Visa diz que pagamento por aproximação aumentou 40% no Brasil

Originally published at: Visa diz que pagamento por aproximação aumentou 40% no Brasil – Finanças – Tecnoblog

Prevenção à COVID-19 impulsionou uso de pagamento por aproximação no primeiro semestre de 2020, aponta Visa

1 curtida

Eu uso demais esse recurso. Às vezes o atendente já vem pedindo o cartão, mas aí eu pergunto se posso tentar pagar por aproximação, como se quisesse experimentar, com a intenção de tornar esse pagamento mais comum mesmo.

1 curtida

Pagamento por aproximaçáo (PPA daqui em diante) aumentou graças aos plásticos contactless, porque se dependesse do aparelho ter NFC, iria era diminuir, pois a cada dia é mais raro encontrar esse recurso nos smartphones, mesmo em modelos caros.

Os operadores de caixa ondem moro em geral já se familiarizaram com PPA, agora eu nunca vi ninguém além de mim pagar via NFC ou mesmo MST, o pessoal até se assusta como se fosse coisa de outro mundo. Em geral o atendente só digita o valor e libera o pagamento.

O problema é que em muitas máquinas o NFC não está habilitado, pois não aparece no visor “insira, aproxime ou passe o cartão”. Quando não aparece “aproxime” eu nem insisto porque acho que nem depende do caixa resolver, pois aí é o recurso que está desativado na máquina. E já peguei máquina que estava habilitado o NFC mas dava erro de comunicação ao fazer o pagamento, aí é problema na máquina mesmo.

Na minha experiência, comércios menores, são muito mais receptivos ao método. Agora grandes lojas e até super mercados, não aderiram ainda em sua totalidade. Infelizmente ainda não da pra depender somente de aproximação ou qualquer que seja o método sem cartão físico.

Acho que está acontecendo isso comigo. Vou bastante no supermercado aqui ao lado de casa e costumo pagar com o apple wallet, mas em alguns caixas está dando erro, mesmo com o visor pedindo para aproximar o cartão/celular.

Sim. Sempre tento pagar com o celular, mas não deixo de carregar o cartão. Vez ou outra dá erro, aí preciso usá-lo.

Uso o Google Pay e fico impressionado com a aceitação. Os comércios pequenos utilizam muito as máquinas Get Net e a Moderinha Pro que já são compatíveis; apenas um mercado grande da cidade ainda não utiliza. Na rede Dia de supermercados da até gosto de fazer compras com NFC, já é encarado com naturalidade por aqui.

Tive exatamente a mesma percepção. Mas até em lojas do mesmo ramo você percebe a diferença. Um exemplo foi na Drogasil, onde o atendente sabia como proceder quando falei que ia pagar via NFC. Já na Pague Menos, que tem péssimo atendimento, a operadora do caixa boiou totalmente e não tinha ideia do que eu estava falando.

Hoje eu nem aviso que vou pagar via aproximação, se não aparece “aproxime” no visor, eu nem perco tempo e já saco o cartão do bolso. E mesmo quando a máquina suporta PPA, não é raro dar erro de comunicação, realmente ainda não dá pra sair de casa sem o plástico.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.