Você já pode comprar passagens de metrô em São Paulo pela Carteira do Google

Não sei por que não fizeram por NFC, mas ok…

6 curtidas

Prático, gostei!

Tenho um bilhete esquecido no app Top e não dá pra usá-lo (resgatá-lo) pela Carteira do Google, uma vez que não há vínculo com a conta Top. Só é válido para bilhetes novos comprados pela própria tela da Carteira do Google. Não é um grande problema, mas ainda não poderei excluir o app do Top.

1 curtida

Provavelmente porque isso iria requerer adicionar leitor nfc nas catracas, e essa solução basta integrar o software de venda na carteira do google.

4 curtidas

Mas já tem leitor NFC nas catracas para ler os cartões top/bilhete único.

5 curtidas

Melhor do que aquele app nojento do top.

1 curtida

Ainda mais prático o NFC.

1 curtida

Acredito que tenha se referido ao NFC via celular com app correto? E concordo. Porque não?

Diz a lenda que isso se deve ao protocolo do chip que realiza a comunicação nos celulares. E nem sempre vem do mesmo fabricante. Não estou afirmando nada, apenas replicando um comentário que li aqui em algum lugar.

E que já deve ter notado que não faz o menor sentido pois senão nenhuma maquininha/mini PDV aceitaria Samsung/Google/Apple Pay por aproximação.

A razão parece ser mais em não querer pagar as taxas que a Samsung ou a Apple cobrariam por cada transação.

1 curtida

Isso já fez sentido, tanto que no começo era praticamente obrigatório vc ter um leitor da sony com seu NFC FeliCa, pois era o mais compatível com outras tecnologias, mas já faz um bom tempo que o consórcio NFC unificou isso.

Pode ser que essas catracas usem chips muito antigos e por isso a incompatibilidade.

Mas ainda assim lançar primeiro suporte a QR Code já engloba mais pessoas de inicio, pois ainda hoje não é todo celular que vem NFC.

3 curtidas

Sistemas de bilhetagem costumam usar alguma versão do MiFARE, e realmente isso pode causar uns problemas, mas o Wallet suporta alguns sistemas de trânsito já por aí.

Agora que estão testando pagamento por aproximação em algunas estações, isso também pode dar conta pra quem usa ocasionalmente (turistas por exemplo).

1 curtida

A vantagem do bilhete é a integração e o tempo de passagem sem pagamento em mais de um ônibus. Como fica a integração?
Ela existe nesse modo alguém sabe dizer?

1 curtida

Acredito que não, pois você está comprando uma passagem individual, não está atrelado a uma conta ou ao bilhete, como acontece com o Bilhete Único e Top. Essa nova forma de QR Code pelo Google Pay parece funcionar da mesma forma que comprar o QR Code em papel na máquina ou usar os bilhetes que os ambulantes vendem, serve pra uma passagem sem integração

1 curtida

Eu ainda acredito que o motivo de não ter NFC seja meramente burocrático. A TOP deve ganhar algo pela emissão do QR Code (já q esse foi um sistema escolhido pela prefeitura de SP).

Pelo que saiba, bilhetes por QR code são considerados como unitários até mesmo no sistema TOP, então integração não se aplica aqui e continua relegado apenas ao cartão TOP com a cobrança feita do próprio saldo.

Tudo tem seu preço estamos alguns tempos la em SP sem aumento de passagem quando vier ja sabe, eu creio que pra mim que hoje moro fora quando for pro Brasil e precisar pegar metrô é interessante ja a maioria que utiliza integrações nem tanto… veremos o futuro.

Acho que não tem leitor de QR code em ônibus.

Brasil é mestre em lançar tecnologia defasada, não sei qual é a dificuldade de colocar NFC nos ônibus e metrô.

1 curtida

Provavelmente custo.

Duvido que uma Camera seja mais barato que um leitor NFC, até porque os leitores já são NFC em SP.

1 curtida