Você tem apego aos seus arquivos digitais?

1 curtida

Olha… Até ano passado eu tinha todo o meu histórico do MSN que infelizmente foi embora junto do meu HD falecido que eu não tinha backup. Fiquei bem triste.

1 curtida

Dados que eu gerei, como textos, fotos, imagens… sim.
Coisa que eu posso achar de volta? não. hahaha

3 curtidas

Eu tenho muito apego, sou da época que pra baixar um álbum em MP3 gastava o dia todo além de que tinha que esperar chegar o FDS pra baixar, tenho minha coleção de mais de 50.000 MP3, centenas de videoclips, ISOs das mais variadas distros Linux, diversos jogos, dezenas de filmes…
Deve ter mais de 10 anos que não abro um único arquivo desses mas permanecem aqui no meu HD.

4 curtidas

Eu tenho, hoje é fácil de achar na internet, mas amanhã alguém apaga ou coloca um paywall, minha cópia local sempre me salva.

3 curtidas

Há uns 5 anos, joguei fora dezenas de CDs com coisas gravadas (programas e afins) da época do Windows 95, onde baixar qualquer coisa era demorado.
Deve ter ido junto um monte de imagens e afins da época da faculdade e coisas que eu salvava por salvar.

Hoje tudo que tenho se resume a alguns poucos HDs externos com cópias em nuvem.

Mas sinceramente? Tirando fotos e coisas de trabalho, muita coisa provavelmente eu nunca vou restaurar.

1 curtida

Música japonesa é um exemplo. Por conta de boa parte estar sob licença local, é muito difícil conseguir uma cópia online caso tenha baixa popularidade.

2 curtidas

Venho adotando o minimalismo há alguns anos e perdi completamente a vontade de ter arquivos digitais desnecessários. Tirando fotos e vídeos de momentos em família e coisas do gênero, não faço questão de guardar nada. Claro, tem muita coisa que eu ainda guardo por necessidade, mas não é algo importante (emocionalmente falando).

Eu adorava baixar música (e também era a única opção para mim) e ficar organizando manualmente, mas hoje isso não faz o menor sentido na minha vida. Não tenho nem tempo para cogitar isso, ainda mais considerando a praticidade dos serviços de streaming. Quero é poder fazer login em qualquer lugar e ter o conteúdo disponível de forma prática.

Foi falado no episódio sobre a possibilidade de que tudo que compramos de forma digital simplesmente desapareça. Sinceramente? Não gostaria que acontecesse pelo investimento feito, mas não mudaria nada na minha vida. É muito raro eu rever um filme ou reler um livro, só faço isso com alguns títulos muito especiais. Gosto de pensar que quando eu pago por um e-book, por exemplo, estou pagando pelo prazer da leitura e pela praticidade da plataforma.

5 curtidas

Pô cara, aí você me quebra com um tópico desses :sob: meu hd de meu pc tem mais de 10 anos e está aqui com tudo onqur instalei e usei…

Também tenho pavor de tocar em coisas dos outros que também tenham tanto tempo, minha prima tem um dvd da festa de 2 anos de idade dela, ela quer que eu o ripe mas; ele está arranhado, acho que vai ser complicado recuperar aquilo.

Vou tentar todas as possibilidades que eu tome conhecimento…

O que dá raiva é quando todo o Windows explorer trava simultaneamente porque se inseriu um dvd arranhado nele :rage: gostaria de testar num linux pra ver se essa mesma droga acontece também ou se é problema de Windows. :rage:

2 curtidas

Até eu ter meu filho eu achava totalmente sem sentido guardar qualquer arquivo. Hoje tenho extremo apego pelas fotos que tenho e morro de medo de perdê-las. Mas só.

Hoje até me arrependo desse desapego todo porque eu tinha fotos e vídeos de lugares e momentos que provavelmente nunca vou ter ou viver novamente.

3 curtidas

Procura alguém que venda jogos originais usados pra ver se não tem equipamento de polir esse DVD.

1 curtida

Até tenho, entretanto tirando fotos e vídeos, o resto é tudo desperdício de espaço, tenho guardado só para minha consciência saber que tá lá.

Ontem mesmo estava revisitando meus arquivos atrás de uma imagem específica. Guardo bastante coisa, mas são apenas fotos e vídeos, um grande álbum virtual. Mas tô num dilema: meu espaço da nuvem tá acabando, ficando cheio. Ou eu faço uma limpa, ou eu pago pra ter mais espaço, o que não me agrada porque vou ser refém dessa mensalidade pelo resto da vida. Comprar um HD é uma saída válida, mas me desanima ter que ligar PC pra fazer backup.

1 curtida

Idem aqui também. Minhas fotos e vídeos guardo tanto offline quanto online. Saves de jogos também. Não tem a mesma graça baixar um de terceiros.

1 curtida

Já fui mais apegado, hoje nem me importo

Save de jogo entra no dados que eu gerei. hahaha

3 curtidas

Tenho apego as fotos/vídeos pessoais obviamente, e a alguns shows de algumas bandas que guardo o arquivo mp4 ou mp3 e que não encontra em mais lugar algum.

Para esses arquivos mp3 eu fiz upload no YouTube Music e consigo ouvir pelo celular de qualquer lugar. Mas guardo o arquivo original, bem como os shows em mp4 no meu OneDrive.

Antigamente eu tinha gb e mais gb de séries e filmes, mas decidi excluir tudo pois hoje é fácil encontrar basicamente tudo nos streamings. E se tem algo que não encontro nos streamings, é fácil e rápido achar pra download nos torrent da vida.

O mesmo com as músicas, eu tinha centenas de CDs de música que ouvia no carro e no diskman, joguei tudo fora, visto que hoje está absolutamente tudo no Spotify (com exceção do que comentei no início).

Guardo também alguns arquivos digitais de quadrinhos/mangás, alguns arquivos da faculdade, rooms de jogos. Mas esses não me importo e se eu perder não vai mudar minha vida.

E hoje não possuo cópia de backup em mídia física CD/HD/SSD. Meus arquivos ficam no OneDrive. E fotos e vídeos ficam tanto no OneDrive quanto no Google Photos (um sendo backup do outro).

1 curtida

Eu não me desfiz dos meus CDs que acumulei durante infância e adolescência. São todos originais e de artistas que sou fã. Ficaram de coleção, até porque tem muitas memórias envolvidas. Foi uma época gostosa da música…

Recentemente visitei meu irmão, e ele tinha guardado um CD que eu ouvia sem parar por volta de 2006-2007 e hoje não está streaming nenhum. Foi muito legal achar o CD não só pelas boas memórias e porque o encarte é uma obra de arte, mas também porque é de fato uma pequena relíquia. Você encontra as músicas no Youtube, mas pra ouvir no celular pra mim fica ruim, então esse CD velho continua sendo, na prática, a única forma “normal” de ouvir esse álbum que tanto gosto.

Agora só preciso verificar se não está (muito) arranhado :stuck_out_tongue:

1 curtida

Eu sou acumulador digital. Tenho uma meia dúzia de HDs externos espalhados, fora cerca de 20TB de armazenamento no meu PC principal, ocupados por muito conteúdo que provavelmente nunca vou revisitar, mas que se você procurar hoje na internet, é quase impossível encontrar. Coleciono ISOs e instaladores de softwares antigos, músicas, vídeos e filmes que por acordos de licenciamento (ou a falta destes) você já não encontra em nenhuma plataforma. Se eu tivesse ainda mais espaço à minha disposição, arquivaria até os vídeos do YouTube que assisto, visto que há vídeos que assisti no passado e gostaria de reassistir, mas que por algum motivo ou outro já não estão mais disponíveis.

1 curtida