Ventilador - velocidade aumentando e reduzindo

Olá pessoal.

Então, comprei um ventilador de Coluna Mallory Neo Air 15 Air Timer 40cm 140W.

Ele está funcionando numa boa. Só que noto que ele apresenta o mesmo “problema” que meu outro ventilador, um Arno Turbo (silence, ou force, não me lembro agora).

A velocidade de rotação das pás parece aumentar, de tempos em tempos, e reduzir. Isto sem que eu faça nada.

Com isto, ele fica mais ou menos barulhento. Isto é normal? :slight_smile:

Isso parece ser aumento e diminuição de energia na tomada onde ele tá.

Se acontecia o mesmo com o Silence Force, as chances de ser defeito de fábrica em dois produtos diferentes (embora similares) e de marcas diferentes é basicamente zero.

1 curtida

Então, pensei nisso também. O estranho é que acontece com o Silence Force em outras tomadas. Que doideira…rsrsrs

Flutuação de tensão da rede elétrica é completamente normal.
Liga num estabilizador e verá seu problema resolvido.

1 curtida

Opa, vou tentar. Valeu. Será que pode ser um nobreak (é o que tenho à mão no momento)?

A maioria dos nobrak tem estagio de regulagem da tensão.

E nem precisa ligar o ventilador nele se ele estiver em uso, é só prestar atenção se ele fica fazendo teck de rele comutando isso indica oscilação da tensão.

Então, na verdade, o nobreak está parado. Aí, pensei em ligar nele o ventilador e o notebook. Será que pode dar errado? rs

Sem problema, mas como ele tá parado a bateria pode tá descarregada, liga ele, deixa a bateria carregar completamente e depois testa o ventilador.

Beleza. Valeu Felipe!

Cara… dá uma verificada na tensão das tomadas… isso ai não é muito bom para alguns eletronicos. hahaha

1 curtida

Joia, vou verificar sim…rsrsrs

O problema aí é de CAPACITOR. Esse comportamento é quando o componente está apresentando defeito.

De qualquer forma, como você fala que esse comportamento ocorreu anteriormente com um ventilador diferente (que provavelmente vai ter o mesmo defeito), é bom você dar uma revisada na sua instalação elétrica.

Obrigado. É, já aconteceram coisas estranhas, por aqui, viu…rsrsrs

Pode ser também sujeira nas pontas das pás. Não precisa estar muito sujo. Qualquer sujeirinha na ponta que altere o momento angular pode aumentar um pouco o barulho. Se quando o barulho aumenta a velocidade diminui um pouco, certamente é isso. Sujeira e falta de lubrificação no motor também podem causar isso. Os outros possíveis problemas o pessoal já discorreu aí em cima.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.