Valve quer que Steam Deck rode Windows 11 sem problemas do TPM

Nah, nem me daria ao trabalho de mudar o SO. Saiu um vídeo do LTT em que ele mostrou uma prévia funcional do Steam Deck e a Valve tinha excelentes protótipos. O único senão é que as capacidades de armazenamento são pífias no modelo de entrada e a única forma de expansão é via cartão SD. Mas no geral eu particularmente fiquei encantado pelo “console” e se chegar no BR a um preço não muito salgado provavelmente eu adote um.

Eu vi os vídeos, o concorrente mais próximo em preço (900 US$) é destroçado pelo Deck

1 curtida

Esse sistema TPM é uma piada.
Peguei um note Samsung x30 com i5 G10 e tal, porém com HD.
Pense num trem lento.
Reinstalei o Windows 10, tudo atualizado e nada de melhorar.
Fiz os testes de velocidade de disco e dava 40MB/s de leitura por 40MB/s de escrita.
Quando tentei fazer um clone pra outro HD pra testar, acusou bitlocker ativo.
Desliguei no Windows o bitlocker mas mesmo assim continuava baixa a velocidade de disco.
Entrei no BIOS e desativei tudo que existia de “segurança” como TPM, secure boot, fast BIOS e resolvido, disco normalizou em 140MB/s.
Com essa “segurança” o disco perdia ~100MB/s de leitura e escrita.
Não sei se isso é exclusividade da Samsung.
Mas se for assim não adianta nem usar SSD, vai matar rapidinho já que possui limites de gravação no chip.

Seu problema foi unicamente o BitLocker, não teve nenhuma relação com o TPM, nem com o boot seguro. O BitLocker leva algum tempo para ser desativado, não é imediato porque ele precisa descriptografar o disco inteiro, também não é recomendável ativá-lo em HDs (principalmente de notebook).

Nos SSDs é outra história, não há perda de desempenho nem de longevidade, até porque a maioria oferece suporte a nível de hardware, até mesmo os modelos de entrada hoje em dia…

O SteamOS parece MUITO promissor. Tô torcendo pra Valve conseguir entregar todos os jogos do Steam otimizados no Proton. Assim a galera não deve reproduzir aquele argumento de “vou colocar Windows porque X jogo não roda em Linux”. Também quero ver logo o hardware por dentro pra entender o quão difícil vai ser colocar um SSD M.2 na unidade mais básica (a que vem com 64 GB eMMC). Se o processo for simples, e esse modelo chegar aqui por um preço não tão exorbitante, acho que vai ser 10/10.

A decisão mais acertada logo de cara: abandonar o Ubuntu. O SteamOS era fork do fork e isso não me apetecia muito em se tratando de SO. APESAR que o PopOS! (da System76) é fork do Ubuntu e bastante competente pra rodar games da Steam, até mesmo os que o Proton suporta, inclusive com instalação bem descomplicada de ambos. Mas nesse sentido acredito que a Valve tenha mudado pra ter uma distro um pouco menos “poluída” pra se basear. Como o hardware do Steam Deck é basicamente uma APU, pra que uma distro que você precise ficar “tirando gordura”? Não é mais fácil apenas colocar só o que se precisa?

Quanto ao hardware, não aposto em modularidade de armazenamento. Apesar das especificações dos 3 modelos iniciais que vão ser lançados, eu não esperaria muito nesse sentido. Apesar de que temos o porém da Valve dizer que o dispositivo vai poder receber o Windows 1x sem problemas, o que mostra que o produto não é nenhum hardware mirabolante.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.