Você compraria um celular apenas por conta do 5G?

Todos os dias tenho acompanhado notícias sobre os novos topos de linhas com suporte 5G e os rumores que iPhones podem vir com 5G. A diferença de preço pode ser muito significativa se comparado a celulares com 4G.

Alguém aqui acha que vale a pena fazer o investimento num celular com 5G hoje no Brasil?
Você compraria um celular apenas por conta do 5G?

1 curtida

Hoje não, até porque não existe rede milimétrica ainda.

No futuro sim.

2 curtidas

Não.

É que nem perguntar se você compraria um carro elétrico há uns anos atrás (e talvez até hoje ainda).

Não tem infraestrutura pra ter um aproveitamento minimamente decente do produto.

Fora que ainda é novo, então é tudo caro. E tem a questão do padrão, que pode ser que mude.
Ser early adopter é um caro e arriscado.

1 curtida

De jeito nenhum. Tem aquela do “early adopter só se fode”.

2 curtidas

Alguém aqui acha que vale a pena fazer o investimento num celular com 5G hoje no Brasil?

Ninguém acha por dois motivos:

  1. Não existe 5G no Brasil
  2. Não foi decidido qual 5G existirá no Brasil
3 curtidas

Em 2026 talvez.

1 curtida

Só por causa do 5G, não. Até porque isso não vai fazer diferença alguma no Brasil por um bom tempo. Mesmo que você compre um aparelho 5G, como o iPhone 12, corre o risco dele nem funcionar na nossa rede quando ela estiver disponível — igual o iPhone 5 que foi o primeiro com LTE mas não era compatível com as bandas do Brasil porque na época as coisas ainda não estavam 100% definidas.

4 curtidas

E também não haviam modems 4g que eram capazes de suportar várias frequências ao mesmo tempo, ou eram bandas europeias (utilizadas no BR) ou eram bandas americanas

Só por 5G? Não.

Nós nem temos essa tecnologia aqui ainda, e diria que até se popularizar vai levar alguns bons 2/4 anos. E nós já estamos pelo menos 2 anos atrasados.

Acharia até prudente optarem por versões apenas 4G, sem hardware 5G, até o fim de 2021. Se esses aparelhos já 5G funcionarem daqui 2 anos, mesmo assim estarão bem defasados. Os modens e antenas atuais, gastam muita energia e aquecem mais. E nem todos se conectam em todas as frequências do 5G.

Melhor economizarem agora e tentar compensar o dólar alto, do que tentar passar valor agregado com tecnologia 5G, que nem possui espectro definido ou qualquer garantia legal. Mas a tendência é de 5G para todos os smartphone agora. A Qualcomm não permite a venda do 865 sem o modem 5G.

2 curtidas

Não. O 4G já é suficiente pra mim.

1 curtida

Não! Acredito que terei o meu smartphone 5G só em 2030.

Hoje, não. Até a rede estar funcional por aqui, mais modelos terão compatibilidade com a rede 5G, além do aparelho atual já estar defasado.

3 curtidas

Não por vários motivos e não apenas a rede aqui no Brasil, mas também o fato de que, por ser incipiente, tudo relacionado ao 5g está inflado. Os aparelhos com processadores pronto pra essa rede tem custo relativamente proibitivo, seja aqui, seja pra importar.

1 curtida

Não faz o menor sentido. E não vai fazer por um bom tempo, enquanto não existir uma rede que proporcione qualidade e quantidade minimamente satisfatórias de abrangência de sinal

1 curtida

Lembrando que o 4G só saiu porque havia acordo em função da Copa do Mundo. Eu não espero a mesma agilidade de implantação em relação ao 5G.

2 curtidas

Quando o brasil possuir uma rede 5G, blz.

Depois dos leilões sim, hoje não!

Não seria um fator decisivo pra mim
Estou namorando um Note 20 Ultra pra substituir meu Note 9, vem com 5g, beleza, mas não é algo q me atrai, inclusive se tivesse a versão sem 5G, iria preferir

1 curtida

Não tão cedo. 4G me atende perfeitamente ainda e ainda vai demorar bastante para ter cobertura 5G razoável.

Até a rede 5g estar minimamente difundida no brasil (chuto uns 2 a 3 anos) o celular já vai tá defasado, então melhor deixar pra 2021 pensar em 5g, talvez lá já tenhamos definido as frequências.