USB2 e USB3 quando funcionam, não funcionam ao mesmo tempo no Zorin OS 15

Alguém tem idéia do motivo?

Faz uns 3~4 dias que eu estava tentando instalar o Zorin OS 15 no meu FX-6300 para testar, mas simplesmente as portas tem energia, mas o sistema não reconhece.

Então tava vendo se conseguia resolver no BIOS (GA-970A-DS3P). Lá tanto o Legacy USB quanto o USB 3 estão ligados no BIOS. E tem outra opção relacionada aos USBs: XHCI/EHCI handoff, , ambos desligados ou ambos ligados: nenhum funciona, um ligado e outro desligado: um funciona outro não.

Alguém tem alguma idéia de como arrumar isso? Já tentei usar até aquele “iommu-soft”, mas não resolveu. (IOMMU tá ligado. Não fez diferença desligar)

Engraçado que no Windows 10 funcionam sem eu precisar mexer em absolutamente nada.

Tente encontrar os drivers correspondentes!

O Linux nunca precisou de drivers específicos para USB. (E nem para vários outros dispositivos)
E como eu disse, funcionam. Só não funcionam juntos.

2 curtidas

Digo por experiência própria que portas USBs nas placas-mãe dessa época, tanto no lado da Intel quanto no lado da AMD, são bem temperamentais. Tentou atualizar o kernel no Zorin OS? Quem sabe muda alguma coisa…

2 curtidas

Nem muda muito atualizar, só a versão de 4 programas.

No caso, essa distro tem problema com as portas USB porque a turma do Zorin configurou ele errado e/ou ignorou a existência de hardware mais antigo que 2018. hahaha.

Ps.: eu não teria como atualizar o Zorin sem o USB 3 e o USB 2 funcionando simultaneamente… essa placa só tem dois USB 3 (1 usado para o disco de boot, 1 usado pro Wi-Fi - tenho de trocar os frontais)… não sobrando porta pro teclado. hahaha - (Um problema comum entre os adaptadores Wi-Fi da TP-Link que eu tenho é que nenhum funciona direito no USB 2.0)

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.