Venda de celulares no mercado cinza aumenta 344% no Brasil em 2019

Originally published at: Venda de celulares no mercado cinza aumenta 344% no Brasil em 2019 – Negócios – Tecnoblog

Venda de smartphones no Brasil aumentou 2,2% no mercado oficial; celulares do mercado cinza representam quase 8% do total

2 curtidas

Grande parte por culpa do sistema tributario complexo e exorbitante.

2 curtidas

Olha posso estar fora das operações da família que tem distribuidora, porém como sempre meus tios citam, o fabricante em si muitas vezes é só analisar Apple e Xiaomi mantém suas lojas como uma degustação elas sabem que o mercado paralelo vende muito seus produtos e indiferente do meio acaba dando lucro gigantes, eu mesmo hoje nos lançamentos costumo trazer iPhone para alguns já indicados e ganhar um cascalho.
Tentar barrar isto é igual tentar barrar a pirataria de filmes, música quase impossível.
Sim empresas com CNPJ Brasil como exemplo a Motorola Brasil, ASUS Brasil se preocupam mais os funcionários com medo de cortes.
Se tem dúvida de como Xiaomi vende basta ir na região do Pari hoje a nova santa Efigênia tem loja que vende quase 200 aparelhos num dia bom, digo porque no mesmo temos franquia de restaurante e quando vou lá dar uma força para meu pai vejo os movimentos.

Parece que já vi um caso desses antes…

Lembro quando maioria dos notebooks da acer no brasil eram importados do PY, maioria das gpus de alto desempenho também, depois de uns bons anos finalmente trouxeram de forma legal e com preço competitivo, ai nos tempos atuais mal vejo pessoas vendendo esses itens no mercado livre ou outras lojas menores.

Espero que esse fator faça com que os celulares sigam pro mesmo caminho de ficarem com valores mais acessíveis, principalmente esses de entrada e intermediarios, se bem que na época do moto G raiz ele tinha preço bom, hoje em dia não mais

1 curtida

O crescimento do mercado cinza “levou fabricantes que atuam no mercado oficial, varejistas ‘legais’, entidades governamentais e até mesmo a Polícia Federal a focar em um trabalho conjunto para banir a venda ilegal”, lembra Meireles.

Sabia que tinha lobby das fabricantes e varejistas tentando dificultar importação independente, não é à toa que Anatel, Receita Federal, Polícia Federal e Correios se esforçam tanto pra manter o protecionismo do nosso mercado. Aí quando o Estado não arrecada, enquadra como “crime”, mas quando ele confisca e revende mercadorias, não é mais crime, tá de boa.

Que nada, o consumidor brasileiro tem que ser obrigado a pagar mais caro em produtos inferiores para sustentar a “indústria nacional” e os “empregos”, entre outras falácias.

4 curtidas

As montadoras que existem aqui é claramente pelo protecionismo, acho que vale a pena discutir se vale a pena (provavelmente não), mas acho que não da para chamar de falácia. Se equiparar imposto de importados e feitos aqui, as fabricantes aqui devem sumir do dia para noite.

Pagamos impostos demais e temos dificuldades logísticas demais. Proporcionalmente ao salário mínimo, nossos celulares são caríssimos, e isso ajuda a fomentar o mercado cinza.

2 curtidas

Não que eu seja a favor da sonegação, mas quando uma loja não oficial é capaz de vender pela metade do preço, de duas uma: ou o sistema tá enfiando muito imposto, ou a loja está lucrando alto demais… e ambos são injustos para as pessoas.

2 curtidas

Acha que essas coisas são falacias? Ve quanto vc paga pra importar um carro e a burocracia que tem, tudo pra dificultar e vc comprar um carro aqui, Brasil é extremamente protecionista, quando montadoras chinesas começaram a importar carros pra cá em 2011 as montadoras logo fizeram Lobby e a Dilmãe já meteu 30% de imposto sobre os carros da JAC e Chery

O alto preço das coisas, estou falando no geral, é visivelmente gritante aqui no Brasil. É claro que o percentual de imposto é totalmente descabido, e posso falar isso com conhecimento de causa - as cargas tributárias em alguns casos é simplesmente irreal. Porém, vale ressaltar que em muitos casos, na minha opinião, existe um abuso das marcas nos valores cobrados.

Porém vale ressaltar que, muito mais aqui em terras tupiniquins, essa super valorização acontece porque estamos - e falo isso no geral, pois estamos todos inclusos - dispostos a pagar pelo preço que é cobrado e na grande maioria esmagadora das vezes, para simplesmente falar, mostrar que temos algo caro.

É complicado generalizar, eu sei, mas vivemos em uma sociedade. E isso funciona como em um equipe no trabalho, quando um erra, todos erram.
Em contra partida, eu defendo o preço justo, ainda que elevado. E nesse ponto fica a critério de quem quiser compra, quem estiver disposto a adquirir tal produto por X valor, porém, não cobrar o dobro, as vezes até mais, do que realmente vale simplesmente porque é de conhecimento que pessoas ainda vão comprar.

Maior exemplo disso, na minha opinião é o mercado automotivo por aqui, onde pagamos valores absurdos por carros de entrada, isso sem contar outros modelos considerados tops de linha, somente aqui no Brasil, quando são carros de entrada em vários outros lugares do globo. Se for entrar na parte de “luxo” ou até mesmo de “esportivo” a coisa fica simplesmente insustentável, como é do conhecimento de todos, ainda que possa não gostar.

No Brasil existe uma desproporção muito grande com o que ganhamos com os nossos esforços para poder comprar o que tanto queremos. A conta não bate, a conta não fecha, e por isso nos vemos obrigados a ficar parcelando produtos e várias vezes.

2 curtidas

Falácia que eu digo são os argumentos furados dos que defendem o protecionismo.

Pra mim tanto faz se o carro é fabricado aqui ou é importado, quero bons produtos a preços competitivos, como acontece lá fora.

Entendi, tbm quero produtos bons a preços bons, de onde vem estou pouco ligando.

1 curtida

Ficamos a merce de produtos caros e de baixa qualidade justamente por causa do protecionismo.

Mercado Negro.

Ficamos a merce de produtos caros e de baixa qualidade justamente por causa do protecionismo.

Eu entendo perfeitamente isso, porém, ainda que medidas mais agressivas teriam um impacto forte na economia, acredito que ainda seria válido, como simplesmente não comprar, mostrando para as marcas que não estamos gostando nada do valor abusivo cobrado por eles.

Não vejo outra solução melhor. Mas isso dificilmente vai acontecer, porque, no mercado de telefone, sempre vai ter alguem disposto a pagar três, quatro, cinco ou seis mil reais em um aparelho, ou, no mercado automobilístico, mais de R$ 40.000,00 em um carro simples, sem nenhum adicional - Uma vez eu fui no feirão da Chevrolet, há alguns anos atrás, por curiosidade, e eles estavam cobrando R$ 44.000,00 por um Onix sem nem ao menos vidro elétrico, sem som de fábrica, praticamente nada, mas vinha com o motor e as quatro rodas, pelo menos né, kkkkkkk

Não adianta falar em boicote se vc precisa comprar, no caso de celular é bem mais facil importar do que um carro por isso o crescimento grande nas importações e mercado cinza, carro é muito dificil vc importar um como pessoa fisica.

Precisar comprar é uma coisa bem relativa. Você pode comprar o mais barato ao invés de comprar o mais caro, se vc precisa tanto assim como deixou a entender. E está valendo a pena mesmo importar com o dólar a R$ 5,00?
Agora falar que as pessoas precisam, de fato, de um carro na garagem, é ser muito, como eu posso dizer? Uma loucura.
Eu vendi meu carro a mais de um ano e meio atrás por motivos bem básicos, grana. Mas não porque eu não dava conta de pagar, mas porque para mim, o valor gasto com manutenção, impostos, gasolina não estavam valendo mais a pena e isso já estava acontecendo a um tempo.
O que eu perdi com isso? Principalmente mobilidade, ainda que eu usasse o carro somente de final de semana, eu rodava bastante nesses dois, três dias, mas ainda assim está se provando uma economia e tanto e acredito que essa seja uma tendência, ainda que demorada.
Eu ando nas ruas aqui de onde eu moro e em 80% das casas as pessoas tem pelo menos dois carros.
Se fala muito em crise, mas como as pessoas consegue manter dois carros na garagem? E eu não estou falando de carro básico não, porque até mesmo um carro bássico é caríssimo. As pessoas sem endividam pelo fato de querer ter, na grande maioria das vezes, não por de fato precisar…como eu disse anteriormente, s precisa tanto, não precisa do top, não precisa do mais novo, não precisa do mais forte, vc preisa de aglo que te atenda, e um carro mais barato vai te levar para onde vc precisa da mesma forma que o top dos tops.

O que a gente realmente precisa é reavaliar o que realmente “precisamos”

1 curtida

muitos precisam, não da pra ficar 3 horas num onibus por dia, ainda mais se o trabalho for longe e o sistema de transporte publico for ruim, vc precisa de um bom, na minha cidade ar condicionado é item essencial, no minimo uma direção hidraulica, mas a questão inicial é o mercado fechado, deixar de consumir por causa disso que é o problema.

Bom meu caro, eu não sei se vc percebeu - eu acredito que não - estou falando da maior parte das pessoas que tem apenas por ter, e não porque precisam. As pessoas que precisam, que não tem outro meio, é até compreensível, mas são essas pessoas, muitas vezes, que pagam dois carros em um financiamento, e isso é, também, bem ruim.
Já pagamos caro em carros, ainda pagamos dois carros?
Podemos fazer melhor do que ficar apontando um para o outro exceções e situações adversas, o que vc poderi propor para que essa situação, não só com carros, mas no geral, acabasse? Eu sugeri parar de comprar, vai ter um baque na economia, infelzimente muitas pessoas seriam mandadas embora, mas, como já foi dito, quem gira a economia? As empresas que produzem ou o consimidor que compra?

1 curtida