play Protect como um? Afinal ele verifica os apps instalados e o dispositivo… E acredito que todo Android atual tenha.

1 curtida

Quais são os vetores de risco que um antivírus bloquearia no Android?

Instalar aplicativo duvidoso é um óbvio.
Navegar pela internet tem algum risco que o antivírus bloqueia?
Andar com o bluetooth ligado tem algum risco que o antivírus bloqueia?
Conectar em wi-fi aleatório (sem necessariamente navegar usando essa conexão) tem algum risco que o antivírus bloqueia?

1 curtida

Comecei a usar depois q um programa de escaner legítimo passou a conter vírus devido a uma biblioteca de terceiros. Não lembro qual foi, mas achei melhor instalar pra tentar previnir casos semelhantes.

1 curtida

Ao meu ver não é necessário o uso de antivírus, nem mesmo no computador. Passei anos usando o Windows sem nenhum tipo de antivírus - inclusive o do próprio sistema que deixava desativado - e nunca tive problema algum com vírus ou coisas do tipo.

Na grande maioria das vezes esse tipo de aplicativo é inútil e só torna o aparelho mais lento. O melhor antivírus, como já disseram, é o próprio usuário.

Já vi gente usando 2 ao mesmo tempo, só de medo de ter alguma coisa roubada pelo app do banco. hahahahhaha

Isso é relativo.
Ser um bom usuário realmente reduz as chances de infecção.

Mas já tivemos casos de sites, como o próprio tecnoblog, onde um banner de propaganda era indicado como malware.

Eu só tenho usado o windows defender do windows 10, sem maiores problemas.

2 curtidas

Eu não utilizo, mas seria bom é uma segurança a mais, mas só vale a pena se tiver hardware sobrando para isso, intermediário pra cima, e bateria também.

Não instalo porque não uso smartphone fora do comum, que é mensageiros e um ou outro e-commerce ou marketplace (ML, eBay, Magalu)… não tenho saco pra navegar na internet a partir do smart.

O negócio no geral é ficar atento quando se instala algum aplicativo menos conhecido as permissões que ele pede. Já esbarrei com aplicativo que pede permissão pra acessar os contatos sendo que o aplicativo nem de longe precisaria lidar com eles (em teoria).

2 curtidas

No celular não uso. Acho desnecessário e pesado.
No PC, o Defender no Win10 tem sido o suficiente.

1 curtida

Eu tenho instalado o da Kaspersky já q tenho a assinatura p pc, mas acho desnecessário no celular o antivirus, só deixo instalado pq tem funções da kaspersky bem uteis como o modo anti roubo.

Não uso, acho que nunca precisei, sou daquele tipo de pessoa que acha que a melhor segurança é a sabedoria do user ao usar a net.

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.