Vale a pena fazer backup em Blu-Ray RE?

Será que vale a pena investir num gravador de BluRay USB? Será que eles seriam confiáveis à longo prazo? 5, 10 anos.

Eu meio que não confio 100% em HDs, e os controladores dos meus HDs externos superaquecem e desligam… midia fisica também tem problema, mas ao menos se o drive morrer, é só comprar outro. (porém a midia pode degradar…)

Núvem sai muito caro à longo prazo e NAS é bem caro à curto prazo. DVD não serve por só manter 9GB de dados e um Blu-Ray dual layer armazena 50GB.

Levando em conta todos os pro e contras, será que ainda vale a pena?

Dependendo da importância dos arquivos, o ideal é ter redundância. Nuvem + mídia física. Nunca tive contato com Blue Ray então não tenho opinião sobre a mídia. Eu iria de HD externo + One Drive.

1 curtida

Eu não recomendo, não é nem por conta da durabilidade, mas pela demora na hora de gravar.

Já fiz alguns testes com um BD-RE de camada dupla (50 GB), na primeira utilização do disco ele precisa ser formatado, o que leva um tempo considerável já que a maioria (pra não dizer todos) os BD-RE são limitados à gravação em 2x (mais ou menos 9 MB/s), isso se traduz em aproximadamente 94 minutos na formatação inicial do disco, e mais 94 minutos sempre que você quiser gravar a quantidade máxima de dados que ele pode armazenar.

Se for um disco de camada tripla (100 GB), esse tempo duplica mais uma vez (188 minutos), sem contar que BD-RE de camada tripla custa uma facada, nunca encontrei por menos de 100 reais cada disco, e requer uma gravadora compatível com BD XL, que também são mais caras…

1 curtida

Eu só tenho dor de cabeça com isso… tanto que eu desmontei meu Seagate para enfiar dentro do PC… hahaha

Vixi… ai quebra as pernas. hahaha

Tenho 2 wd externo e nunca notei aquecimento extremo, somente o nornal se operação, em dias muito quentes acho que ficaram na casa dos 45°.

Tenho um seagate que só tá funcionando na usb 2.0, se coloco na 3.0 ele não reconhece, deixei ele para meus jogos de video game.

Minha experiência com dvd não é muito boa, tem de verificar a integridade das midias uma vez por ano.

Eu iria de hd interno de 3,5", até hoje é onde tive menos falhas, montei um NAS com uma placa mãe velha, um celeron j1800 sem cooler, mas também pode investir em um case para HD de 3,5" e usar ele na USB.

Deve valer mais a pena comprar HD externo novo mesmo.

Tomando o cuidado de comprar um driver que consiga ler o disco também, porque dependendo da forma como foi gravado, nem todos os drives podem conseguir ler (geralmente isso acontece por questão de velocidade de gravação).

Pois é, mas como o mbc mencionou, parece que só tem 2x de gravação.

Problema é: aqui em casa é um tanto mais quente (e nem é verão ainda…), e não demora pra controladora dos HDs externos superaquecerem e desligarem/deixarem de responder… hahaha

Tem cooler e raid 1 (só não é muito portátil, mas pra backup tá valendo)

https://pt.aliexpress.com/item/1005002487378345.html

No seu caso deve valer mais a pena investir num ar-condicionado para o cômodo onde vc usa o PC, eu tenho um HDD externo D3 de 2TB depois que ele começou a não querer ser reconhecido de vez em quando pelo meu PC eu investi na compra de um GDD interno de 4TB para o meu PC e estou levando assim até agora, mas a minha ideia é futuramente comprar um HDD externo novo ou um HDD interno de 8TB mais um case/adaptador para conseguir usar ele quando precisar.

Ah… vai sair mais de 4 mil reais fora a multa que eu vou levar. hahaha
Muito melhor desmontar o drive e espetar direto no sata… hahaha
Pior que o quarto deve estar uns 25ºC só…

Nesse caso deve ser mais negócio comprar um HD interno e usar um case qualquer.

Então o problema não parece ser o ambiente quente, mas sim um HD externo com problema mesmo.

1 curtida

Também já pensei nisso, mas não… abrindo o HD externo e resfriando APENAS o controlador, funciona estável por horas. Incluindo 5MBps mais rápido. Espetando o HD direto no sata, tbm. É o controlador que tá aquecendo demais.
Sei lá, Seagate e InfoKit tem uns controladores bem meh…

Por “HD externo com problema” eu estava me referindo ao produto como um todo, o que inclui o controlador.

Estou supondo que se você comprar um outro HD externo, ele não vai ter esse problema de não funcionar quando o quarto em que ele está sendo usado está a apenas 25ºC. E essa opção provavelmente é mais interessante do que ficar investindo em BR-RE, que é mais lento, cabe menos, provavelmente custa mais por GB de armazenamento e provavelmente tem mais chance der dar erro durante a gravação.

Digamos que o controlador em si não tá só 25ºC… hahaha Com o case fechado, deve dar para triplicar o número.

O quarto que está a 25ºC como você mesmo disse.

Sim, o quarto. Não os controladores dos HDs externos (um InfoKit e um Seagate Basic 1TB , que ainda tem o logo antigo e tinha outro nome quando eu comprei). São dois controladores que estão superaquecendo com a temperatura ambiente de 25ºC e só funcionam com um SickleFlow antigo em cima. hahaha (Os DeX não resolvem…)

O meu ponto é que um HD externo não deveria ter problemas pra funcionar quando o ambiente está a 25ºC. Se está tendo problemas, o mais provável é que ele está com problemas.

Sim, pode ser problema. Ou pode ser que ninguém previu que algum maluco copiaria literalmente 500GB pro HD e depois copiaria esses mesmos 500GB pra outro lugar duma só vez. Ai ele aqueceu mais que deveria…
Acho que eu não especifiquei direito: eles funcionam quase normalmente sempre. Só com carga pesada que me deixam na mão… hahaha

Ou foram pensados em carga pesada somente em ambientes frios (sejam paises frios ou salas climatizadas)

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.