Vídeos em H.266 terão mais compressão em 8K sem perder qualidade

Originally published at: Vídeos em H.266 terão mais compressão em 8K sem perder qualidade – Tecnoblog

Padrão H.266 promete fazer contéudo em 4K ou 8K ocupar metade do espaço na comparação com codec H.265

1 curtida

Nossa, ainda tô no h.264 com meu velho Boxee Box hehehe. Preciso comprar outro media center para reproduzir h.265.

Ansioso por uma comparação entre o av1 e o h266. É incrível como conseguimos cada vez mais qualidade com a mesma largura de banda.

1 curtida

Entro no piratebay e vejo 50% dos conteúdos em x264 e 50% em x265.
Entro no torrentleech e vejo 99% em x264.
Vou ver tracker de anime e 60% ainda está em x264.

Conversando com algumas pessoas que mexem com encode, a resposta foi “x265 tem muita complexidade que atrapalha o desenvolvimento de encode, x266 pelo pouco que falaram/exibiram nem presta”.

não presta em qual sentido?

A maioria das pessoas ainda não contam com dispositivos que conseguem rodar em x265 com folga, por isso a grande maioria do conteúdo pirata ainda é em x264 ou em x265 porco (principalmente os animes). Essas boxs e os sistemas de TV também não ajudam muito.

1 curtida

A vantagem do x265 em anime não é muito grande, precisa subir bastante o bitrate para a textura da imagem não ficar com o blur típico de x265, acaba que ele fica só um pouco menor que o x264 e o seu tempo de encode é muito maior, então a maioria dos bons grupos acabam optando por x264, o x265 é bastante usado por grupos de reencode, que pegam o arquivo da fansub e fazem uma compactação agressiva, que claro, danifica a qualidade de imagem.

1 curtida

Eu sempre prefiro padrões abertos.
Se o 2.66 é melhor hoje. Em meses o aberto fica tão bom ou melhor ainda!

Na verdade, tá acontecendo o contrário atualmente, os grupos tão migrando aos poucos pro x265. Por aqui isso que você disse é verdade, é quase unânime o x264. Os encodes do VCB (talvez o melhor grupo de encode de anime) só usam x265, a CBM, o EoE, até o Moozzi que usa uns filtros (zoados diversas vezes) e é chato pra caramba já tá usando o HEVC. O VCB inclusive é um dos únicos grupos que pega a fonte e melhora ela, eles não mexem na fidelidade da imagem, mexem em questão de serrilhado, banding e afins que não foram corrigidos na produção do material pro blu-ray. Usam filtros pra poder melhorar o arquivo, é um dos grupos mais competentes de todos. Aqui também rola muito de a galera pegar RAW que não é o disco e encodar, então também é generation loss como os dos grupos de reencode.

E faz tempo isso aí, viu? Eu encodo em ambos (264 e 265) e posso afirmar, isso era antes do x265 revisão 2.0, depois da versão 2 e pouco, só se tu fizer encode com bitrate muito baixo mesmo que gera um blur desgraçado, aí é melhor manter x264, tipo naqueles DVD ou SD da vida. Fora isso que não é a maioria dos casos, pode descer lenha. Se você dominar o x265, têm parâmetros até pra ele “imitar” o x264, então a limitação atual é hardware mesmo (principalmente CPU sem AVX2). Se tu pegar animes bem complexos de 20 minutos e encodar em ambos no mesmo crf com os parâmetros mais próximos possíveis, tu vai conseguir uma compressão de no mínimo 25% a mais no x265, isso é bastante coisa pra arquivador. Mas de fato se num for six core pra cima com AVX2, acho melhor ficar no x264.

1 curtida

Bem que eu achei estranha a afirmação dele sobre o blur, já que comigo ocorre justamente o contrário: a imagem fica muito mais nítida com uns 70% do tamanho do arquivo h264. Existem certos grupos que encodam em x265 e são muito agressivos na compressão, então a imagem fica realmente ruim. Já existem outros que deixam uma qualidade absurda no x265, mas meu notebook simplesmente não consegue rodar…

Acho que a grande questão é ter disponibilidade de decodificação por hardware dos codecs, especialmente que hoje em dia se usa principalmente smartphone e TV pra assistir os conteúdos, raramente é em computador, e esses só conseguem fazer uma boa decodificação se for por hardware.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.