Vivo libera 5G na frequência de 3,5 GHz em mais capitais sem custo adicional

3 curtidas

E pra quem tem e-sim, há necessidade de alguma atualização do chip virtual para ter acesso ao 5G SA?

5 curtidas

Boa pergunta.

4 curtidas

é provável que não! Não faz sentido já que tu ta ali dentro do celular, inclusive a frequencia SA

10 curtidas

Em pensar que a Vivo, que já foi a mais “m€rc£nária” das operadoras (lembremos da tentativa frustrada de por limite na internet fixa), aprendeu com os erros e é a única que vai liberar o 5G de graça (sem depender de planos ou taxas específicas).
Em compensação, a Claro só piorou com o tempo, com planos específico pra 5G, cortando a internet fixa dos usuários por tráfego em excesso (msm que a lei não permitiu por limites a internet fixa), e por aí vai…

8 curtidas

Tapa na cara da Claro essa medida de liberar 5G pra todo mundo.

Ao meu ver isso ajuda até os usuarios da rede 4G pq vai desviar um pouco dos clientes para a rede 5G e talvez até melhore um pouco a velocidade do 4G.

11 curtidas

Sério que a Claro vai cobrar pelo 5G?! I Eu tinha visto que a TIM também ia cobrar, R$ 20 adicionais.

Se 10% dos aparelho tem 5G atualmente e a rede pode suportar 100x mais tráfego, o mais inteligente não seria liberar o 5G pra todos os que tem aparelho?

Além de que isso libera o banda 4G pros outros 90% poderem navegar com tranquilidade e conseguirem fazer stories em shows e eventos, afinal as operadoras deixam os clientes 4G na mão nessas situações em que não dá pra chamar um Uber.

O que foi que eu perdi nessa decisão de cobrar pela rede?
Ok que tem toda uma infraestrutura pra adicionar, mas não dizem que a rede gerará vários novos negócios com a internet das coisas? Eles terão novas fontes de lucro, não?

1 curtida

A ganância das operadoras, nunca duvide da capacidade deles de fazerem besteira se acharem que podem lucrar alguns centavos a mais.

5 curtidas

E ainda fico a me perguntar como fica o voLTE na Claro e para Vivo Easy. Para ligações o aparelho vai para 4G e depois 3G? Direto para 3G? Não consegue completar chamadas no 5G?

2 curtidas

Só pro SA. Qualquer plano consegue acessar o NSA.

1 curtida

TIM vai cobrar 20 reais a mais para o 5g SA. Mesma coisa com a Claro. O NSA não vai ter cobrança adicional que eu saiba.

A diferença aqui é da tim/claro supostamente dar garantia do SA. Não está claro se a Vivo por exemplo, vai dar garantia do SA. É fácil não cobrar a mais pelo SA, e não ter cobertura decente dele…

3 curtidas

Sim, a vivo garante o SA Basta ter o Sim card compatível. Eu já consegui velocidade de 920 por 90(N78 SA) em uma célula de teste da vivo e alguns meses depois localizei uma célula em NSA(B28+N78)que consegui 800MB por 70Mbps.
E se for na região da Berrini consegue SA em 2300MHz a qual chega próximo de 300Mbps de velocidade.

3 curtidas

To falando em questão de cobertura. Não tá claro como vai ser no Brasil em inteiro, na propria cidade, a cobertura da 5g SA da vivo vs tim/claro.

1 curtida

Vão ter as 2 opções NSA e SA assim todos vão acessar a N78/2300 e desafogar a rede LTE.

2 curtidas

Mais grana, você faz um marketing com o 5G+ e vende como internet superior ou mais rápida e vende cobrando mais

3 curtidas

Esse negócio de VoLTE no Brasil é uma palhaçada, a Claro é toda pomposa em seus materiais de marketing de serem tão avançados, mas não tem VoLTE direito, segregado a planos pós pago e na maioria das vezes tem que ligar lá e ficar batendo cabeça com atendimento que nem sabe o que significa pra ativar o negócio.

A TIM foi pioneira e hoje oferece VoLTE pra toda sua base de clientes sem segregação, além de ter em muitas cidades que oferece 4G.
A VIVO veio depois, oferece sem segregar, porém parcialmente, o VIVO Easy continua capado em ligação H+, mas é a única a oferecer WiFi Calling ao mesmo tempo.

1 curtida

Mas tá no contrato do leilão da frequência as garantias de cobertura minima do SA, a Claro e Tim só estão usando de desculpa o que já são obrigadas a fazer para cobrar mais.

1 curtida

O minimo… A questão é se vai fazer mais do que o minimo.

Em Brasilia, no lançamento do 5g:
A TIM instalou 164 antenas; a Claro, 82; e a Vivo, 78.
“Em dois meses, a TIM vai instalar mais 64 antenas, ampliando essa cobertura para 65% da população.”

Não sei como anda os dados atuais, estes foram do dia 6 de Julho em Brasília.

1 curtida

O minimo é 80% de cobertura, todas elas ainda seguem abaixo do mínimo, essa discussão só vai fazer sentido quando e se a Vivo ficar limitada a esses 80%.

A métrica da Anatel é meio complicada, pq exigem antena por habitante, e não região geografica… Então se a operadora quiser coloca todas as antenas na area nobre, e consegue cumprir a meta da anatel do mesmo jeito…

2 curtidas