Vivo tem lucro de R$ 1,31 bi e aumenta meta para expansão de fibra óptica

https://tecnoblog.net/527044/vivo-tem-lucro-de-r-131-bi-e-aumenta-meta-para-expansao-de-fibra-optica/

1 curtida

é muito estranho ver como a Vivo ficou pra trás em cobertura no FTTH, atrás até da falida da Oi.

4 curtidas

Ela foi a que menos investiu ao longo dos anos. Só apertou o passo na pandemia.

Verdade, a Vivo só queria o filé dos clientes em bairros nobres das grandes metrópoles, e mesmo assim era bem limitada a cobertura. O condomínio onde moro fica em um bairro considerado nobre, mas por ser antigo, só foi ter fibra da operadora em julho do ano passado, quando ela própria se ofereceu para fazer adequação predial gratuitamente, coisa que seria impensável antes.

6 curtidas

O fato de agora estarem utilizando umas CTOs minúsculas, que parecem uma teta de vaca/ducha corona, deve ter ajudado bastante pra reduzir esse valor empregado na expansão da rede. Devem ter percebido que iriam chegar em locais onde Oi e provedores locais já dominam, logo, não faria sentido fazer um cabeamento bonito e organizado (como a Tim faz aqui em Brasília), nem usar CTOs que comportam mais casas conectadas porque isso demanda mais tempo e dinheiro.

3 curtidas

Essas CTOs são todas pré-conectorizadas e desbalanceadas, e facilitam muito pra expandir a rede: elas não depende do uso de máquina de fusão e dá pra ligar uma caixinha direto na outra, sem depender de um cabo exclusivo para cada poste.

Além desse modelo que literalmente parecem chuveiros ou teta de vaca, tem também um que é igual a um pinheirinho. A solução se chama EzGrow e é da Furukawa

2 curtidas

é muito interessante ver como os equipamentos para FTTH evoluíram nos últimos anos, reduzindo custos e aumentando a velocidade de instalação das redes, possibilitando se instalar as redes em prédios antigos com pouca adequação técnica e a expansão rápida da rede onde foram ocupadas todas as portas disponíveis.

Em se tratando de fibra, a Oi até que está indo bem. Contratei o serviço e até então tudo ok. Acho que as únicas que fornece ipv4 válido é a Oi e Vivo.

1 curtida