Pode ate ser isso mas nao é só isso. Nao tenho insta no meu s23 e a bateria ta um horror. Eu culpo a falta de otimizacao da Samsung.
Tive problema parecido no S20FE com o aplicativo do Xwitter. Desinstalei ele e o celular voltou ao normal. Não tive problema com o Instragram.
No meu caso com S23+, acho que o maior ofensor era o Google Play Services pois a bateria estava sumindo num piscar de olhos. Não consigo dizer se agora está igual antes do problema, mas está aceitável depois de atualizá-lo
Não tenho Instagram nem Threads
Ainda não atualizei pra OneUI 7 por receio de afetar também a bateria
Eu tenho o s24 que com o instagram tradicional, com 4 horas de tela consumia mais de 60% da bateria, desinstalei e instalei o instagram lite e com as mesmas 4 horas de tela ele ta consumindo cerca de 16%, sem contar que quando eu tava com o Instagram instalado o celular tinha picos de super aquecimento, coisa que nao percebi depois que desinstalei e instalei a versao lite
Aqui no meu Edge 30 Pro continua o mesmo problema. Já vi a bateria sair de 30% pra 4% e, o que já era ruim, agora o telefone não dura nem 6 horas sem carregar de novo 100%. Agora mesmo, sai do trabalho 18h, 100% e fui pra casa, mal fiz nada e já tá em 70%
Os grandes vilões das baterias são os aplicativos de redes sociais, falo isso a anos em tudo que é post sobre gasto exagerado de bateria.
Acessar rede social só via web. Simples assim. Tira do vetor esses apps.
O que mais me deixa intrigado é pq o sistema não acusa o que mais está gastando a bateria. A gente abre as configurações de bateria e encontra tudo completamente normal.
Se há algo gastando tanto a bateria em background, o sistema deveria acusar com a devida porcentagem. A menos que tais aplicativos “escondam” isso do diagnóstico do sistema.
Falta de otimização como? Não tem nenhuma diferença
Todo S.O. posterior ao original de um celular quando foi lançado nao recebe a mesma otimizacao. Parece que fazem o novo S.O. para que apenas funcione sem problemas, sem otimizar. Isso que quis dizer.