Valve é processada por "monopólio em jogos de PC" no Steam

No caso da Apple eu até concordo um pouco com a Epic, visto que pra fins práticos (quem faz jailbreak?) só se tem a App Store, mas no computador o que não faltam são opções de lojas pra se lançar os jogos.

11 curtidas

Quem deu entrada com esse processo sabe o significado de “monopólio”?

6 curtidas

eu não entendi ou eu não sei o que a palavra monopólio significa.
o problema é o monopólio (que aparentemente não existe, as empresas vão pra steam porque querem) ou é a taxa (que é basicamente a mesma nas plataformas)?

2 curtidas

O problema é que não para por aí. De acordo com o processo, o Steam, em tese, proíbe que desenvolvedores aumentem o preço dos games na plataforma em relação a outras, para compensar a taxa de 30%.

Parece uma regra escrota, mas o problema é que se isso fosse permitido muitos usariam o Steam como “vitrine” pra vender o jogo em outra plataforma.

Algo parecido foi quando a Epic começou a comprar a exclusividade de vários jogos. Os desenvolvedores lançavam a página do jogo na Steam apenas para divulgar e usar os fóruns, mas o jogo em si não estava disponível para compra lá. Há alguns meses a Valve proibiu essa prática.

7 curtidas

Mas um exemplo de “cuspindo no prato que come”. Boa parte dos jogos da HB são baseados em códigos da Steam.

Ainda bem que parei de comprar produtos com eles.

4 curtidas

“O processo, que já foi registrado em Washington, nos EUA, diz que considera ilegal a união do Steam como plataforma e o Steam como loja, por criar um ambiente muito centrado para desenvolvedores de jogos.
Pode parecer confuso, mas a desenvolvedora alega que a Valve tira proveito da situação, tentando convencer desenvolvedores que lançar um game no Steam é sinônimo de sucesso, enquanto mantém a alta comissão de 30% para cada venda.”

Peraí: O fato da Steam se vender como uma plataforma de games que também dá ferramentas de desenvolvimento e divulgação é o que faz o diferencial dela, no qual ela se embasa pra cobrar os 30%.
Esse argumento pra mim não soa bem, porque não é esse o princípio de como o livre mercado (sem aquela pataquada ancap de “autorgulação”) deve ser? Sob esta ótica, qualquer diferencial entre serviços pode ser considerada “pretexto pra monopólio”…

O problema é que não para por aí. De acordo com o processo, o Steam, em tese, proíbe que desenvolvedores aumentem o preço dos games na plataforma em relação a outras, para compensar a taxa de 30%.

Sim, porque caso contrário, isso abriria brecha para dumping: uma plataforma pode muito bem encarecer os produtos na Steam pra favorecer qualquer outra plataforma e por a culpa nos 30%.

Na moral, eu sou contra monopólios tal como qualquer outro aqui, mas esse tipo de declaração é pura insensatez! Se todos as plataformas fossem idênticas em valores e serviços, para que em teoria deixasse o gosto do consumidores ditassem suas escolhas, não teríamos nenhum propósito para criar serviços melhores. Eu admiro o pessoal da Humble, mas essa foi uma bola fora fenomenal…

7 curtidas

Eu penso o mesmo, especialmente considerando que as chaves vendidas em outras lojas não geram lucro algum para a Valve

2 curtidas

A palavra “monopólio” está no caminho de se tornar trivializada, assim como muitos termos negativos já foram, pois daqui a pouco isso vira “se você não compra comigo, é sinal que monopólio existe”.

11 curtidas

O estúdio Wolfire Games, responsável pelo site e projeto Humble Bundle

O processo, que já foi registrado em Washington, nos EUA, diz que considera ilegal a união do Steam como plataforma e o Steam como loja, por criar um ambiente muito centrado para desenvolvedores de jogos.

Deixa eu ver se entendi: eles consideram monopólio fazer algo que eles fazem? :thinking:
Logo se eles consideram monopólio fazer o que eles fazem é porque eles querem que só eles façam isso e querer que só eles façam isso não é monopólio?!

Parece processo de maluco kkkkkk
Monopólio é o que a Epic faz quando compra exclusividade, o que a Steam faz é ser um serviço melhor.

3 curtidas

Achei o exemplo usado para sustentar essa ideia muito ruim. A existência da Origin foi um erro desde o começo e mesmo depois da EA voltar atrás e vender seus jogos na Steam novamente, a Origin continua me dando dores de cabeça.
Recentemente tive vários problemas com o Battlefield V, pois apesar de ter sido adquirido na Steam, ele ainda me obrigava a carregar o jogo via Origin e vários erros aconteceram no processo. O sucesso na Steam se deve ao fato de que é uma plataforma muito melhor e mais confiável e eu mesmo não confio de comprar meu jogos em outras plataformas. A EA já chegou inclusive a banir um país inteiro da Origin, e inclusive há relatos de usuários que reclamaram da Origin no fórum da EA e tiveram suas contas (com todos seus jogos que foram comprados) permanentemente bloqueados.

3 curtidas

Acho que a reclamação REAL da Wolfire é que a Steam é boa demais no que faz e eles não gostam disso, então vão usar o peso do estado pra tentar acabar com isso.

2 curtidas

Ia comentar exatamente isso que vocês dois comentaram. A HB vende vários jogos que são ativados via Steam, eles recebem o dinheiro como bem entender e depois disso acabou, a Steam fica responsável por todo resto.

2 curtidas

Acho que metade dos jogos que tenho na steam eu comprei no HB… Vai entender…

“não consigo vender, vou processar quem consegue, pq se meu serviço é porco, o serviço bom, completo e estavel só pode ser monopólio, nunca que eu estaria errado”

2 curtidas

As pessoas estão tratando um conceito rígido de monopólio. Monopólio não é tão somente quando existe apenas 1 empresa, mas quando essa empresa é tão grande que ela prejudica todo o mercado. Tanto é que compras de empresas quando já são em setores de oligopólios precisam passar por uma aprovação. No caso da Steam, o tamanho dela é tão grande que o mercado fica refém da política dela - Simplesmente porque a concorrência não tem a mínima chance justamente por causa dessas práticas. Por exemplo, uma desenvolvedora que lance os jogos em duas lojas, tem que lançar a um preço maior, nem tendo a opção de dar o desconto total pro consumidor. E pelo preço ser o mesmo, as pessoas dão preferência a Steam, não por ser melhor, mas pra usar apenas uma plataforma. E o ciclo se repete.

E pro usuário que falou sobre aumentar preço e culpar os 30%, isso é matemática básica, ou seja, facilmente calculado. Se numa plataforma tiver U$11.20 (que cobra 12%) e na outra U$14 (quando se cobra 30%), obviamente que ela ganharia mais na de 30% (isso tô tratando que é um adicional, e não que a comissão de X % seria do total).

3 curtidas

Cheirinho de inveja

1 curtida

Ou seja, estão acusando a Valve pela sua eficiência…
Que coisa de doido kkkk

Minhas lojas de games ever são STEAM e XBOX GAME PASS…

O resto é resto…

1 curtida

Pronto. Agora já virou farra…

Monopolio do Steam? Só se for de jogo no Linux/Mac, pq… c’mon dude… Epic Store, GOG, Origin, Microsoft Store… etc…

2 curtidas