Vivo Fibra lança internet fixa de 600 Mb/s e aumenta preço do plano básico

Originally published at: Vivo Fibra lança internet fixa de 600 Mb/s e aumenta preço do plano básico – Telecomunicações – Tecnoblog

Plano básico da banda larga Vivo Fibra agora tem 70 Mb/s de velocidade; operadora lançou novo pacote com 600 Mb/s de internet

3 curtidas

Provedor Local aqui, e não pretendo abandona-lo exceto se algo muito grave acontecer. 99 R$ por 240 Mbps. Com taxa real de download de 22 MB/s e upload de 11 MB/s.

4 curtidas

Coitado de quem não tem outras opções. Felizmente hoje, só no meu bairro tem pelo menos uns 3 provedores locais com ofertas bem mais interessantes na faixa dos R$100. Se não fosse isso, eu estaria até hoje pagando mais de R$100 para a Vivo e por ADSL ainda.

3 curtidas

Estamos chegando perto do momento em que os PCs precisarão trocar a placa de rede, já que a maioria é 10/100/1000. Quero ver como será o comportamento das operadoras quando chegarem no teto.

3 curtidas

Acho que não! Dificilmente a internet residencial será maior que 1 Gbps.
No meu Wi-fi a até 3 metros do Roteador (Segundo andar) a velocidade é a do provedor, se passar para o proximo cômodo cai pra 180 Mbps +ou-. E eu acho
que se algo precisará mudar serão as plaquinhas Wi-fi vagabundas que vem na
maioria dos dispositivos. Por exemplo, a minha chega a 400 Mbps a até 2 metros,
a do meu pai 72 Mbps a até 2 metros e a da minha irmã 74 Mbps a até 2 metros.
Nos smarphones a situação é parecida. Meu Moto One Zoom 300 Mbps, o Moto Z da minha 1 Play irmã 150 Mbps, o Moto G 7 do meu pai 100 Mbps e o LG da minha mãe 74 Mbps.

Olha, caso use PC, existe placa de rede Wi-Fi 6E com Bluetooth 5.2 – Fenvi, principalmente! Está no Mercado Livre.

Observação: talvez, um dia, venha internet residencial 10Gb/s – minha opinião!

1 curtida

Cara o meu local aqui entrega 400 Mbps tanto de up quanto de Down…
Por 130,00 Nunca deu problema, tipo quando comprei escolhi eu mesmo o equipamento por fora um TPLINK XR500V, funciona muito bem.

1 curtida

Ethernet de 2.5Gbps foi inventado pra isso.

4 curtidas

Existe no mercado roteadores, PCs, notebooks, ONUs e ONTs com esta entrada??

Sim. Geralmente são das linhas mais caras, mas existem.

1 curtida

Obrigado! Esta entrada conseguiria aguentar internet de 10Gb/s??

Não, pra isso você usa portas de 10 Gigabits. Ou sofre redução de velocidade, claro. Mas 10 gigabits ainda tá longe de ser algo que uma conexão residencial vai precisar.

1 curtida

Acho que internet acima de 1 Gbps será mais pra balanceamento de carga, pq a utilidade prática não é tanta assim. Uma de 10 Gbps (Talvez) substituirá os SSDs Sata e os HDs Sata. Mas apenas TALVEZ.

1 curtida

Ok. A Sumicity, aparentemente, parece ser muito boa! Espero que chegue a mais localidades.

Entendi. De fato, internet 10Gb/s iria ser “apenas” 2,5Gb/s devido à entrada existente! Isso mesmo?

Vai depender das portas, por que os padrões de 2,5 e 5Gbit foram criados depois do padrão de 10.

Se ambas não derem suporte, vai para 1. Mas acho improvável o uso de portas 10Gbit em redes domésticas, os equipamentos são caros, até por causa disso que 2.5 e 5Gbit foram criados. 2.5Gbit deve ver algum uso em conexões de 1Gbit ou mais, mas além disso duvido até que vendam planos assim para uso residencial.
Outro uso pra isso é em access points, já que 1Gbps em WiFi com múltiplos usuários é possível há algum tempo, especialmente em APs com rádios mais avançados.

2 curtidas

2,5 Gbps já é um pouco superior a velocidade de um HD com 7200 RPM, dá pra carregar jogos 2D direto da internet sem streaming.

Bah, fui direto no site da Vivo para saber em quanto ficava o Combo de internet e TV com o 600 MB, mas não achei no site para Porto Alegre.
Sobre o maximo de velocidade: hoje tenho Roteadores MW6 da Nova que suportam até um 1Gb na entrada de rede e espero atingir isso logo! Lembrando que esta velocidade é até o “POP”, ou ponto de interconexão de rede, onde geralmente ficam os servidores de conteúdo da Netflix, Google e Facebook ( assim como outros CDNs ). Acho muito legal essa evolução e importante para o nosso desenvolvimento. Eu trabalho com servidores remotos e deploy de aplicações e preciso de velocidade de Upload por mim preferia um 300 / 300 do que o 600 / 300. Mas toda evolução é bem vinda!

Sobre esses novos padrões de rede, acho q o que vai ficar é o 10 Gb/s e esses 5 Gb, 2.5 Gb são transitórios. Mas acredito que em no máximo 2 anos as conexões via fibra param no 1Gb.

Se tiver disponível e tendo uma boa negociação dentro do meu combo eu fecho essa nova velocidade.

As velocidades da internet evoluiram muito.
Imaginando aquela torre do Mortal Kombat, o primeiro a ser ultrapassado foi o disquete, com seus em média 40 Kb/s (algo próximo de 500 KBPS) lá nos idos de
2009. Depois foi o CD-ROM, com seus em média 2 a 3 MB/s (Lá nos idos de 2014, com a internet de 5 e 10 Mbps), depois veio a internet de 50 MBPS (5 MB/s) que já alcançava alguns gravadores antigos de DVD e a fibra (2018) que já ultrapassa a velocidade da maioria dos Pen Drivers e quase alcança os HDs de notebooks mais antigos.

UPDATE: Com base na evolução da internet na minha cidade de 2002 até 2020.

1 curtida