como eles farão dinheiro? irão vender os dados dos usuários?
VMware em datacenter/nuvem não é barato. Vai ser o foco deles, o Workstation e o Fusion são apenas acessórios.
A VMware foi adquirida pela Broadcom no final de 2023, uma empresa no qual já atua no mercado de semicondutores e softwares de infraestrutura. Dá pra dizer que eles já tem um repertório que dá uma boa grana pra eles, e ao meu ver, deixar a VMware de graça é mais uma forma de economizar com suporte, vide que existe uma comunidade por trás mais do que qualquer outra coisa.
Isso aqui provavelmente é uma das causas dessa decisão:
VMware Workstation Shifting From Proprietary Code To Using Upstream KVM - Phoronix
O uso do KVM ajudou a Broadcom a tornar o VMWare gratuito.
Só falta virar de código aberto.
Fico imaginando aqueles que pagaram e hoje veem seu investimento indo pro ralo haha
Assim fica difícil comprar/assinar qualquer coisa digital. Que já não é seu de nenhuma forma.
Gratis “mesmo” era só “virtualbox”
Agora o “vmware” ser gratis ficou bom
A broadcom se ligou que a “nuvem da dinheiro”
pq choras oracle? vmware maior e melhor, murro no virtualbox
A versão workstation já tinha virado free.
Quero só ver, lançaram uma atualização esses dias que até abri um tópico na comunidade da broadcom que a versão 17.6.0 não instalava e bugava em todos as versões do Windows que não fosse en-us, imagina o problema, pq pedia pra fazer a atualização e matava o vmware workstation
Vamos falar a verdade aqui ? Para quem trabalha com Virtualização, depois que a Broadcom comprou a VMWare, o suporte e principalmente o site ficaram péssimos. Não consigo mais criar uma nova matrix de compatibilidade entre as versões de VMWare, OS, Hosts, HBA (Drive e Firmware), Directors (Rede SAN com Switches Brocade e Cisco) e Storages (Dell EMC, Hitachi, Huawei, IBM… entre outros), pois eles retiraram várias informações do site. E referente ao Workstation e guardado as devidas proporções, preferia que o produto continuasse a ser pago, pois a verdadeira intenção é transformar esses produtos em lixo, com o argumento que você se vire para achar e resolver o seu problema utilizando a comunidade, como a reportagem cita. Se a Broadcom desistiu de cobrar $ pela licença e desmontou o suporte do Workstation e do Fusion, de onde sai a lógica da Broadcom manter e pagar $ pelos desenvolvedores, para que sejam lançadas novas versões desses produtos? E se eles inventarem algo do tipo na linha do vSphere, indicarei aos meus clientes (Governo, Bancos e Empresas Privadas) para sairem da Plataforma da VMware.
Para uso pessoal. Agora é grátis até pra uso comercial.
Basicamente é isso msm. Eu uso o Virtualbox pq a versão do meu Windows é a Home (e sim, já fiz um bypass pra instalar o Hyper-V nele, mas não migrei). Agora com essa licença Free-Fire da VMWare, acho que não terei jeito a não ser migrar para eles.
A pergunta que não quer cala é: Tem algum pegadinha nessa parada? Do tipo, tornaram esses produtos free pra dps voltar a ter mensalidade quando ficarem mais populares (lembrando que várias empresas migraram do VMWare para o Proxmox por conta daquela mudança de mensalidade da VMWare quando foi adquirida pela Broadcom) ou estão desenvolvendo algo “melhor” pra revender?
De qlqr jeito, Virtualbox, foi bom enquanto durou…