Você usa AdBlock ou algum bloqueador de anúncio/rastreador?

É uma pergunta honesta, pois vejo muito se falar sobre ser moralmente errado usar bloqueadores de anúncios quando se navega em sites pela internet, justamente por prejudicar a rentabilidade dos sites.

Eu particularmente uso há muitos anos, seja via extensão do nevegador com ublock origin, assim como o bloqueio via DNS (adguard dns), além do próprio bloqueio nativo do navegador que eu uso (Opera).

Porém nos últimos dias eu estava refletindo sobre esse assunto. Quando eu acesso a homepage de um site qualquer, ele automaticamente carrega dezenas de rastreadores para o meu computador ou celular e que você só descobre usando extensões como Ghostery.

Se você for nos Termos de Uso e Política de Privacidade, 99% dos sites não informam o nome dos parceiros comerciais, então basicamente você tem que confiar que aquele site fez uma ótima escolha de seus parceiros, pois os seus dados não irão somente para o dono do site, mas também para dezenas de parceiros/rastreadores de diversos países com jurisdições totalmente diferentes do Brasil e seja o que Deus quiser.

Talvez os sites deveriam fazer como os sites de cerveja que antes da homepage, sempre perguntam se a pessoa tem +18 anos. Deveriam mostrar antes da homepage quem são os parceiros comerciais e se a pessoa der OK, aí sim que começa o carregamento de anúncios e rastreadores.

Atualmente é tudo ou nada. Ou você confia 100% no dono do site, que muitas vezes escolhe qualquer parceiro que aumente os lucros dele e dane-se a segurança dos dados dos usuários, ou usa bloqueador e acaba indiretamente prejudicando a receita dos sites.

Isso sem contar os sites que têm anúncios que cobrem todo o conteúdo na cara de pau, os que rodam script de criptomoeda escondido no navegador e por ai vai.

O meu maior problema não é nem os anúncios em si, são os rastreadores sugando dados e dados e enviando para não sei lá quem.

Além disso, os sites deveriam promover serviços de doação em dinheiro logo na capa, acho que muitos iriam ajudar os sites principais que usam. Seria ganha-ganha.

Qual é a opinião de vocês? Dissertem

7 curtidas

É isso que prejudica. O primeiro é o tecmundo e o segundo o gizmodo brasil.

4 curtidas

Acho interessante até pra saber a posição do TB sobre isso. Uso sempre adblock, seja celular ou PC, exatamente por conta desses rastreadores.

3 curtidas

uso, isso já se tornou parte dos navegadores, não tem como não usar.

a questão de não aparecer os parceiros, eticamente, seria bem melhor, se vai acontecer, nunca, talvez alguma empresa da Finlândia possa colocar; posso está errado, mas isso vai ser uma utopia na internet

infelizmente, a questão da doação, na internet é muito difícil, as pessoas são acostumadas que as coisas são grátis na internet; aqui mesmo na comunidade, vc ver pessoas serem contra direito autorais e a favor de pirataria, mesmo que alguns pontos são meio que absurdos, outros nem tanto, mas você não vê as pessoas falando de ajudarem alguns projetos ou de doarem seu dinheiro ou mesmo tempo para ajudar no desenvolvimento, o que vc vê são reclamações de que os projetos grátis ou open source são ruins ou somente esteticamente ruim. pode colocar, mas não vai ter muito sucesso, quem tem o costume de doar já acostumou em ir no final da tela.

sobre os rastreadores, isso é uma briga de gato e rato e não tem muito o que fazer, já que são os dados que são rastreados são os que dão mais dinheiro na internet e que garante que muita coisa seja grátis

1 curtida

Uso NextDNS para gerenciar queries somente, antigamente eu bloqueava tudo relacionado ao Google Adsense, deixo rodando por causa do Tecnoblog, mas quando se trata do OUTRO mundo, meto-lhe Adblock e fod*-se, paciência tem limites.

De resto eu nem preciso bloquear nada, pois Youtube Premium, Spotify Premium e Google One eu assino com todo prazer, embora um pessoal aqui ache que somos obrigados a aceitar abuso de detentor de direito autoral só porque quem ele explorou vai continuar sendo explorado não “recebendo” nada.

3 curtidas

Exatamente.

A maxima Internet é: Ou assista anúncios (e tenha seus dados secretamente vendidos) ou pague pra usar o serviço.

E as pessoas não querem nenhum dos dois, acho incrível como a maioria das coisas continua funcionando.

3 curtidas

Estava navegando hoje por vários sites brasileiros, principalmente os grandes portais de notícias sem adblock e percebi que ainda continuam em massa com anúncios das empresas Taboola e Outbrain que se passam por notícias reais para gerar cliques.

Mesmo em 2020 um site brasileiro já ter feito uma matéria a respeito: Jornais faturam com anúncios picaretas disfarçados de notícia

Ou seja, nada mudou. Continuam focando só no lucro e dane-se os usuários.

7 curtidas

Isso sem contar quando eles não jogam limpo com os usuários, que já se tornam atividade comum para muitas empresas. O próprio Avast foi descoberto vendendo dados dos usuários para terceiros: Antivírus Avast é acusado de vender dados de milhões de usuários, diz revista - Jornal O Globo

Quem tentou colocar um padrão mais saudável para os anúncios aceitáveis nos sites foi o google com o “bloqueador” de anúncios do chrome que bloqueava anúncios invasivos. Antes disso era salve-se quem puder. Vários sites com anúncios tapando a tela e tentando lucrar ao máximo com anúncios que rodam vídeos automaticamente.

2 curtidas

Imagino eu, que as coisas continuam funcionando porque têm muitas pessoas contribuindo nas comunidades de projetos, programas, etc. e que mantém boa parte da internet funcionando ou criam a estrutra para internet funcionar, o kernel Linux e o Mastodon são uns bons exemplos. Da maiorias reclamarem das duas hipóteses são as mesmas que não contribuem com tempo ou dinheiro.

Não vai mudar, a internet é paga com isso, só que no meio tem esse absurdo.

Na notícia mesmo que vc postou, o programa Autoesporte é um bom exemplo de propaganda disfarçada de matéria jornalística, maior parte das matérias são publicidade, publicidade meia boca

1 curtida

Uma vez em 2021 eu avisei ao Google de um aplicativo que estava e ainda está na playstore usando a api do youtube para música (similar ao spotify music premium). Ele funciona com a tela desligada, sem anúncios, etc. Literalmente concorrendo com os premiums da vida de spotify, youtube, deezer, etc, porém grátis. Usando a API do youtube para os áudios e as imagens das capas dos álbuns eram carregadas da API do Deezer. E ainda por cima o aplicativo permitia assinar uma versão premium dele, em que eles liberavam as letras das músicas. Eu analisei o código e vi que nada mais era do que carregar no google.com os termos "música+nome do artista+lyrics), ou seja, usando os servidores do google mais uma vez, além do carregamento das músicas, que de tabela fazia o google pagar direitos autorais sem que fosse ressarcido por isso.

Eu avisei ao youtube e ao Deezer sobre o aplicativo estar literalmente infringindo as regras da API deles. O Deezer disse que iria apurar. O youtube respondeu dizendo que tinha detectado, porém que por decisão deles, não iriam fazer nada.

Resumo da ópera: O aplicativo ainda está lá na playstore até hoje, sendo atualizado como se nada tivesse acontecido, usando a API de ambos.

Nem elas levam a sério isso.

Só o Spotify que leva a risca mesmo, qualquer aplicativo infringindo a API deles, eles cortam. Usuários usando aplicativo modificado, eles banem. Então no caso do Spotify que claramente tenta bloquear todas as irregularidades, eu acho muito errado usar um spotify mod apk dele.

Youtube, além desse exemplo que eu dei acima, está cheio de aplicativo opensource no F-droid usando a API deles com as mesmas funções do youtube premium e do youtube music premium e também não fazem nada. Assim como o Youtube Vanced que o youtube faz vista grossa. Basicamente a API do youtube/music é muito mais permissiva, fora a total vista grossa que eles fazem mesmo sendo avisados quando há irregularidades.

Por isso, pode até parecer igual, mas usar um youtube vanced da vida ou um aplicativo opensource do f-droid com api aberta do youtube é diferente de um spotify modificado. Justamente porque o tratamento dado pelas empresas é totalmente diferente. Uma ignora totalmente mesmo quando avisada, já a outra combate sempre que pode.

3 curtidas

Uso Adblock em todos os sites. Entendo o lado do criador de conteúdo que precisa dos anúncios, mas estou numa fase em que a minha sanidade mental é mais importante. Não ligaria de pagar uma assinatura para acessar alguns conteúdos, mas teria que ser algo que me oferecesse a mesma comodidade de um Spotify da vida.

3 curtidas

Carvalho, sabia que a Google gostava de perder dinheiro, mas não imaginei que fosse tanto.

Fora que por ser dentro da própria deles nem precisavam abrir processo nem nada, era só banir o desenvolvedor alegando irregularidade (que no caso tem mesmo).

2 curtidas

A resposta exata do google foi "We’ve reviewed your submission and decided not to track it as a security bug, as we are already aware of this issue - This application has been reported to us in the past."

Ou seja, já tinham reportado antes e eles já sabiam antes. E está lá até hoje firme e forte na playstore.

Por isso que usar youtube vanced e apks opensource do f-droid com api do youtube é totalmente diferente de usar um spotify mod ou piratear filmes de Hollywood, por exemplo.

2 curtidas

Eu já desisti de desbloquear vários sites, incluindo o Tecnoblog, pelo uso abusivo (não sei se atual) do hotwords e daquela desgraça que fica gerando pagina infinita de posts “relevantes”… (Post sobre digamos, iPhone… tinha posts “relevantes” sobre perda de peso, aposta, como comprar substancia ilegal/uso controlado no Brasil, um monte de clickbait sobre mudança de vida, etc…)
Acho que o segundo é o Taboola ou algo do genero…

1 curtida

Perfeito, as big techs fazem vista grossa pra caramba, mas desonesto somos nós brasileiros fodid*s que pirateia, só ver de exemplo ai o Windows, povo dando um rim pela licença do OS na hora de comprar um computador atoa!

Inclusive, o próprio Spotify embora seja combativo em relação a burlar o app deles, um simples bloqueio via DNS era mais que suficiente pra evitar que os ads rodasse, não sei hoje em dia.

Eu tbm não ligaria de pagar se o valor for razoável, hoje em dia o Tecnoblog é o único site brasileiro que entro quase que todos os dias pra ficar informado sobre o mundo tech, pois aquele chorume inominável depois que mesclou com 3000 mil sites da rede deles, ficou insustentável!

Eu mesmo só deixo rodando Google Adsense aqui no TB, pois o Taboola e cia foram tudo bloqueado, com todo respeito a equipe TB.

2 curtidas

Não sei quanto ao Spotify para windows, mas o Spotify do Android não dá para bloquear via DNS. O domínio que eles usam para ads é o mesmo do serviço haha bloqueio de ads só usando apk modificado mesmo ou usando alguns apps da playstore que silenciam os anúncios do spotify quando eles tocam. E que também são permitidos, porque aí o preju não é do Spotify e sim dos anunciantes dele. É uma hipocrisia generalizada.

1 curtida

Não serei hipócrita de falar que não uso só pq estou postando aqui no Tecnoblog. Uso e não deixarei de usar.

Já me acostumei tanto que chega a ser extremamente desconfortável navegar pela internet sem um bloqueador de anúncios. No celular era onde eu mais sofria, chegando a me ver obrigado a pagar pela assinatura anual do VPN do AdGuard pra iOS que funciona muitíssimo bem. Quando migrei pro Android, o navegador da Samsung já era suficiente pois possui extensão para bloqueadores, então instalei e ficou perfeito.

Entendo que é uma das formas de fonte de renda de muitos sites, mas não souberam fazer isso de uma forma que não estrague a experiencia de navegação do usuário então sinto muito.

1 curtida

Você pode falar o nome do app? Só para eu evitar de baixar

3 curtidas

Tanto no IOS quanto no Android você pode colocar um dns privado nas configurações, como por exemplo do adguard dns, que é gratuito e vai bloquear os rastreadores não só dos sites de dentro do navegador, mas de todo o celular, inclusive do google no Android e da própria fabricante (Samsung, xiaomi, Motorola, etc) ou da apple

1 curtida