Vale a pena comprar smartphone vinculado à plano?

O aparelho fica mais barato em relação ao varejo?

Depende. Eu costumo comprar iPhones na Vivo e o desconto é razoável, mas isso só em planos mais caros. Só vale a pena se você realmente já usa esses planos mais caros e faz proveito de tudo o que eles oferecem. Se você vai assinar um plano desses só pra ter o desconto, não vale — até porque geralmente o desconto vem junto de fidelidade.

Um mês após o lançamento do iPhone 12 no Brasil eu já vi algumas lojas do varejo vendendo o aparelho no mesmo preço que a Vivo cobra no meu plano. Pra quem gosta de comprar logo no lançamento é até legal, mas normalmente dá pra achar ofertas similares em lojas comuns depois de um tempo.

Eventualmente surge alguma promoção boa para aparelhos mais antigos (já cheguei a comprar um iPhone SE na Vivo por um valor baixíssimo). Pra complementar: tenho percebido que a Claro oferece descontos melhores que a Vivo em planos que custam menos.

3 curtidas

Tem que fazer as contas e ver as franquias do plano.

Um exemplo numérico pra ilustrar.
Se o aparelho sem vínculo custar R$10.000 e com o vínculo custar R$7.000 mas com vínculo de 2 anos pra um plano pós que custa R$200 por mês, só com o plano você vai gastar R$4.800 nesses dois anos (supondo que o plano não sofra reajuste), que é mais do que o desconto que você vai receber no aparelho. Se você conseguir tirar proveito de tudo o que o plano de R$200 oferecer, pode valer a pena. Agora se você achar que consegue encontrar um plano que supra as suas necessidades e custe R$75 por mês, você vai gastar o mesmo tanto em 2 anos (os R$10.000 do aparelho mais R$1.800 do plano por 2 anos) além de não ter de se preocupar com fidelidade.

4 curtidas

Pra mim nao valeu. Veio um celular engessado e nada do prometido. Vale a pena a pesquisa em loja.

Depende do seu plano e necessidade de dados, voz, compartilhamento, etc. Caso tenha plano família ou tenha plano de valor alto, em alguns casos pode valer a pena sim. Só precisa se atentar a carência, pois quando se pega um aparelho na operadora, eles vinculam a uma carência de 1 ano.

Se você for uma pessoa que vai usar um plano familiar e manja dos paranauês (parcelamento de 18x) na TIM, por exemplo, o desconto real vai ser da ordem de 300 num plano pra 2 pessoas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.