Há alguns meses conheci o método GTD e venho tentando implementar aqui para me organizar melhor. Gosto de usar apps para fazer as coisas, e nesse caso comecei a usar o Things.
Queria compartilhar com vocês uma dificuldade que tive com o GTD e ver se vocês têm dicas pra compartilhar sobre os contextos.
Já tentei usar alguns contextos como: “Casa”, “Computador”, “Escritório”, “Anywhere”. Não deu certo.
Então tentei usar contextos assim: “Trabalho”, “Pessoal”, “nome de um projeto novo monetizado”. Também não deu muito certo.
Eu acho que não peguei a manha de usar os contextos, talvez não tenha sacado direito. Tive a dificuldade de separar esses grupos coisas e realizar as tarefas de cada grupo.
Podem compartilhar suas experiências?
Alguém teve uma dificuldade ou dúvida similar ao implementar o GTD?
Como vocês têm usado isso (especialmente os contextos)?
Um dos principais problemas que eu enfrentei ao utilizar contextos foi a dificuldade de monitorar e organizar várias listas diferentes. A melhor solução que consegui encontrar até agora é separar as atividades relacionadas ao trabalho, pois elas dependem de horários e ambientes específicos. No entanto, pessoalmente, acredito que faz mais sentido ter todas as tarefas em uma única lista, pois isso facilita a organização e o monitoramento.
Use critérios objetivos e de acordo com as tarefas pra criar os contextos.
Pode ser de acordo com a ferramenta que você precisa pra realizar as tarefas, pode ser de acordo com o local em que você precisa realizar as tarefas, pode ser de acordo com a pessoa que precisa estar junta para realizar a tarefa.
Quanto mais genérico for o contexto, menos útil ele será.
Por isso que pormenorizar o contexto se torna necessário em alguns casos.
Por exemplo, “escritório” e “casa” são contextos genéricos demais porque por mais que tenham tarefas que você só pode realizar no escritório ou na casa, tem um monte de tarefas que você pode fazer em casa um desses contextos. Então você tem que pormenorizar ou simplesmente trocar o contexto. Pode pormenorizar para “computador do escritório” e “computador da casa” (supondo que cada computador seja diferente e tenha softwares diferentes e acesso a redes diferentes).
Enfim, tem vários guias online explicando um pouco melhor como usar contextos no GTD.
Eu não uso contextos no sentido tradicional do GTD, acho que não faz sentido pros dias atuais de home office.
No Things eu uso as tags somente pra filtrar por tipo de urgência. Tenho mais tags pra outros tipos de filtros, mas nada que eu use tanto quanto essas de urgência.
No things, além dos projetos, você pode criar áreas pra agrupar projetos. Uso essas áreas pra separar projetos por temas: Trabalho, Dev, SEO, Pessoal, faculdade (um por matéria), finanças etc.
Acho que não vale seguir o GTD ao pé da letra. Eu uso bastante coisa, mas quando usava tudo, percebi que tava gastando muita energia gerenciando as tarefas. É divertido no começo, mas depois você percebe que é too much
Eu encaro o GTD mais como uma caixa de ferramentas que eu vou lá e pego o que eu preciso do que um método de produtividade.
Já tentei organizar minha vida toda através de ferramentas centralizadas e no fim eu perdia um tempo organizando, acabava abandonando e voltando, no fim virou mais um problema do que uma solução.
Hoje minha lista de tarefas é basicamente a do trabalho, quando tenho alguma coisa pessoal (que eu gerencio mais pela agenda do Google com lembretes e com o Gmail) eu vou lá e incluo na mesma lista. Isso quando precisa, no geral fica o e-mail na caixa de entrada e eu arquivo quando concluo.
Mais do que tentar se encaixar nas ferramentas e métodos (e ficar testando um monte de apps - quem nunca) o ideal é ter uma abordagem leve e que se adeque a sua rotina. Lembre-se sempre que as ferramentas são para te ajudar e não um objetivo em si.
Durante muito tempo tentei (forçadamente) me adaptar a vários métodos e aplicativos pra tentar organizar minha rotina. Quando percebi que eu perdia mais tempo do meu dia organizando a lista do que fazer, do que de fato fazer, desisti.
Hoje eu uso o app Lembretes para planejamentos rápidos (como ir ao supermercado) e o Calendário para planejamentos voltados ao meu trabalho (entrar com cliente tal em dia e hora específicos, fazer uma postagem em tal dia, etc). Depois disso, deu 100% certo e sigo feliz!