Considerando que o período de suporte do Windows 10 está chegando ao fim, estou pensando em atualizar para o Windows 11, mas devido os inúmeros problemas reportados, ainda estou hesitando.
Há rumores de que o Windows 12 está para ser lançado pela Microsoft em 2025, e espero, segundo a tradição, que seja o ‘Windows bom’.
Devo esperar até a última gota do suporte do W10, ou já vale a pena migrar para o W11?
Isso é o meio que igual a perguntar se vale a pena comprar um iPhone N ou esperar pelo iPhone N+1.
Não tem como saber e é basicamente uma aposta.
No caso, duas apostas. Uma porque não sabemos quando ele será lançado de fato e outra é que não sabemos quão bom ou ruim ele realmente será. Fora que Windows em lançamento sempre tem problemas e ele só vai sendo polido e ficando redondo depois de alguns anos.
Vide Windows 11, que ainda tem seus problemas, mas já tem 3 anos de idade e vários problemas já foram resolvidos. Claro, outros ainda vão aparecer com as novas atualizações, mas é provável que muita coisa que o pessoal reclama do 11 (tipo enfiar IA em tudo, telemetria, inconsistências de design) vão continuar com mais força no Windows 12.
Não vale a pena esperar, mesmo um windows de versão boa tem muitos problemas no seu lançamento, windows 10 não era nenhuma maravilha no ano que foi lançado.
Não por isso, pois como via de regra todo Windows nasce bem “crú” e geralmente depois de pelo menos um ano de lapidações passa a ser usável, isso é histórico.
Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, eu particularmente considero o Windows 11 hoje já bem estável, eu uso a mais de um ano, não tem nada que eu me recorde agora dele ter de vantagem em relação ao 10, mas também não tem nada contra (tá, tem o menu de contexto nojento, mas acostuma), então eu acho que vale a pena sim, ou esperar até 2026-27 pra pegar o 12 já amadurecido.
Hm, entendo o receio de migrar, mas hje em dia eu digo: VALE.
Fiquei com o W10 até o começo desse ano, desde então tenho usado o W11. E por mais q tenha esses alardes aí nos sites de tech, o sistema é estável e bom. Se vc tem hardware compatível, atualize.
Eu nunca uso versão nova do Windows no lançamento, sempre espero polirem. E esse é o estado do Windows 11 atualmente, está polido se comparado à versão inicial.
Agora claro, tenho q ser honesto e dizer que eu ñ uso uma SKU comum(Home ou PRO). Tenho uma licença do Windows 10 Enterprise do trabalho e consegui usar normalmente pra ativar o W11 Enterprise.
Basicamente é a versão “definitiva” do Windows por assim dizer, já q tem todos os recursos da Pro e outros(desnecessários pra 99% das pessoas, rs). A MS infelizmente ñ vende ela pra user doméstico.
A maior diferença em relação às versões comerciais:
Não tem qualquer dessas tranqueiras que a MS empurra nas versões comerciais. O sistema vem limpo assim q vc instala.
Não tem obrigação de conta da MS, não tem Ads, vc basicamente tem o controle total do sistema como controle de Telemetria e tal(algo impossível na Home).
O Windows 11 é bonito, agradável de usar, animações suaves, o novo efeito de transparência deles, o tal “Mica”, é um destaque à parte.
Tão começando a implementar cada vez mais no sistema. Fora que apps de terceiros tbm estão implementando.
Quando eu volto pra o PC do trabalho, estranho bastante o W10. Já passa a impressão de algo datado msm.
Realmente vale a tentativa, mas só se tiver hardware compatível. E ñ usar gambiarras.