Você acha que a TV por assinatura vai deixar de existir?

Recentemente a Disney anunciou o encerramento de alguns de seus canais na TV paga, transferindo o conteúdo para o Disney+, no que parece ser uma tendência do mercado. Antes deste movimento as programadoras já estavam disponibilizando seus canais lineares em suas próprias plataformas de streaming (como Canais Globo no Globoplay), enfraquecendo as operadoras de TV por assinatura, mas não a ponto de por em risco o modelo de negócio das operadoras.

O que o futuro reserva para a TV por assinatura?

1 curtida

Com a migração do esporte pro streaming, só resta os canais de notícias pra terminar a debandada, já que séries, filmes e documentários já migraram.

Eu mesmo só mantenho por comodismo, mas está no pacote mais simples, em breve devo tirar de vez porquê raramente uso.

1 curtida

É provável que tudo migre para um estilo claro now… mas sempre vai ter um ou outro (milhões) que ainda estarão dispostos à pagar pela tV por assinatura normal.

Pessoalmente eu nunca me importei com TV por assinatura, só quando por algum motivo bizarro a TV aqui de casa passou à pegar alguns canais pagos… hahaha

1 curtida

Hoje em dia crianças não querem mais saber de assistir TV tradicional, quando assistem é via streaming.
Eu assistia muita TV, até que passei a ter acesso a internet. Hoje em dia fico anos sem ligar a TV em um canal, mesmo que eu tivesse uma TV a cabo com todos os canais, acho que usaria muito pouco.

2 curtidas

Quando os programas de entretenimento for para stremeang, não vejo motivo para os canais pagos, somente os canais grátis que continuará, porém acredito que deve haver algumas mudanças do formato que é hoje

1 curtida

Duvido q deixe de existir, da mesma forma q carros não acabaram com cavalos como meio de transporte, jornais impressos existem, revistas e livros impressos também continuam existindo.

4 curtidas

Acho que vai virar de nicho, com bem menos canais e atendendo principalmente pessoas mais velhas e locais com internet ruim, como a zona rural.

4 curtidas

Talvez o futuro deles seja firmar parcerias com vários streamings e fazer uma plataforma agregadora unificada, algo similar como o Prime Video faz.

Ainda assim não vejo esse mercado morrendo tão rápido, principalmente o sinal aberto deve durar bons anos antes de tudo virar app de streaming.

A analogia do rádio ter sobrevivido até hoje é justa, porém acho que os exemplos citados não são dos melhores, já que todos pertencem a setores em forte crise (acho que concordamos que os carros venceram as carroças, né?) devido as inovações tecnológicas.

É o mesmo pros cavalos, majoritariamente com ctz. Tem gente q usa mas são casos isolados, concordo.

Não lembrei, mas com ctz é o melhor exemplo

Mas é como citaram no tecnocast da saraiva, esse setor SEMPRE esteve em crise, é praticamente um status quo

2 curtidas

TV a cabo SEMPRE foi nicho.
Mesmo no auge, entre o final dos ano 90 e início dos anos 2010, sempre foi um serviço pra poucos (desconsidero aqui Net Gato), tendo a população do país como referência. Nunca passou de 10/15% da população, o que daria em torno de 40/50% das famílias.

2 curtidas

Isso, no Brasil. Na Argentina, a TV por assinatura linear chega (chegava?) a 80% dos domicílios e, em Portugal, está (estava?) em 90% das residências.

2 curtidas

Sim, no Brasil…nos EUA é o contrário. Mas não é nossa realidade.

1 curtida

Fox News e CNN já tem apps de streaming

Starlink e outras constelações de satélites leo devem resolver esse problema

1 curtida

A debandada pros serviços de streaming começou há anos. Agora com canais lineares de TV partindo pro streaming, como o Globoplay+canais ao vivo, torna-se dispensável um serviço de TV Paga.
No futuro, operadoras de telecom vão certamente colocar bundles de assinaturas de serviços de streaming para faturar mais.

1 curtida

O rádio sobreviveu por causa de alguns fatores: Primeiramente, várias emissoras de rádio passaram a transmitir apenas músicas. Outras, viraram canais com um determinado foco, como notícias ou variedades. Várias rádios transmitem sua programação ao vivo em canais no YouTube ou em plataformas de streaming própria, como os canais CBN na Globoplay ou a BandNews FM na Bandplay. Fala-se também na criação dos podcasts como mais um motivo da reinvenção recente do rádio.
Já a TV Paga e a mídia impressa estão em crise desde que surgiu o streaming.
No caso da mídia impressa, a parceria com as operadoras do cartel de telecom deu um pouco mais de sobrevida a ela, apesar de empresas de mídia receberem menos $$$. A experiência do paywall pode ter um aumento no faturamento da mídia impressa, porém em um país como o Brasil, as empresas de mídia tem perdido assinantes.

2 curtidas

Acho que a TV por assinatura vai virar uma espécie de "combo de streamings por assinatura", usando as plataformas já existentes das operadoras (DIRECTVGO para Sky, Net NOW, Vivo Play, Oi Play, etc). Pois como todos os grandes players resolveram migrar pra seus próprios serviços de streaming (CNN+, Discovery+, Star+, Disney+, Paramount+, Universal+, Globoplay, HBOMax, STARZPlay, Amazon Prime Video com o conteúdo da MGM & Netflix com o conteúdo SONY), pra quem quer o máximo de conteúdo, fica inviável manter o plano top de todos eles, e aí será o futuro das operadoras: oferecer através de suas plataformas, acesso ao conteúdo de mais de um streaming pelo custo levemente menor (já que as operadoras tem poder de barganha, graças a sua matriz de usuários).
Mesmo que não seja uma empresa do meio de telecom, um exemplo que isso é viável é o plano do nível 6 do MercadoLivre, que consegue oferecer o Combo+ por um preço mais baixo que se você assinasse direto pelo site da Disney!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.