Vendas de iPhone podem cair até 30% caso WeChat seja banido

Originally published at: Vendas de iPhone podem cair até 30% caso WeChat seja banido – Negócios – Tecnoblog

Vendas de iPhone podem sofrer redução de até 30% caso Apple seja forçada a remover WeChat da App Store em todos os países

Banir o WeChat nos EUA (ou mesmo em outros paises fora da China) afeta também pessoas comuns que usam o app no dia-a-dia.
Quem usa/precisa usar pra conversar alguém que está na China com certeza será afetado. Conheço gente que acabou optando por instalar o aplicativo pra conversar com gente na China porque era mais fácil isso do que fazer a pessoa na China conseguir usar o Whatsapp, por exemplo.
E como praticamente todo mundo na China usa, esse meio de contato provavelmente é utilizado para conversas de negócios, o que também pode ter suas consequências na economia (o grau óbviamente é difícil de dizer).

O banimento também vai acabar tendo um impacto financeiro porque deve ter muito chinês fora da China que usa o WeChat pra transferir dinheiro de maneira barata com o WeChat Pay.
Claro que pra isso existe o Alipay como alternativa, mas mesmo assim pode ter um impacto.

3 curtidas

Não entendi porque o governo dos EUA teria autoridade para banir um app ou software no mundo inteiro, mesmo sendo de uma empresa norte-americana. Não entendi também porque será banido só no iOS e não no Android.

4 curtidas

Acho que a “brecha” é justamente porque iOS é a única plataforma em que a instalação de apps é completamente controlada pelo fabricante, daria para enquadrar na mesma questão da Huawei e Google Apps.

No caso do Android, quem distribui o software não é uma empresa americana, é o AOSP sem serviços do Google. Nesse caso, pedir para o Google tirar da loja não mudaria em nada, já que para os chineses isso é irrelevante e bastaria baixar o APK para quem é de fora da China.

2 curtidas

A medida valeria para a Play Store tbm.

Mas acontece que uma notícia dessas pode assustar os investigadores da Apple e fazer as ações caírem. Aí quando tudo for resolvido, sobe novamente. E quem for esperto e atento ao mercado, engorda o porquinho.

As medidas de Trump para muitos parecem a princípio protetoras às empresas americanas, mas olhando os efeitos conexos, vem sendo um tiro no pé! As Chinesas vão se adaptando e substituindo o que ainda usa de tecnologia ocidental para versões locais, o que acaba prejudicando toda uma cadeia de empresas americanas.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.