Vivo Fibra bloqueia portas?

Olá pessoal, tudo bem? Gostaria de ouvir a experiência de vocês que tem o serviço da Vivo Fibra contratado.

Na minha cidade no sul de Minas Gerais a Vivo iniciou a operação da fibra no dia 1 de julho de 2021 e como sou meio beta teste de tudo nesta vida, optei por migrar logo na estreia, contratando um plano de 300megas, mesmo sabendo da possibilidade de possíveis problemas técnicos que acontecem no lançamento de um serviço desse.

E como de fato eles vieram…

O primeiro B.O. é na faixa de IP está me colocando no estado de Goiás, sendo que moro em MG e com isso canais como Globoplay por exemplo, redireciona a programação para a aquela região, fora alguns serviços específicos que já me deu certo trabalho.

Outra coisa que notamos aqui é que usamos comunicação por Voip na empresa que trabalhamos. Utilizo o serviço Zoiper que funcionou 100% por apenas seis dias, mas agora nao consigo ouvir o cliente conversando, pois aparentemente parece haver um bloqueio de porta, mesmo tendo configurado um redirecionamento de porta no modem da Vivo.

Sei que a Vivo oferece telefone fixo, que utiliza o Voip para a comunicação entre os terminais, penso que poderia ser um bloqueio ou por concorrência de serviço ou por alguma configuração no modem.

A partir desta minha experiência, vocês já passaram pelos mesmos problemas? Se sim, o que fizeram para contornar?

PS1: Os técnicos da Vivo já estão desde semana passada tentando resolver esses dois pontos (IP em Goiana e Voip bloqueado), mas até hoje (quarta, 21), sem sucesso.

PS2: Tirando esses problemas que de fato estão atrapalhando um pouco, a velocidade contrata é perfeita, entrega até uns megabytes a mais e nisso estou super satisfeito.

SEJA BEM VINDO A VIVO :hugs:

imagem

Kkkkkkkkkkkk

A vivo tem esses probleminhas quando você instala algo residencial deles: tentativa de golpe utilizando informações do serviço contratado e dia da instalação; internet do vizinho é a contratada no tanto que ele quiser e você teve a sorte de conseguir somente 4 MB; venda casada do telefone com a internet e você tem que brigar para vender somente a internet (mas com o telefone é mais barato); bloquear algum serviço deles, inclusive o telefone.

Mas depois que funciona é estável, a diferença da vivo para internet de bairro é somente essa, problemas é bem pouco.

E não dá corpo mole com a vivo não

1 curtida

Uma dica pra vida: se precisa de serviço irrestrito de internet, contrate uma operadora regional. É mais caro mas você vai ter zero aborrecimento com esse tipo de coisa.

Eu mesmo já tive problema com a VIVO tempos atrás. Precisava de internet na empresa principalmente pra monitoramento remoto e não tinha um no SAC que conseguia desenrolar os bloqueios de porta. Depois de uma briga ferrenha com eles, o técnico descobriu o problema: o modem que eles colocaram era residencial e todo bloqueado. Foi só trocar o modem e tudo funcionou. Baita amadorismo. Por fim convenci a empresa a sair da VIVO e ir pra uma operadora local que oferecia fibra ótica. Apesar do valor ser bem mais salgado, eles te dão o básico: internet. O que você vai fazer com ela é problema seu. Inclusive até a questão da configuração é toda por sua conta. Eles arrendam um modem que só funciona em brigde (nos planos empresariais) e todo o resto é por sua conta. Por todo o resto: você tem que basicamente montar toda a rede começando pelo roteador. Só que a vantagem nisso tudo é: as coisas FUNCIONAM. Nada de roteador da operadora todo capado, wi-fi que não presta e por aí afora.

1 curtida

Olha, não necessariamente, viu? A maioria dos provedores locais não oferecem IPv4 público e possuem CGNAT. Quem contrata esse tipo de serviço costuma ter dificuldade para usar algumas aplicações P2P, servidores ou jogos online que exigem conexão direta.

1 curtida

Na verdade esse não é um problema da Vivo, e sim do serviço de geolocalização de IPs usado pelo Globoplay e outros serviços similares. Trata-se de um sistema baseado em aproximação, e além disso a base pode estar desatualizada uma vez que as operadoras costumam realocar blocos de IPs para diferentes regiões dependendo da demanda.

Acontece muito com a Oi Fibra também.

Grandes provedores costumam bloquear portas entrantes abaixo de 1000, especialmente 21, 80, 443… Se for uma dessas portas, experimente trocar para outras.

1 curtida

A VIVO VDSL (nem me fale…) aqui tem as portas liberadas. Quanto ao Fibra eu não sei porque o pessoal do prédio é chato e eu fico com preguiça de perguntar todo mês. hahaha (fora que não tá tendo reunião por causa da pandemia que o povo insiste em prolongar…)

O que eu vejo um amigo meu que tem Vivo fibra passar é ter de reconfigurar o redirecionamento de portas do modem 1 ou 2 vezes por mês pq o modem simplesmente se perde e para de funcionar o redirecionamento. E não espere portas abaixo da 1000 funcionarem bem, é sempre bom usar portas acima da 1000.

Quantos aos provedores regionais é uma loteria, ele pode te fornecer ipv4 valido como pode te oferecer cgnat, e em alguns casos pode conseguir até um ip fixo por um preço módico (ou vim incluído nos planos empresariais, que não necessariamente te exigem ter um cnpj).

Eu pensei nisso também, mas quando tentei investigar mais a fundo, não só o Globoplay está redirecionando para aquela região, como também outros serviços que utilizo aqui.

Deve ter sido recente a realocação desse bloco para o teu estado, vai padecer alguns meses até arrumarem isso. (e isso depende dos serviços de localização atualizarem a suas bases, não é exatamente um problema da Vivo)

Pago umas moedinhas a mais para ter IP fixo num provedor local aqui… dá uns 140 reais por 250 Mbps, mais caro que a concorrência, mas funciona e funciona bem.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.