Vale abandonar a portabilidade de um notebook pelo preço de um PC?

Preciso trocar o meu notebook, o problema é que o preço tem sido um impeditivo.

Em geral, softwares (Lumine e AutoCAD) de Engenharia não devem precisar de tanto hardware, mas eu gostaria de ter um pouco de sobra pra, qm sabe, jogar um pouco.

Hj em dia acabo usando mais meu notebook de forma fixa, mas todo fim de semana viajo pra cidade vizinha e levo ele (talvez algumas mudanças na rotina me fizesse re-acostumar).

Mas enfim, pelos preços dos componentes hj em dia, acha que dá pra montar um bom PC na casa dos R$3.000~3.500 ou é melhor investir em um notebook?

Se sim, quais hardwares me recomendam para essa faixa de preço?

Você compraria o PC pronto, ou faria a montagem ?

O ideal é por no papel, quanto quer gastar e quanto de performance quer atingir.

Feito isso, procure por soluções de PC e notebook , que alcancem essas exigências e compare.

Se você está disposto a abrir mão da portabilidade, e conseguir por 3500 um bom hardware, acho que vale a pena. Porém tem que se atentar ao fato que irá precisar de um bom monitor, de resolução e tamanho razoáveis. O que pode aumentar a conta no final, caso já não os tenha.

2 curtidas

Vou tentar cotar o preço de peças na internet e vê de quanto irá sair… acredito que acabará compensando mais

Geralmente é mais barato, sim. Ou pelo menos vc consegue algo melhor pelo mesmo preço.

Se pra você vale a pena abrir mão da mobilidade por uma config mais parruda, então é isso que conta.

1 curtida

Eu fiz essa troca em Outubro/Novembro do ano passado. Antes utilizava um notebook praticamente de forma fixa, ligado à um bom monitor, teclado, mouse. Há uns 3-4 anos tinha optado pelo notebook porque o valor dele estava muito próximo a um desktop com configurações semelhantes e eu considerava uma falta de respeito a Intel sempre mudar o socket do processador a cada geração, o que praticamente inviabilizava upgrades reais.

Como já tinha os periféricos, a máquina ficou nessa faixa de preço, R$ 3.000,00, um Ryzen 5 3400G, Placa mãe Gigabyte B450M Gaming X (principalmente por causa dos 4 slots de RAM e dissipadores em todos VRMs), 16Gb de Ram e um SSD M.2 de 960Gb.
E ainda os futuros upgrades que posso fazer são colocar mais pelo menos mais 16Gb, uma placa de vídeo e trocar o processador pra 4º geração (Ryzen 4000 / Zen 3) que está prevista pro lançamento no final desse ano e que ainda será AM4.

Sei que poderia ter gasto menos, mas comprei na Pichau com toda a montagem feita por eles, preferi a praticidade do que gastar tempo procurando em várias lojas e depois ter que fazer a montagem de tudo.

Se você pensar unicamente na performance X preço, com certeza compensa mudar para o desktop, só será necessário ver se nestas viagens semanais você consegue ficar sem o notebook.

4 curtidas

Em fevereiro e março os preços estavam bons, agora foram as alturas, dolar 50% mais caro e estoques em baixa, se puder esperar até o fim do ano, a situação deve melhorar.

Cara, eu também era time notebook, e confesso que no meu caso n sentir falta da portabilidade. Trabalho com programas de design, e agora partindo pra uns de 3D, acho que se equipara ao seu uso, e também decidi partir pro desktop justamente por conta de querer jogar também.

Acho que vale ponderar seu uso, mas com certeza sua produtividade com uma máquina mais parruda vai melhorar muito. Além daquela jogatina pra descontrair :crazy_face:

No meu caso eu investi mais ou menos o dobro do seu orçamento ai, mas da pra montar um desktop bem bom com isso. Acompanha o Escolha Segura no youtube, eles estão fazendo uma série de setup pra homeoffice, com faixa de preços, que pode ajudar vc a montar uma máquina legal.

1 curtida

Por mais que não dê pra prever o futuro, tudo que tu comprar agora estará ridiculamente mais baixo num futuro (espero eu) não muito distante. O upgrade é realmente necessário agora?

Se sim acho que o recomendável é pesar suas necessidades. Quantas vezes você já fez algum trabalho fora de casa? E se tu fizer uma pós, gostaria de usar seu próprio PC em aula? Quais jogos tu costuma jogar, é realmente necessário algo tão dedicado?

Caso opte pelo notebook, se for usa-lo pra jogos, além das especificações técnicas, ver como o sistema de resfriamento do mesmo se comporta é interessante, pois isso gera um gargalo muito grande em notebooks potentes.

3 curtidas

De fato kk

Pelo jeito vou ficar mais um tempo com o meu atual notebook mesmo. Talvez compre um novo no final do ano.

kkkkk é. Faz muito tempo q fico babando pra jogar certos jogos, como Red Dead Redemption 2 e nunca pude… Ainda tô meio indeciso, mas acho q vou de PC, aparentemente.

Talvez até invista mais lá pra o final do ano, qnd o dolar abaixar.

Exatamente kkk

Acho q vou aguardar mesmo.

Espera até o fim do ano, vai ser mais negócio!

1 curtida

Posso estar errado… mas o AutoCAD requer sim uma maquina mais parruda. Lumine eu não lembro.

Até 3500 reais? Acho pouco provável que você consiga um notebook que dê para jogar algo mais pesado que um CS:GO/Fortnite, maioria dos que eu vi nessa faixa de preço tem a GeForce MX110/MX120 ou Radeon 520 (que é BEEEEEEEEEEEEEM fraca).

Mas até 3500 reais, se tu já tiver um monitor, dá pra montar um PCzinho bacana. Agora com esses cases Micro ATX mais recentes que tem uma circulação de ar aceitável e as placas mãe com qualidade decente no formato Micro ATX, dá pra montar um PC bacana e “portátil” por um preço legal.

Sendo otimista final desse ano, mas eu to apostando em Fevereiro, Abril do ano que vem. =\

1 curtida

Depois da alta do dólar acabei adiando a substituição do meu notebook Dell Inspiron 5548, mas continuo na dúvida entre gastar menos com um Desktop ou ter a mobilidade em troca de um preço (bem) maior e uma performance menor.

Geralmente uso meu note mais estático, com um monitor, teclado e mouse acoplados. Contudo, pelo menos uma vez por mês preciso viajar.

Talvez eu apenas coloque um SSD no meu notebook e continuo com ele pra quando precisar me deslocar e compro um desktop mais parrudo.

Porém, os planos ficaram pra 2021.

1 curtida

Eu tava pensando em fazer o mesmo com meu Acer E15 (i5-5200U, 4GB e tudo onboard haha). Mas no caso, tu pode manter os dois. O futuro PC pra jogo e talz, o note atual pra mobilidade.

1 curtida

Esses softwares específicos de engenharia (você não falou o segmento) que você falou rodam em notebooks “medianos”. Mas se você precisar trabalhar com grande quantidade de modelamento 3D, acredito que o valor do notebook pra isso vai ultrapassar esse orçamento, aí é melhor montar o PC mesmo.

O que você pode fazer é montar um PC parrudo e acessá-lo remotamente quando precisar, usando um notebook mais humilde.

1 curtida

Colega, você precisa colocar na balança o que você mais precisa: portabilidade ou desempenho.

Um notebook por esse preço você pode encontrar um Core i5 de oitava geração, que entrega um desempenho legal. O problema da maioria dos notebooks é o gargalo que se dá pelo HD de baixa rotação, mas você pode suprir isso trocando por um SSD.

Claro que o desempenho de um PC é indiscutível, tanto que eu tenho um PC para criação de tarefas, edição e até utilizar esses Softwares que você citou, por ser da área de Engenharia Civil. O AutoCAD, Revit, Sketchup, etc, são softwares que necessitam de leitura/escrita boa e um desempenho considerável se você necessitar de renderização, algo que o PC leva vantagem.

Mas o notebook consegue fazer tudo isso (com um SSD, melhor ainda), além de poder levar para onde você quiser, perdendo apenas alguns segundos (ou minutos) a mais quando houver necessidade de um desempenho superior.

Felizmente essa questão de HD não é um problema. Comprei um SSD de 500GB da Samsung e vou levá-lo para o meu próximo PC/notebook

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.