Você tem saudade do Google+ (plus)?

Alguém tem saudades do Google+ ? Talvez seja hora do Google iniciar algum projeto como rede social de textos e fotos? (não falando do YouTube).

Acho que a Google tem coisas mais importantes para focar.

Google+ foi a rede social que eu mais tive seguidores, foram mais de 16k
Eu gostava, mas acho que nunca chegou aos pés do Orkut, o Orkut foi de longe minha rede social favorita.

Eu gostava bastante do design do Google+, principalmente aquelas animações na parte dos círculos.
Algo que eu também gostava no início do Google+ eram os Hangouts.

E honestamente, não acho que o Google tenha alguma chance de fazer uma rede social dar certo. Mesmo quando tem algo dando certo eles dão um jeito de estragar.

4 curtidas

Ah… pra ser bem sincero, nem lembrava que esse flop existiu…

1 curtida

A rede tinha um conceito bacana, mas forçar o uso dela goela abaixo de todos os serviços do Google, ao meu ver, foi o principal erro. De uma noite pra outra você tinha que ter uma conta no Google+ rede se quisesse comentar no YouTube, no Blogger e em outros serviços que antes funcionavam normalmente sem ele…

4 curtidas

Tinha isso mesmo. :frowning:

Eu também gostava.
O que seria coisas mais importantes se tudo gira em torno do SOCIAL? @gfc
Hoje em dia, até as grandes corporações estão trabalhando com redes sociais internas, justamente para essa interação, exemplo disso, o Yammer.

Nem fiquei sabendo que acabou.

Como assim tudo gira em torno do social? Por essa lógica, toda empresa de tecnologia tem que ter uma rede social? Se o Google+ fosse de alguma forma relevante para a estratégia da empresa, ele ainda existiria. Se acabou, é porque não gerava valor suficiente. Só para citar, uma coisa mais importante seria a IA, que pode impactar toda a principal fonte de receita da empresa.

O pouco de apelo que rede social corporativa tem é o fato de poder ser “forçada goela abaixo” dos funcionários. Nunca vi ninguém que resolveu por conta própria utilizar esses serviços. Inclusive, duvido muito que o Yammer tivesse alguma relevância se não viesse de graça no MS 365.

Era muito boa no começo, foi a primeira vez que uma rede social me fez conhecer e conversar com tantas pessoas, aquele recurso círculos era de fato fantástico!! Aos poucos o google foi estragando(chegaram até matar os círculos) e enfim limitou ao corporativo tentando fazer um tipo de teams da microsoft, e foi lamentável o que o google fez, matou o orkut para fazer o G+ e matou o G+, facebook nem precisou brigar porque não tinha rival.

Orkut existia sem Google e não era uma simples rede social, Google comprou Orkut, Google encerrou Orkut para investir em uma nova rede social reinventada(afinal concorrência de peso Facebook e Twitter), Google irritou geral com uma adesão obrigatória a essa rede social, a nova rede social não foi capaz nem de suceder a antiga, Google FALHOU.

Não tem nada desse papo de relevante para negócios e estratégia, eles tinham uma rede social e mataram por incompetência, simples. Na sua fala você passa a ideia que o Google não tinha interesse social ou de redes sociais e do nada lançou o G+ para testes viu que não era viável e simplesmente recuou, o buraco é mais embaixo.

Você está supondo coisas que eu não disse. O meu ponto é que nenhuma empresa mata um serviço se ele for relevante ou estratégico, nem que seja a longo prazo. Pode ter sido por má gestão ou por qualquer outro motivo, mas, em algum momento, a liderança viu que não fazia mais sentido dedicar recursos para o serviço.

Acredito que você não entende o conceito de SOCIAL. Para você o conceito de SOCIAL = Rede Social (site, lugar aonde as pessoas jogam conversas foras). Conceito de SOCIAL, que toda empresa precisa ter entre o relacionamento com os funcionários e também com os clientes. Seja ela de uma forma ou outra.

Aqui, Comunidade Tecnoblog, é um lugar para socializar, um lugar para comunicação.

Bem presunçoso da sua parte falar uma coisa dessas, então só vou me retirar do tópico. Sinto muito pela perda do seu querido Google+, um dia você supera.

Ah, pior que eu lembro dessa desgraça. Foi a época que eu larguei um esadof nos comentários do YouTube. O Google tava tão cego por usuários que arruinou diversos serviços… foi nessa época que eu abandonei o Blogger tbm. hahaha

2 curtidas

Na verdade o Orkut morreu pois nunca deu lucro e nos últimos anos a audiência dele só diminuia.
Nunca conseguiram monetizar o site de uma maneira inteligente com anúncios direcionados como o Facebook fez.

O Orkut quase não tinha anúncios e os aplicativos como Colheita Feliz usavam sistemas de transação própria. Eles poderiam ter lançado uma ferramente de pagamento própria e ganhar dinheiro em cima de cada transação dentro dos aplicativos, algo como as lojas de aplicativo (Play Store e Apple Store) fazem.

Outro problema é que o Orkut perdia muito dinheiro com processos. Na época ainda não existia o Marco Civil da Internet, então era difícil ganhar um processo contra o usuário, geralmente quem se ferrava era a plataforma e o usuário que cometeu o crime saia impune.

Até o Rubinho recebeu R$200.000 reais processando o Orkut
image

2 curtidas

Só discordo dessa fala , por que pq pra mim isso é passar pano, ainda insisto que foi incompetência do Google, da mesma forma twitter devia ter morrido a anos.

Mas isso eu concordo.
O Orkut nunca deu lucro por incompetência do Google, como eu disse, eles poderiam ter feito anúncios direcionados usando a base de comunidades dos usuários, algo semelhante ao que o Facebook fez usando como base as páginas que os usuários seguiam e assim traçar um perfil do usuário.
Os aplicativos (Colheita Feliz, Café Mania) poderiam ter uma ferramenta de pagamento do próprio Orkut, onde as transações seriam feitas pelo Orkut e o site ficaria com uma porcentagem das vendas.

Tinham várias formas de monetizar o site, mas o Google nunca se esforçou pra isso. Nem mesmo um perfil premium eles tentaram fazer, poderiam vender mais espaço para amigos já que o limite era 999 ou então vender temas pro perfil, parece que nunca tiveram interesse em fazer o site dar lucro.

Só o novo Orkut que tinha anúncios e era apenas na página inicial, como você pode ver abaixo um anúncio do Chrome.

1 curtida

O orkut só era popular aqui e na índia, fora era MySpace que fazia sucesso, além de outras redes regionais como a VK na Rússia e o Mixi no japão.

1 curtida

Sim, o VK inclusive tinha o formato de comunidades bem semelhantes ao Orkut.
Não sei se foi o Orkut que copiou o VK ou o VK que copiou o Orkut, mas depois o VK também copiou o modelo de grupos do Facebook.

Hoje em dia eu considero o Reddit o melhor substituto do Orkut, as “comunidades” dele são bem feitas e a rede social se resume a isso. O Reddit também é da mesma época do Orkut e Facebook, ele surgiu em 2005.

E o MySpace nunca foi gigante, em 2008 o Facebook já tinha tomado o lugar dele e explodiu em popularidade, em 2009 o Facebook já tinha 4x mais usuários que o MySpace.
No pico de sucesso do Orkut ele chegou a ter quase a mesma quantidade de usuários que o pico de sucesso do MySpace, sendo que praticamente só o Brasil usava o Orkut, mesmo a India sendo muito populosa a quantidade de indianos no Orkut não dava nem metade dos brasileiros.

Melhor vídeo que você pode ver sobre o assunto:

1 curtida