Você que tem cartão Platinum, Nanquin, Infinite ou Black, usa os benefícios, vale a pena?

Tenho 2 cartões com alguns benefícios que já usei algumas vezes, como seguro pra aluguel de carros.

Sempre fico de olho também em opções de conseguir um black, mas não tô afim de pagar anuidade e não tenho 250mil investidos pra conseguir algumas opções disponível no mercado. Meu objetivo maior seria acumular mais milhas e ter acesso a alguma safa vip por aí em viagens mais esporádicas ao exterior.

Você quem tem algum desses cartões mais premiums, vale a pena mesmo pra mera classe média ou é mais marketing? E tem alguma opção mais fácil de conseguir, seja promoção ou alguma promoção boa?

Nem quando eu viajava mais valia a pena.
Talvez pra quem pegue uma conexão de várias horas valha, por ter acesso fácil a sala vip, sem custos adicionais (Higa e Lucas Braga podem confirmar, pois usam bastante).
Mas sinceramente, pra fazer esse tipo de viagem (meu caso) 1 ou 2x no ano, não vale pagar uma anuidade cara.
Já se q pessoa consegue isenção, pode ser uma boa.

Além disso, o q eu usava era seguro de viagem e, umas poucas vezes cheguei a usar o concierge de restaurantes (nada q vc não possa fazer hoje em dia até pelo google maps, em alguns locais).

Milhas é algo q desisti faz muito tempo - mudam a regra do jogo a toda hora e eu nem tenho tantos gastos assim pra ficar acumulando de forma relevante.

2 curtidas

Uso sempre o seguro viagem e o seguro de automóvel alugado. Recentemente utilizei o seguro de proteção de preço, e consegui um reembolso de ~R$ 700 na compra de um smartphone.

Sobre escapar de anuidade: se não for por valor investido, pode ser por gastos mensais. O C6 Bank dá 100% de desconto na anuidade com gastos mensais a partir de R$ 8 mil. O volume em investimentos também varia, no BTG, Itaú e no próprio C6 são R$ 50 mil, por exemplo.

Mas se vc quer acumular milhas de verdade, solicite um Itaucard Pão de Açúcar Visa Platinum. Vale a pena pagar pela anuidade cheia se tiver gastos mensais acima de R$ 2 mil e aproveitar promoções de transferência. Não é um cartão Black e não vai te dar tantos benefícios como um Visa Infinite, mas é o ideal para o dia a dia.

5 curtidas

Só um detalhe que a XP permite com 5k investidos vc já tenha um black.

3 curtidas

Eu usei esses tempos, mas foi meio chato.

2 curtidas

Valer a pena ou não depende muito do quanto custa manter o cartão vs quanto custaria os benefícios que você realmente usa, então é difícil pra alguém além de você responder.

Se for valor investido, fica um pouco mais difícil de fazer essa conta, porque vai depender do custo de oportunidade de você manter o valor mínimo de investimento necessário, mas a lógica é a mesma.

Explicação chata de como comparar, mais ou menos, com o custo de oportunidade

Pra fazer a conta você teria que ver o quanto de investimento você está mantendo só pra manter o cartão, ver o quanto esse dinheiro investido está rendendo, ver o quanto você poderia ganhar a mais reaplicando esse valor em outro lugar e calcular a diferença. Essa diferença é um dos valorer que você tem que comparar com os custos dos benefícios do cartão que você espera usufruir. Você tem a situação onde você não gasta parte desse investimento pra alguma compra porque você não quer perder acesso ao cartão, mas daí a conta é outra e mais complicada porque tem que ver se você compra usando dinheiro de outro lugar ou se você não compra e dai a coisa fica um saco.

Já se for gasto mensal, tem que ver se vale a pena manter esse nível de gasto só pelos benefícios. A comparação seria mais ou menos o quanto a mais você está gastando só pra manter o gasto mínimo comparado com o preço dos benefícios que você espera usufruir.

Então você tem que ver com que frequência precisa dos benefícios que o cartão oferece, ver quanto esses benefícios custam no mercado e fazer as contas.
Fora que tem benefícios que são mais chatos de usar. Seguros geralmente são mais chatos de usar pelo cartão do que contratar por fora porque o cartão é basicamente um intermediário. Milhas, como já disseram, mudam as regras o tempo todo e pode ser um saco ficar acompanhando. Sala VIP você consegue ter acesso pagando na hora também se quiser (depende do aeroporto e do lounge, mas o preço deve ficar entre US$50 a US$150 por cabeça).

2 curtidas

Tenho um pouco de receio em usar o seguro do carro. Se algo acontecer, eu teria que bancar e ir atrás do reembolso, então tem que ter certa reserva pra caso o processo demorar muito. Também tem que comprometer muito limite do cartão pra deixar como calção. Cobram 30% do valor do veículo caso não adquiria o seguro da locadora.

De resto, como não pago anuidade por ter gastos suficientes, não vejo porque não ter um cartão desses. Coisas como seguro saúde, proteção de compra, garantia extendida e seguro por quebra, perca ou roubo são bastante úteis.

Sobre milhas: prefiro cartões que geram cashback. Milhas mudam as regras toda hora, as regras para troca são pessimas e nem da pra saber se tá sendo financeiramente vantajoso.

2 curtidas

Quanto de cashback você já considera bacana?

1 curtida

Não sabia que tinha abaixado pra 5k, ficou até interessante, ainda mais com acesso às salas VIP e cashback de 1%.

2 curtidas

Aproveitando, qual consideram mais interessante, Visa Infinite ou Master Card Black?

1 curtida

Visa Infinite sem pestanejar. Coberturas dos seguros bem maiores.

O seguro viagem do Mastercard Black tem uma cobertura maior, mas o mix de benefícios do Visa Infinite é muito superior.

Outra vantagem do Mastercard Black é o acesso grátis à sala VIP do aeroporto de GRU, enquanto o Visa Infinite depende do seu banco conceder algum tipo de acesso pelo LoungeKey ou Visa Airport Companion.

Pessoalmente, prefiro o Visa Infinite.

2 curtidas

Valeu pessoal, valiosas dicas. Vou tentar pegar, por hora, o da XP até que com o aumento da renda no futuro apareça alguma oportunidade mais interessante

2 curtidas

O da XP é o que oferece menos vantagens em relação a outros Infinite e Black do mercado.

Mas pra quem não tem nenhum, é uma ótima aquisição, por tudo o que a Visa oferece.

1 curtida

Dada a dica do colega acima até deu uma melhorada, agora a entrada é investimento mínimo de 5k e dá 2 acessos às salas VIP. Mas é como você disse, dentro os premium é um dos com menos vantagens.

2 curtidas

Uso tanto o Black quanto o Infinite. Não pago anuidade de ambos.

Dos benefícios que uso com frequência: seguro viagem, seguro de carro alugado, sala VIP, maior pontuação (pra depois aproveitar alguma promoção de transferência em dobro e vender os pontos).

Dos benefícios que já usei pelo menos 1x: bolsa protegida (tive um celular roubado 100% reembolsado).

1 curtida

Acabei de receber um email do Itaú (sou cliente) para um Infinite sem anuidade permanente.

Mas os benefícios estão mais ligados a viagens ao exterior e outras coisas que não fazem parte da minha realidade de vida.

Vou ficar com o da Porto Seguro, mesmo

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.