Bom, fico com o meme mesmo.
Não acho que reduz não.
Att
ChatGPT
Bem, de fato, aprender com uma calculadora não cria o gatilho cerebral necessário para elevar-se na matemática.
Bastante interessante esse estudo e você mesmo pode fazer esse teste. Tem um site chamado Contexto (contexto . me) que se trata de um jogo para descubrir a palavra secreta. “As palavras foram ordenadas por um algoritmo de inteligência artificial de acordo com a similaridade delas com a palavra secreta”, é o que informa o site.
Pois bem, no canto superior existe um atalho com 3 pontinhos e nele existe a opção Dica. Você começa a jogar e chega um momento que você começa a fritar seu cérebro, acreditando no impossível para descobrir a palavra. Então, você cansado, pode solicitar a dica, que inclusive é ilimitada te dando opções de palavras correlacionadas, muito próximas à palavra para ser descoberta.
O fritar o cérebro tentando descobrir a palavra são as ondas alfa, teta e delta em ação e usar a dica reduz o processo de engajamento cérebral. Você sente como se tivesse entrado debaixo de um chuveiro com água fria em um dia que está fazendo 40 graus. hahaha
Apenas por palavras você não sente essa ação e reação, você precisa passar pelo processo pra ententer melhor, por isso te indico esse site que a cada dia lança uma palavra nova. Esse é só um exemplo prático.
Quando estive no Brasil em janeiro me assustei, esta explosão de IA, um primo meu teve a genial ideia de mandar embora dos colaboradores, pois ele analisou que o chat gpt pago daria conta do recado no tipo de marketing que a empresa faz agora esta trabalhando em dobro.
Até porque ele só esqueceu do atendimento fisico de cliente elevado, afinal ricos gostam de atendimento pessoal.
Enciclopedia Barsa tambem foi acusada disso. Calculadoras de bolso idem.
Na real quem é preguiçoso, vai ficar mais ainda.
Quem é curioso vai ficar mais ainda. Quem estuda, vai estudar mais ainda.
Da mesma forma que não abandonei o livro de papel, ao contrario, compro e leio todo mes 2 ou 3 livros TECNICOS da minha area de trabalho, eu uso muito IA sem deixar de fazer minhas anotações, meus tradicionais molesquines e cadernos continuam a toda.
Mas eu sou eu, como disse, isso potencializa as pessoas.
Como tenho recebido muitos vídeos falando sobre como a indústria brasileira vem destruindo a qualidade dos alimentos por causa da péssima legislação no país que é permissiva e omissa, resolvi um dia desses comparar a lista de ingredientes de diversos produtos vendidos no exterior e aqui ao mesmo tempo. Para isto, usei parcialmente o chat gpt para fazer o trabalho mais repetitivo (agrupar os sites dos fabricantes tanto aqui do Brasil, como no exterior). E depois eu continuei mecanicamente a ler e comparar os ingredientes fe cada um, além de comparar também os preços em cada lugar.
Decidi que vale mais à pena comer um chocolate bom (mais caro por ser importante), com ótimos ingredientes uma vez ao mês (apenas exemplo) do que comprar o lixo vendido nos corredores dos supermercados* brasileiros.
- no outro dia estive num supermercado de rede cujo público é classe média pra cima e não tinha um Biscoito de chocolate de verdade. Todos, com exceção dos importados) eram sabor chocolate (incrível!!!)
Enfim, apesar de usar o modelo de linguagem para iniciar a pesquisa, usei bastante da minha cognição para depurar os resultados e tomar uma decisão final. Se bem usado, eleva sua inteligência, se mal, eleva a sua burrice.
Falaram isso da TV, da Internet e de tudo que veio antes.
Tudo que vier pra fazer trabalho operacional e massante é positivo, deixando tempo livre pra pensamentos mais estratégicos.
O problema continua sendo alguns que transformam isso em uma muleta, enganando a si mesmos. Eu desisti de alertar - cada um no seu mundo, na sua ilusão.
Seja no caderno à mão, seja no computador, continuo refletindo sobre aquilo que pode fazer diferença no meu trabalho. Acho que nunca estudei tanto e nunca fui tão produtivo nesse estudo. Como alguém disse aí pra cima - isso me potencializa.
Depois das gerações Millennials, Z e Alfa, vem aí a geração “Grok, isso é verdade?”.
Não é verdade, Pierre. A próxima geração, que começou neste ano e vai até 2040, é a geração Beta.